Boas pescarias.
Passando a comentar a citação seguinte,
Realgana Escreveu:Ora viva colegas do mar salgado eh eh
É bom que se vá insistindo na boa conduta na pesca isso poderá ir sensibilizando os mais distraídos.
Eu sei que ao deitar ao mar um peixe sem medida que esteja com saúde suficiente para sobreviver,
poderá ser em vão e cair no saco de rede dalgum arrastão e posteriormente ser deitado ao mar já todo moído.
Nem sequer nos deviamos preocupar com isso (a não ser por causa das multas) pois nem vos passará pela cabeça as toneladas de peixe sem medida e com medida que são simplesmente deitados borda fora todos os dias por muitos arrastões.
Mas talvez ele se safe e eu ou outro desportivo o possa capturar já com tamanho, portanto será sempre positivo da nossa parte e para quem tem consciencia ficará tranquilo.
Quanto ao lixo é o que se sabe uma casca de banana não fará diferença pois é natural e absorvido pela natureza mas tudo que é plásticos etc etc é nefasto... os golfinhos morrem por vezes com sacos de plástico nos intestinos que não conseguem digerir confundem-nos com lulas.
Um simples saco de plástico é absorvido pela entrada de água dos motores diesel das embarcações fazendo de tampão fazendo aquecer os motores queimando no mínimo as juntas da cabeça, ou gripagem ... isso acontece muito.
Quantas vezes enrolo sacos de plástico pedaços de corda etc no hélice do meu motor fora de borda.
Um dia deste dei com uma coisa insólita a flutuar... um cinescópio duma televisão carregadinho de percebes brancos com um peso tão grande que nem 2 pessoas conseguiam levantar para o barco... aí do desgraçado que embatesse naquilo com o casco.
Relativamente aos 2º., 3º. e 4º. parágrafos, posso dizer que este assunto já foi falado e debatido por vários pescadores, com opiniões divergentes, mas já em finais de Outubro, também dei mais uma vez a minha opinião no tópico "Criticas / legislação", no "post" - "Pescadores vão ser punidos por infracções".
Sobre os outros parágrafos, concordo com tudo, só lamentando que alguns indivíduos, entre eles alguns marinheiros das embarcações MT, continuem a arremessar alguns objectos impróprios para o mar, apesar de serem alertados para o efeito, dão desculpas esfarrapadas e depois voltam a cometer a mesma coisa.
Boa continuação.
Braga.