Boas Praticas na Pesca de Barco

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Boas Praticas na Pesca de Barco"
na nova versão do site.

catotas
Registado: quarta jul 15, 2009 9:22 am

Re: Boas Praticas na Pesca de Barco

Mensagem por catotas »

boas companheiros :olaaa:
parabéns ao sr. Jô Pinto pela iniciativa....
em 2 º lugar....e porque é esta a pesca que mais pratico mas não com tanta assiduidade como desejava....quero realmente acrescentar que é de bradar aos céus a quantidade de gente que vejo a bordo, seja em maritimo-turistica...seja em embarcação própria....a conspurcar :2dedos: consecutivamente o tão por nós amado mar.....seja com garrafas...seja com cxs de isco...seja com até os plasticos das montagens que levam....não basta a poluição que todos nós fazemos com as chumbadas que rara é a vez em que não fica 1 ou 2 por lá!!! e no Tejo....upa upa...não basta a "merda" do lixo...como vejo constantemente os reis dos anzois mosca...a encher o balde de safias que nem meio palmo têm.....quantas e quantas vezes tive vontade de telefonar para a P.M...para que os apanhe a saída em paço d´arcos ou em oeiras...mas...nunca fiz e nem sei mesmo o porquê...pois ver apanhar polvinhos com.....200grs é....humilhante!!! e provavelmente haverá aqui quem já me tenha visto por lá....a gosar que nem um doido....pois tenho um prazer enorme em me aproximar desse tipo de "arrastadores", pois de pescadores nada têm....e tento ferrar uns listados de palmo ou mais do que isso até...e quando estão a olhar.....retiro o anzol com calma....estico o palmo (23cm)...e.....devolvo a agua! caros companheiros.....ainda que a maioria não cumpra...profissionais incluídos...nós que gostamos do nosso lazer.....continuemos a dar o exemplo..quem se juntar...é bem vindo.
bem-haja a todos =D>
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

catotas Escreveu:boas companheiros :olaaa:
parabéns ao sr. Jô Pinto pela iniciativa....
em 2 º lugar....e porque é esta a pesca que mais pratico mas não com tanta assiduidade como desejava....quero realmente acrescentar que é de bradar aos céus a quantidade de gente que vejo a bordo, seja em maritimo-turistica...seja em embarcação própria....a conspurcar :2dedos: consecutivamente o tão por nós amado mar.....seja com garrafas...seja com cxs de isco...seja com até os plasticos das montagens que levam....não basta a poluição que todos nós fazemos com as chumbadas que rara é a vez em que não fica 1 ou 2 por lá!!! e no Tejo....upa upa...não basta a "merda" do lixo...como vejo constantemente os reis dos anzois mosca...a encher o balde de safias que nem meio palmo têm.....quantas e quantas vezes tive vontade de telefonar para a P.M...para que os apanhe a saída em paço d´arcos ou em oeiras...mas...nunca fiz e nem sei mesmo o porquê...pois ver apanhar polvinhos com.....200grs é....humilhante!!! e provavelmente haverá aqui quem já me tenha visto por lá....a gosar que nem um doido....pois tenho um prazer enorme em me aproximar desse tipo de "arrastadores", pois de pescadores nada têm....e tento ferrar uns listados de palmo ou mais do que isso até...e quando estão a olhar.....retiro o anzol com calma....estico o palmo (23cm)...e.....devolvo a agua! caros companheiros.....ainda que a maioria não cumpra...profissionais incluídos...nós que gostamos do nosso lazer.....continuemos a dar o exemplo..quem se juntar...é bem vindo.
bem-haja a todos =D>
"A LUTA CONTINUA"--- :fixe:
Realgana
Registado: sábado mar 11, 2006 2:47 pm

Mensagem por Realgana »

Ora viva colegas do mar salgado eh eh
É bom que se vá insistindo na boa conduta na pesca isso poderá ir sensibilizando os mais distraídos.

Eu sei que ao deitar ao mar um peixe sem medida que esteja com saúde suficiente para sobreviver,
poderá ser em vão e cair no saco de rede dalgum arrastão e posteriormente ser deitado ao mar já todo moído.

Nem sequer nos deviamos preocupar com isso (a não ser por causa das multas) pois nem vos passará pela cabeça as toneladas de peixe sem medida e com medida que são simplesmente deitados borda fora todos os dias por muitos arrastões.

Mas talvez ele se safe e eu ou outro desportivo o possa capturar já com tamanho, portanto será sempre positivo da nossa parte e para quem tem consciencia ficará tranquilo.

Quanto ao lixo é o que se sabe uma casca de banana não fará diferença pois é natural e absorvido pela natureza mas tudo que é plásticos etc etc é nefasto... os golfinhos morrem por vezes com sacos de plástico nos intestinos que não conseguem digerir confundem-nos com lulas.

Um simples saco de plástico é absorvido pela entrada de água dos motores diesel das embarcações fazendo de tampão fazendo aquecer os motores queimando no mínimo as juntas da cabeça, ou gripagem ... isso acontece muito.

Quantas vezes enrolo sacos de plástico pedaços de corda etc no hélice do meu motor fora de borda.
Um dia deste dei com uma coisa insólita a flutuar... um cinescópio duma televisão carregadinho de percebes brancos com um peso tão grande que nem 2 pessoas conseguiam levantar para o barco... aí do desgraçado que embatesse naquilo com o casco.
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Passando a comentar a citação seguinte,
Realgana Escreveu:Ora viva colegas do mar salgado eh eh
É bom que se vá insistindo na boa conduta na pesca isso poderá ir sensibilizando os mais distraídos.

Eu sei que ao deitar ao mar um peixe sem medida que esteja com saúde suficiente para sobreviver,
poderá ser em vão e cair no saco de rede dalgum arrastão e posteriormente ser deitado ao mar já todo moído.

Nem sequer nos deviamos preocupar com isso (a não ser por causa das multas) pois nem vos passará pela cabeça as toneladas de peixe sem medida e com medida que são simplesmente deitados borda fora todos os dias por muitos arrastões.

Mas talvez ele se safe e eu ou outro desportivo o possa capturar já com tamanho, portanto será sempre positivo da nossa parte e para quem tem consciencia ficará tranquilo.

Quanto ao lixo é o que se sabe uma casca de banana não fará diferença pois é natural e absorvido pela natureza mas tudo que é plásticos etc etc é nefasto... os golfinhos morrem por vezes com sacos de plástico nos intestinos que não conseguem digerir confundem-nos com lulas.

Um simples saco de plástico é absorvido pela entrada de água dos motores diesel das embarcações fazendo de tampão fazendo aquecer os motores queimando no mínimo as juntas da cabeça, ou gripagem ... isso acontece muito.

Quantas vezes enrolo sacos de plástico pedaços de corda etc no hélice do meu motor fora de borda.
Um dia deste dei com uma coisa insólita a flutuar... um cinescópio duma televisão carregadinho de percebes brancos com um peso tão grande que nem 2 pessoas conseguiam levantar para o barco... aí do desgraçado que embatesse naquilo com o casco.
Relativamente aos 2º., 3º. e 4º. parágrafos, posso dizer que este assunto já foi falado e debatido por vários pescadores, com opiniões divergentes, mas já em finais de Outubro, também dei mais uma vez a minha opinião no tópico "Criticas / legislação", no "post" - "Pescadores vão ser punidos por infracções".

Sobre os outros parágrafos, concordo com tudo, só lamentando que alguns indivíduos, entre eles alguns marinheiros das embarcações MT, continuem a arremessar alguns objectos impróprios para o mar, apesar de serem alertados para o efeito, dão desculpas esfarrapadas e depois voltam a cometer a mesma coisa.

Boa continuação.

Braga.
Realgana

Mensagem por Realgana »

É certo que há muita gente que deita lixo não bio degradável eu próprio de vez em quando deito alguma coisa não biodegradável para o mar mas normalmente o lixo fica sempre na embarcação ... tenho sempre uns sacos do lixo.

E é bem feita quando alguem ralha com outro por causa disso. seja quem fôr nem que seja o PM ou o PR.

A dificuldade em pôr o lixo numa saco ou no mar é a mesma ...
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Nas embarcações onde faço pesca, existe sempre um local, por norma um caixote plástico, para colocar o lixo, mas existem sempre os distraídos, pelo menos é o que alguns alegam, quando são alertados para o efeito, contudo voltam a cometer o mesmo erro.

Boa continuação.

Braga.
catotas
Registado: quarta jul 15, 2009 9:22 am

Mensagem por catotas »

Companheiros....
isto é tão simples como isto :201:

se cada um de nós fizer a sua obrigação.....se cada um fizer um pequeno gesto que seja.... :shock:

a melhoria notarse-á em 15 dias e os nossos filhos e gerações seguintes...muito agradecerão!!!! :beer:

ps. acreditem se quiserem...já nem as beatas atiro para o mar...pois já basta o que cago...ir lá parar tipo pasta de amendoim!!!! :122:
Realgana

Mensagem por Realgana »

Mas a caca não é poluição de modo algum é reciclável e útil que o digam as batatas e quem sabe o plancton talvez

Agora os produtos quimicos tipo lexivia ácidos enfim as quimicas artificiais e algumas que não se degradam nem se dissolvem na água como o mercúrio e o DDT que já não existe há muito tempo e ainda bem ...

Houve algem que alertou para o facto de que existem cerca de 10.000 pequenos barcos (Torrey Canyon) afundados durante a segunda guerra mundial
e quando os aprovisinamentos de óleos pesados se libertar devido á corrosão será um bocado ruim abrir-se-ão como ostras gigantes.

Lá está a tal conversa das gerações vindoras que poderão pagar a factura das burrices dos antepassados.

Portanto nunca é demais sensibilizar as pessoas ... perssuadilas.
Responder