Chumbadas de cor

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadas de cor"
na nova versão do site.

Realgana
Registado: sábado mar 11, 2006 2:47 pm

Re: Chumbadas de cor

Mensagem por Realgana »

Bom voltando ás cores das chumbadas.
A única coisa que eu sei é que nada sei depois deste paleio todo eh eh.
Não sei como vêem os pêxes, mas vos digo que o vermelho desaparece com poucos metros de profundidade...fica verde.
O branco penso que se vê razoávelmente bem, o amarelo tambem e a ultima côr a desaparecer em profundidade é o azul.
O preto assim como o vermelho será discreto mas o branco talvez desperte o apetite dos peixes ... ainda não experimentei.

E vou mesmo experimentar porque vi um "gaijo" da competição a usar uma chumbada vermelha e branca e eu não estava a perceber o porquê do branco ... mas agora fez-se luz pois atão.

"Penso eu de queeeee" eh eh eh
sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Mensagem por sargalhão »

Francamente acho que esta estória das chumbadas pintadas, na maioria das situações, em especial aquando da prática do Surfcasting, o efeito que se quererá atingir não corresponde ao desejado.
Se tomarmos em consideração que na grande maioria das vezes uma chumbada, perante correntes, e areias moles do fundo, raras são as vezes que ficará exposta.

Agora se o tipo de pesca for outro…embarcada ou mesmo na simples pesca costeira à bóia… as coisas poderão claramente surtir algum efeito sobre os nossos amigos peixinhos.

As cores…
Pois…é e continuará a ser um assunto polémico, em especial se o nível de comparação tiver em conta os aspectos sociais de uma determinada sociedade.
Esta conversa já foi relativamente explorada por cá…

O que é preciso, no meu entender, é tentarmos analisar a forma de procedimento dos peixes em relação às cores / formas e não impor as mesmas sob os nossos simples conceitos humanos.
O que diz o nosso amigo com o Nic-name Realgana em relação às cores coincide com a minha interpretação…aproximando-se muito das justificações técnicas da forma de visionamento das cores por parte dos animais em geral.

DNN
Realgana
Registado: sábado mar 11, 2006 2:47 pm

Mensagem por Realgana »

Pois é.

Então será talvez útil a utilização numa pesca tipo embarcada onde por vezes fazemos algumas negaças e tentamos despertar a atenção do peixe que em determinada altura estará mais letargico com pouca reacção ... pouco apetite.

Agora no surf casting não terá grande utilidade pelas razões que o colega referiu.

E por agora em relação a este tema fico por aqui ... depois de fazer algumas experiências vos darei algumas notícias ...

Até jááÁ
Responder