Mais uma achega…
O Sargo é uma espécie recolectora, ou seja come de tudo o que lhe aparece pela frente.
É de bom dente…sem dúvida.
Obviamente que também come sardinha…como a maior parte dos peixes.
Mas é preciso não esquecer que o sargo não entra na família dos predadores. A sua fisionomia não lhe permite tal façanha.
Os predadores são por norma muito mais aerodinâmicos e possuem:
→ Velocidade de captura;
→ Escamas mais pequenas ou inexistentes (pelágicos);
→ Bocas maiores;
→ Barbatanas de velocidade (mais pontiagudas e ossificadas);
→ Dentes em serrilha;
→ Sistema digestivo mais simplificado;
etc.
…
Os crustáceos são sem dúvida a preferência do seu banquete diário – Qualquer um…o que vem à rede…é crustáceo.
Duarte Nóbrega
melhor isco
Re: melhor isco
Nem sempre esta questão constitui a essência da pesca, neste caso aos sargos.paulo pirica Escreveu:qual a melhor isca para pesca sargos
Muitas das vezes a forma como se apresenta ao peixe a isca possui maior importância que a qualidade X ou Y de matéria orgânica que apresentamos como alimento.
O Sargo é uma das espécies mais omnívoras que existe no mar. É oportunista e muito mais que isso é oportuno, ou seja age nos momentos certos e perante determinadas condições de segurança.
Pescador que goste de elevar esta condição – optimização entre predador / presa, tenta constantemente ensaiar várias maneiras de iscar, mesmo com o mesmo tipo de isca.
Não sei se poderemos dizer que esta isca é melhor que aquela.
Até com peito de frango cozido já apanhei sargos.
Tudo depende de um montão de variáveis que só mesmo com a experiência de cada um, nos poderá incutir algumas rotinas de procedimentos de modo a elevar os níveis de captura.
Caro amigo Paulo Pirica este é um tema de discussão infindável. Penso mesmo que não vai chegar a conclusão nenhuma quanto à isca preferencial do sargo.
É como já disse anteriormente. Descubra em cada zona de pesca o que o “bichano” possui no bucho. Será com esses organismos que deverá incidir as suas iscadas p’ra pesca do sargo.
DNN
Concordo, a prova disso é que um bom isco numa determinada zona não é obrigatoriamente um bom isco noutra.
O ideal é dar-lhes o que querem comer naquela altura. E já agora é de evitar levar apenas um tipo de isco para o pesqueiro.
O ideal é dar-lhes o que querem comer naquela altura. E já agora é de evitar levar apenas um tipo de isco para o pesqueiro.
Nesta matéria – das diferente formas de iscar um mesmo tipo de isca, aprende-se muito com a pesca de competição.
Aqui o grande chefe, o nosso camponesíssimo Zé Afonso tem argumentos p’ra dar e vender.
Já agora aproveito para felicita-lo publicamente da recente vitoria no Campeonato do Mundo (2009).
DNN
Aqui o grande chefe, o nosso camponesíssimo Zé Afonso tem argumentos p’ra dar e vender.
Já agora aproveito para felicita-lo publicamente da recente vitoria no Campeonato do Mundo (2009).
DNN
Para mim o isco melhor melhor em global tanto na chumbada como á boia acho que é a navalha , se bem que não é o melhor isco em termos de se segurar bem, e é muito caro :/
Mas de resto e nas minhas esperiençias dei melhores resultados com a navalha
Mas de resto e nas minhas esperiençias dei melhores resultados com a navalha
Como já foi referenciado nunca se deve ir à Pesca só com um tipo de isco.
Numa Pescaria (surfcasting)que fiz há uns anos eu tinha bicha do mar e ameijoa,então como não estava a sair peixe para nenhum dos 3 Pescadores,Eu decidi fazer uma(sande dupla)isquei as 2 iscas no anzol e o colega ao meu lado disse logo que não se devia fazer isso,etc-quando para meu espanto ao 4 lançamento com esta iscada dupla ferro um robalo(1,300gr)logo de seguida o pescador que me tinha dito para não fazer iscadas duplas veio me dizer(-olha não digas a ninguém isso é um segredo teu,etc). Mas que resultou + que uma vez com uns cachotes resultou.
Cumprimentos:Vosso Amigo ILICIUM.

Numa Pescaria (surfcasting)que fiz há uns anos eu tinha bicha do mar e ameijoa,então como não estava a sair peixe para nenhum dos 3 Pescadores,Eu decidi fazer uma(sande dupla)isquei as 2 iscas no anzol e o colega ao meu lado disse logo que não se devia fazer isso,etc-quando para meu espanto ao 4 lançamento com esta iscada dupla ferro um robalo(1,300gr)logo de seguida o pescador que me tinha dito para não fazer iscadas duplas veio me dizer(-olha não digas a ninguém isso é um segredo teu,etc). Mas que resultou + que uma vez com uns cachotes resultou.
Sim a mistura de iscos é uma técnica bastante utilizada.ilicium Escreveu:Como já foi referenciado nunca se deve ir à Pesca só com um tipo de isco.
![]()
Agora digo eu, talvez esse teu colega estivesse mal informado porque provavelmente os colegas dele faziam o mesmo com ele que ele disse para tu fazeres, não dizer nada a ninguém.
Já agora aproveito e faço-lhes aqui um tributo público =D> =D> =D> ao dizer-lhes que o Sítio do Pescador existe também graças a todos esses ensinamentos que me permitiram/ajudaram a ficar com o vício da pesca e que me levaram anos mais tarde a decidir criar este site (de e para partilha).
-
peixamador
- Registado: quarta jan 06, 2010 8:49 pm
Quanto à mistura do isco,sou mt a favor pra certas especies,como o por ex:o linguado com uma mistura d casulo e fól na minha zona ou "grilo"é
1 isco mt vàlido!!!!!!!!!!!!!
ABRÇS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
1 isco mt vàlido!!!!!!!!!!!!!
ABRÇS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!