melhor isco

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"melhor isco"
na nova versão do site.

sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: melhor isco

Mensagem por sargalhão »

Mais uma achega…
O Sargo é uma espécie recolectora, ou seja come de tudo o que lhe aparece pela frente.
É de bom dente…sem dúvida.
Obviamente que também come sardinha…como a maior parte dos peixes.
Mas é preciso não esquecer que o sargo não entra na família dos predadores. A sua fisionomia não lhe permite tal façanha.
Os predadores são por norma muito mais aerodinâmicos e possuem:
→ Velocidade de captura;
→ Escamas mais pequenas ou inexistentes (pelágicos);
→ Bocas maiores;
→ Barbatanas de velocidade (mais pontiagudas e ossificadas);
→ Dentes em serrilha;
→ Sistema digestivo mais simplificado;
etc.

Os crustáceos são sem dúvida a preferência do seu banquete diário – Qualquer um…o que vem à rede…é crustáceo.
Duarte Nóbrega
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

paulo pirica Escreveu:qual a melhor isca para pesca sargos
Nem sempre esta questão constitui a essência da pesca, neste caso aos sargos.
Muitas das vezes a forma como se apresenta ao peixe a isca possui maior importância que a qualidade X ou Y de matéria orgânica que apresentamos como alimento.
O Sargo é uma das espécies mais omnívoras que existe no mar. É oportunista e muito mais que isso é oportuno, ou seja age nos momentos certos e perante determinadas condições de segurança.
Pescador que goste de elevar esta condição – optimização entre predador / presa, tenta constantemente ensaiar várias maneiras de iscar, mesmo com o mesmo tipo de isca.
Não sei se poderemos dizer que esta isca é melhor que aquela.
Até com peito de frango cozido já apanhei sargos.
Tudo depende de um montão de variáveis que só mesmo com a experiência de cada um, nos poderá incutir algumas rotinas de procedimentos de modo a elevar os níveis de captura.

Caro amigo Paulo Pirica este é um tema de discussão infindável. Penso mesmo que não vai chegar a conclusão nenhuma quanto à isca preferencial do sargo.
É como já disse anteriormente. Descubra em cada zona de pesca o que o “bichano” possui no bucho. Será com esses organismos que deverá incidir as suas iscadas p’ra pesca do sargo.
DNN
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Concordo, a prova disso é que um bom isco numa determinada zona não é obrigatoriamente um bom isco noutra.

O ideal é dar-lhes o que querem comer naquela altura. E já agora é de evitar levar apenas um tipo de isco para o pesqueiro.
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

Nesta matéria – das diferente formas de iscar um mesmo tipo de isca, aprende-se muito com a pesca de competição.
Aqui o grande chefe, o nosso camponesíssimo Zé Afonso tem argumentos p’ra dar e vender.
Já agora aproveito para felicita-lo publicamente da recente vitoria no Campeonato do Mundo (2009).
DNN
guigas
Registado: quinta out 16, 2008 6:10 pm

Mensagem por guigas »

Para mim o isco melhor melhor em global tanto na chumbada como á boia acho que é a navalha , se bem que não é o melhor isco em termos de se segurar bem, e é muito caro :/
Mas de resto e nas minhas esperiençias dei melhores resultados com a navalha :fixe:
ilicium
Registado: sexta nov 27, 2009 10:26 am

Mensagem por ilicium »

Como já foi referenciado nunca se deve ir à Pesca só com um tipo de isco.
Numa Pescaria (surfcasting)que fiz há uns anos eu tinha bicha do mar e ameijoa,então como não estava a sair peixe para nenhum dos 3 Pescadores,Eu decidi fazer uma(sande dupla)isquei as 2 iscas no anzol e o colega ao meu lado disse logo que não se devia fazer isso,etc-quando para meu espanto ao 4 lançamento com esta iscada dupla ferro um robalo(1,300gr)logo de seguida o pescador que me tinha dito para não fazer iscadas duplas veio me dizer(-olha não digas a ninguém isso é um segredo teu,etc). Mas que resultou + que uma vez com uns cachotes resultou.

Cumprimentos:Vosso Amigo ILICIUM.
:fixe: :let:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

ilicium Escreveu:Como já foi referenciado nunca se deve ir à Pesca só com um tipo de isco.
Numa Pescaria (surfcasting)que fiz há uns anos eu tinha bicha do mar e ameijoa,então como não estava a sair peixe para nenhum dos 3 Pescadores,Eu decidi fazer uma(sande dupla)isquei as 2 iscas no anzol e o colega ao meu lado disse logo que não se devia fazer isso,etc-quando para meu espanto ao 4 lançamento com esta iscada dupla ferro um robalo(1,300gr)logo de seguida o pescador que me tinha dito para não fazer iscadas duplas veio me dizer(-olha não digas a ninguém isso é um segredo teu,etc). Mas que resultou + que uma vez com uns cachotes resultou.

Cumprimentos:Vosso Amigo ILICIUM.
:fixe: :let:
Sim a mistura de iscos é uma técnica bastante utilizada. :fixe: Talvez esse colega estivesse mal informado na altura para dizer que não se deviam misturar iscos.

Agora digo eu, talvez esse teu colega estivesse mal informado porque provavelmente os colegas dele faziam o mesmo com ele que ele disse para tu fazeres, não dizer nada a ninguém. :join: São mentalidades que me custam perceber até porque felizmente conheci muitos e bons pescadores que nunca tiveram problema nenhum em explicar-me as coisas, aliás até tinham prazer em passar a sua arte, técnica e visão da pesca.

Já agora aproveito e faço-lhes aqui um tributo público =D> =D> =D> ao dizer-lhes que o Sítio do Pescador existe também graças a todos esses ensinamentos que me permitiram/ajudaram a ficar com o vício da pesca e que me levaram anos mais tarde a decidir criar este site (de e para partilha).
peixamador
Registado: quarta jan 06, 2010 8:49 pm

Mensagem por peixamador »

Quanto à mistura do isco,sou mt a favor pra certas especies,como o por ex:o linguado com uma mistura d casulo e fól na minha zona ou "grilo"é
1 isco mt vàlido!!!!!!!!!!!!!
ABRÇS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Responder