Fio cónico...Completo ou em secções??

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fio cónico...Completo ou em secções??"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fio cónico...Completo ou em secções??

Mensagem por Paulo »

whostheman Escreveu:Pois, devia ter perguntado antes...
De qualquer maneira, posso guardar a UC4 para estralhos e ver se consigo comprar qualqeur outra dessas que me indicou.
Mais uma vez, obrigado pelas dicas.

Cumprimentos
Carlos
É a melhor opção, os fios que o Ramiro apontou são porreiros, junto a esses o Speedmaster Special Spinning 0,22 por exemplo.

Já agora atenção a estralhos com UC-4 0,25, aconselho só com mar manso, já que tende a enrolar um bocado.

Eu gosto desse fio nessas espessuras é na chumbadinha, bóia ou embarcada.
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Bem vindo ao fórum "whostheman" :fixe:
O Ramiro e o Paulo já disseram quase tudo...

Eu uso os chicotes cónicos, quase sempre, nos fios de 0,20 a 0,28 (fio do carreto), têm a vantagem de permitir um nó de união minúsculo, e assim ganhar mais uns metros. Atenção, convém "emparelhar" o melhor possível a espessura do cónico com o fio do carreto (0,20 com 22 e não 0,20 com 0,26)... nos chicotes de 15m é sempre possivel cortar 2 ou 3 m na ponta mais fina e assim "mudar" um pouco a espessura (por ex cortando o speedmaster 0,26 cercaq de 2m ficas com um 0,28~0,57 ainda com 13m :mrgreen: )

Com linhas 0,28 a 0,35 no carreto, uso um chicote de 12m de 0,45.Normalmente um "fluorcarbon coating" com excelente resistência ao nó e macio quanto possivel... é que muitas vezes são nestes últimos metros que precisamos de força e "amortecimento" para sacar cá para fora um peixe maior :wink: .Como excepção, em pesqueiros difíceis, o chicote passa a 0,50~0,60 e a 15m, e uso fio mais duro, que garanta uma excelente resistência á abrasão ( ...roçar nas pedras :mrgreen: )

Os fios que tenho nos carretos (de momento...) :

Falcon Match soft O,22 e 0,24, Carboline da Leoni 0,25 e Carbotex 0,22 com chicotes Shimano speedmaster e Leoni supreme
Daiwa tournament 0,30 e Falcon Match soft 0,35 com chicotes 0,45 ( Iridium da Prosargos...o "macio" ) ou 0,55 (HT da Asso...o "duro" )

...quanto aos nós; o mais discretos possiveis e resistentes qb :hahaha: ( o "truque" é fazê-los perfeitos e apertar devagar e com muita lubrificação...não ficou perfeito? faz outra vez :mrgreen: )

...ooops, quanto á questão inicial :hummm: : 200m de cónico? fabuloso! ...para pescar super fino em praias de areia, especialmente quando eles andam lá longe, mas as algas tb :moca: (é que algas e nós :122: )...

Bons lançamentos :join:
whostheman
Registado: sexta abr 28, 2006 3:10 pm

Mensagem por whostheman »

Fantástico!
Obrigado pela lição...as coisas que se conseguem aprender por aqui!
É realmente importante, o peso que a experiência tem.

Um grande abraço.
Eu vou dizendo como me correm os lançamentos...vamos ver se o tempo ajuda.
Carlos
whostheman

Já agora, volto "à carga" com a história do fio cónico em bobine completa...é de utilizar ou nem por isso?
Eu normalmente pesco em praias sem rocha, plenas de areia e cabeços onde abundam as nossas amingas Douradas (que agora estão a começar
a viajar para outras paragens). É que tenho visto várias soluções deste tipo, nomeadamente a Taper Line da Trabucco (250m 0,18-0,47), a Special Tapered Line da Leoni (220m 0,23 - 0,47), a Hiro Hi Perform SurfShock Leader (220m 0,28 - 0,57) entre outras.
É apenas uma questão de curiosidade, visto estar a pensar utilizar o chicote de 15m em sequência da linha do carreto...

Cumprimentos
Carlos
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

whostheman Escreveu:Já agora, volto "à carga" com a história do fio cónico em bobine completa...é de utilizar ou nem por isso?
Eu normalmente pesco em praias sem rocha, plenas de areia e cabeços onde abundam as nossas amingas Douradas (que agora estão a começar
a viajar para outras paragens). É que tenho visto várias soluções deste tipo, nomeadamente a Taper Line da Trabucco (250m 0,18-0,47), a Special Tapered Line da Leoni (220m 0,23 - 0,47), a Hiro Hi Perform SurfShock Leader (220m 0,28 - 0,57) entre outras.
É apenas uma questão de curiosidade, visto estar a pensar utilizar o chicote de 15m em sequência da linha do carreto...

Cumprimentos
Carlos
Eu não gosto muito. Prefiro os chicotes, tudo bem, há um nó que faz alguma fricção, mas passado 10 ou 15 metros já está a sair o fio com a espessura mínima.

E o nó até nem vejo como desvantagem, quando estou a puxar um peixe (surf nocturno), ao sentir o nó nos passadores já sei que está perto, já sei que estou naqueles 10/15 metros finais, onde muitas das vezes tudo se decide.
whostheman

Amigo Paulo...dessa não me tinha lembrado.
Normalmente faço Surf noturno e por vezes sinto a "necessidade" de saber onde anda o peixe, pois é difícil saber se está perto ou nem por isso, especialmente em noites com pouca lua. Assim é um "alarme" adicional para nos ajudar nesse aspecto.

Um abraço
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

whostheman Escreveu:Fantástico!
Obrigado pela lição...as coisas que se conseguem aprender por aqui!
É realmente importante, o peso que a experiência tem.

Um grande abraço.
Eu vou dizendo como me correm os lançamentos...vamos ver se o tempo ajuda.
Carlos
Aqui não há lições amigo Carlos... somente partilha de conhecimentos e ideias :fixe:

Reparei agora que és de Portimão...há por ai umas praias em que de facto a pesca a longa distância se impõe 8) ... por exemplo para agarrar umas boas Ferreiras :mrgreen:
Atenção que todo o conjunto é importante...lançar longe com duas ou trés iscadas médias é "remar contra a maré", melhor será uma só iscada e porventura com anelídeos enfiados com o auxilio de uma agulha de iscar. Igualmente importante serão os elementos da montagem: reduzidos ao minimo em nº e tamanho (desde que fique assegurada a resistência pretendida 8) ....é muito comum ver usar destorcedores e clips para 25 ou 30kg em montagens com fios para 5 ou 6kg :moca: ...tudo o que é volume excessivo só ajuda a perder metros e a reduzir a eficiência no que toca a destorcer :pay:

cumps
whostheman

Concordo com tudo o que disseste, Flex.
Claro que não tomo as dicas como lições, mas sim partilha de experiência...o termo foi apenas um reforço daquilo que conseguir "sacar" do que me foi partilhado :fixe: .
Por acaso costumo pescar com apenas uma iscada , normalmente Borracheira (uma minhoca bem grande que abunda por aqui e que penso não ser muito comum noutras paragens), casulo, coreano e tripa...isto porque nas praias onde pesco costumam aparecer douradas das boas...quando calha :join: .
Em relação ao material "excessivo" também tento reduzir ao máximo todo o peso adicional que me possa travar o lançamento. Só tenho dúvida numa coisa...a chumbada devo usar de que peso? Normalmente não vou além das 100g...talvez por pescar com 0,35 e ter receio de provocar tensão a mais...

Já agora (irra que o gajo é chato! :118: ) o fio cónico da shimano tem uma cor laranja quase fluorescente...não terá efeitos adversos na relação com o peixe? Digo isto porque normalmente procuramos "mascarar" o mais possível a nossa ratoeira...tudo bem que a baixada depois ficará algo distante da linha madre mas...

:let:
Responder