Sondas

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Sondas"
na nova versão do site.

andrade897
Registado: sexta fev 23, 2007 10:13 pm

Sondas

Mensagem por andrade897 »

Boas
gostava que alguem me pode-se dizer o que as cores da sonda significam
ou seja que tipo de fundo temos em relação as cores :huuum:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Sondas

Mensagem por Paulo »

Pois.... :hummm: :hummm: :hummm:

Pode ser que entretanto alguém apareça para ajudar.

Mas tenho uma dúvida, será que o significado das cores é igual nas diferentes marcas e modelos???? :hummm:
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Olá
Da minha experiencia, ressalvo varias coisas:
A imagem do fundo a fazer zoom (aumentar) nota-se quando estamos a passar por cima de rocha se na sonda aparecer barra em baixo muito "compacta" e atraves dos relevos. Se aparecer as barras no fundo mais claras, ou esbatidas, será porventura fundos lisos ou mistos. Se no fundo estiver por exemplo a vermelho, as cores que estão acima serão peixes (a identificação das especies vai com o tempo e experiencia, não vem nas instruções... :grrr: )
Existem sondas em que se pode mudar a cor de fundo.
A experiencia dá-nos o conhecimento aprofundado do fundo, como por exemplo identificar zonas de coral, pois parece um "rendilhado" seguido de pedra ou limpo. A identificação de peixes acima do fundo podem ser carapaus, sardinhas, bogas, cavalas...mas atenção à actividade junto ao fundo e imediatamente acima, pois podem identifcar "predadores"...
Deve tambem configurar a sonda para na altura de sondar, colocar mais lento ou mais rapido e tambem usar a sondagem "manual" pois é mais fiel que a "automatica", mas aí já tem de consultar as instruções... :fixe:
Espero ter ajudado,
Jo Pinto
andrade897
Registado: sexta fev 23, 2007 10:13 pm

Mensagem por andrade897 »

obrigado ja da para ter uma ideia de como fonciona
se alguem tiver mais algumas dicas são sempre bem vindas :fixe:
pfzeca
Registado: quarta jul 18, 2001 11:00 pm

Mensagem por pfzeca »

Boas

As cores das sondas diferem de sonda para sonda e é preciso saber intrepretalas como deve ser.

Por exemplo um fundo de patoado ( pedra e areia ) , tem uma tonalidade vermelha com azul por baixo, o que refere que a pedra não é muito forte.

uma tonalidade vermelha acentuada com laranja/vermelho por baixo é pedra rija, ou seja muita pedra mesmo ( geralmente visto em fundos que apresentam declives ), depois existe o limpo, que é indicado pela sonda como que uma linha no fundo se trata-se.

Na minha opinião os fundos quanto mais vermelho apresentar por baixo da linha de fundo, são os melhores para a pesca.

Atenção que o muitas vezes as cores vermelhas do fundo é um indicador de peixe rente ao fundo, não sendo de todo facil de idenficar ( so la vai com a pratica ).

Quando visualiza na sonda uma " bola de peixe " a cerca de 2/3 metros retirados do fundo e formando um circulo, é sinal que o peixe esta a ser atacado por um qualquer predador, portanto um bom sitio para capturadar algum peixe grande.

Espero ter ajudado.

Abraço do Oeste
ariedam
Registado: segunda out 13, 2008 11:43 pm

Mensagem por ariedam »

Amigo, aproveito o tópico e para não estar a criar outro sobre o mesmo tema.

Alguém conhece a sonda profissional a cores SEAMAX. Estou a pensar comprar um barco que tem esta sonda que lhes parece? é boa? alguém sabe as especificações ou detalhes? do que ouviram falar ou viram?

Abraços e boas pescarias vem aí o fim-de-semana :fishcool:
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

É igual à minha e já a tenho à 10 anos...nunca me deixou ficar mal, e é facil de trabalhar, e muito fiavel. Bom equipamento na minha opiniao. :fixe:
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

jopinto Escreveu:Bom equipamento na minha opiniao.
só Nunca vi a dita marcar peixe :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha: :hahaha:
Última edição por pedrolourenco79 em sexta set 11, 2009 9:02 pm, editado 1 vez no total.
Responder