Muti+Mono vs passadores, lançamento, resistência

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Muti+Mono vs passadores, lançamento, resistência"
na nova versão do site.

dord
Registado: domingo jul 12, 2009 9:48 pm

Muti+Mono vs passadores, lançamento, resistência

Mensagem por dord »

Companheiros,

Apreciava se me ajudassem.

Qual é o nó que me aconselhavam para unir multi ao mono neste ponto de linha, pois vai estar constantemente a passar nos passadores.
queria a vossa opinião para saúde dos passadores e para interferir o menos possível nos lançamentos e como não pode deixar de ser com boa resistência!

:help: é desta que vejo o Pai Natal? :join:

Obrigado :let:
Anexos
esquema desde o carreto até cumbada sem estralhos
esquema desde o carreto até cumbada sem estralhos
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Muti+Mono vs passadores, lançamento, resistência

Mensagem por Ramiro »

Companheiro, já te dei no outro dia 2 ou 3 nós para unir o multi ao mono, mas vou deixar aqui o meu preferido. Este nó também o uso para a baixada de nylon (mono) na pesca embarcada, e portanto como deves calcular, ao longo de um dia de pesca passa muitas vezes pelos passadores da cana. Quando bem feito, fica um nó muito "elegante" e não prende nos passadores. Posso dizer que, no meu carreto de embarcada tenho o nó feito há mais de 1 ano, já enrochei a pesca muitas vezes no fundo ao ponto de ter de arrancar à mão, e tudo parte mas o nó resiste. O meu multifilamento é um Whiplash Pro 0,17mm e a baixada de mono é Falcon Prestige 0,35mm (isto no carreto de embarcada).
Deixo aqui o "boneco do nó".
Anexos
Nó para unir multifilamento ao monofilamento (nylon)
Nó para unir multifilamento ao monofilamento (nylon)
Multi-monofilamento.JPG (11.21 KiB) Visto 624 vezes
dord

Mensagem por dord »

Viva,

Eu vi e apreciei o conselho mas quando questionei era para um nó a unir nylon + multi com o nylon para encher meio carreto (+/--).
Isto para dizer que este nó muito dificilmente iria sair do carreto.

Dps voltei a questionar no mesmo tópico para esta outra situação que decidi expor agora em outa "secção" do fórum pois ainda não obtive o esclarecimento que desejava.

O meu objectivo em colocar este novo tópico nesta "secção" era saber se haveria algum nó mais indicado para multi+nylon para a baixada.

Com esta sua última intervenção fiquei mais do que esclarecido.

O meu Obrigado, espero ter esclarecido :beer:
PA
dord

Mensagem por dord »

ja agora Chefe Ramiro que nome tem esse nó?
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

dord Escreveu:ja agora Chefe Ramiro que nome tem esse nó?
Sinceramente não sei se esta união de linhas tem um nome específico. Apesar de eu não ter cabeça para fixar nomes de nós, sei que o nó que se faz no mono (nylon) é o Uni e ou outro é um nó Clinch modificado/melhorado.

Outro nó de união de linhas que funciona bem é feito com 2 nós Uniknot (imagem abaixo).
Apenas uma chamada de atenção relativamente a este nó:
Se fôr feito para unir multi com mono, a ponta de mono não precisa de tantas voltas como mostra a imagem, senão fica um nó muito grosso.
Anexos
Multi_uni.jpg
José Manuel
Registado: domingo mar 01, 2009 9:01 pm

Mensagem por José Manuel »

Óla,

outra boa opção para unir mono com multifilamento é o nó Albright, é muito resistente e não é particularmente difícil de executar.
Uma rápida pesquisa pela net e encontra inúmeros sites com a explicação para fazer este nó.

Até breve

José Manuel
dord

Mensagem por dord »

Obigado pelas dicas :fixe:

Ja vi esse nó varias vezes e tambem me pareceu porreiro, ja cheguei a ver n variantes desse nó.

Comandante Ramiro :fixe: :)
Responder