Opinões sobre o material e dicas de utilização

canas e carretos adquiridos em conjunto

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Opinões sobre o material e dicas de utilização"
na nova versão do site.

dord
Registado: domingo jul 12, 2009 9:48 pm

Opinões sobre o material e dicas de utilização

Mensagem por dord »

Viva comunidade da actividade!

comprei material no inicio de Agosto e passou-se o seguinte após me por +/- apar do que havia no mercado via internet e lojas locais:

Fui ao furadouro aconselhado por um colega de trabalho à loja maikelis nem sei se é assim que se escreve, aquilo parece + loja de chineses do que de pesca vendem telemóveis e acessórios tudo e mais alguma coisa(mas já ia alertado se não nem lá entrava) e ao fundo da loja têm o nosso desejado material, o men que me atendeu até parecia perceber do assunto.

Estava a pensar gastar cerca de 250€ +/-

Ia com a ideia de comprar um ultrega XSA carreto do Chefe Paulo e cana a Hiro Super Agilis( com um carbono e passadores já de alguma qualidade) ou uma equivalente.

Mas…………

Comprei:

- Carreto: Shimano ultrega XSB 10000 (duas bobines a segunda é a 6000) – 156.00€

- Cana: Hiro Levitas 4.50 (duas ponteiras) – 94.00€ ("mistela" de carbono e passadores de baixa qualidade (certo?) julgo que esta cana ficou a destoar mas espero pelas vossas opiniões. (queria tanto uma Agilis) L

- Fio: multifilamento -> Power pró 275m 0.28mm 20kg cor-verde (segundo a embalagem) – julgo k foi 30€+/-

Fluorcarbono -> Tabuco XPS soft touch 30m 0.30mm 7.725K (Segundo a embalagem) – julgo 9€ +/-

Anzois: -> NBS Nº1 são uns cortados a Laser muito afiados por sinal.

-> Sasame keiryu 3/0

Resumindo não comprei o que queria e gastei 300€ vamos ver senão me arrependo.

Irei comprar ainda o restante material chumbos, destorcedores , apoio para cana, anzóis, fios irei comprar um outro flúor o UC4, um MONO ainda não sei qual, e aproveito para colocar uma questão os 275m de multi não me enchem a bobine como é obviu que leva 400m de 0.35mm queria por + 150 metros do mesmo multi e a duvida é a seguinte:

- Meto primeiro os 275m + 150m ou meto primeiro os 150m e depois os 275m e qual é o nó que me aconselham para unir multi+multi.

Penso que faz algum sentido a questão pois se eu meter primeiro os 275m o nó de união das linhas vai estar constantemente em esforço e a passar pelos passadores o que não deve ser muito bom para a "saúde", se meto primeiro os 150 a probabilidade de o nó sair da bobine é menor mas quando sair é porque certamente vem ai animal e não vou ter provas que o nó vá aguentar e perco logo 275m de fio o que mau para os €€ para o nosso mar e para o coitado do bicho que vai por os outros todos a saltar à corda.

Ainda não testei o material porque ainda não encontrei um pesqueiro aqui na zona do meu agrado, ou seja sem mirones, pescadores ao molhe um lugar agradavel de se estar porque para mim pesca não é só tirar peixe da agua, eu pesco por prazer e para o relax e detesto amontoados.

Também ainda não estou a par das leis em vigor cá em Portugal continental.

Por essa razão o Porto Santo é o meu paraíso da pesca, pesqueiros com fartura sítios lindos de se estar até sem cana, sozinho com a natureza e o meu kit. :join:

Para já fico por aqui e desculpem o testamento, aguardo por conselhos sábios e opiniões da malta do Sitio.

Abraço
Dord
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Opinões sobre o material e dicas de utilização

Mensagem por Ramiro »

Continuando ao que já te respondi lá no outro lado:
Ramiro Escreveu:Olá Dord, e bemvindo a esta "casa".

Quanto à questão que colocas acerca dos fios, e se fores praticar surfcasting não me parece que seja necessário encheres a bobine de multifilamento. Podes fazer um enchimento primeiro com nylon e depois unes ao multifilamento. O nó a usar podes escolher entre vários, por exemplo no link a seguir:

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... ?f=7&t=184

Espero ter ajudado. :fixe:
Podes perfeitamente colocar primeiro o nylon e depois os 275mts de multifilamento. Se vais pescar apeado (a partir de terra) nunca vais fazer um lançamento que te esgote os 275mts de multi. Depois, com muita pena nossa, é raríssimo a partir de terra ferrar-se um exemplar que tenha força e capacidade de levar toda essa linha a ponto de secar o carreto.
dord

Mensagem por dord »

Tks Ramiro,

ja não existem sereias para me comerem a sardinha? :lady: #-o

e ja agora aconselhas-me que fio e diametro visto que vou ter 0.28mm multi?

Obrigado :wink:
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

dord Escreveu:Tks Ramiro,

ja não existem sereias para me comerem a sardinha? :lady: #-o

e ja agora aconselhas-me que fio e diametro visto que vou ter 0.28mm multi?

Obrigado :wink:
Já que o multi vai ficar por cima do mono, usa um fio com diâmetro aproximado, talvez 0,35mm. Para além de facilitar a execução do nó de união, vai fazer uma "cama" mais regular para o multi.
Eu poderia ainda sugerir outra situação que seria, ao invés de teres todo esse trabalho na bobine 10.000, era aplicares o multi na bobine 6.000, sem ser preciso fazeres uma cama de nylon para encher. Ficas assim com a bobine 10.000 disponível para outra qualquer situação.
Foi pena teres comprado esse multi tão grosso. Para surfcasting não é necessário tanto, mas já está... já está.

Um aviso :!:
Não te esqueças de fazer uma baixada de choque para poderes lançar, sob pena de cortares o dedo.
cable-man
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Mensagem por cable-man »

os multis cortam o dedo mais facilmente que o nylon monofilamento?

e que tenho uma cana com 0,32 multifilamento para o fundo e essa advertencia ja me arrepiou a espinha...
e que se um corte nunca e agradavel, um corte com agua salgada a mistura e mesmo muito muito mau....
romeu32
Utilizador Regular
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Mensagem por romeu32 »

cable-man Escreveu:os multis cortam o dedo mais facilmente que o nylon monofilamento?

e que tenho uma cana com 0,32 multifilamento para o fundo e essa advertencia ja me arrepiou a espinha...
e que se um corte nunca e agradavel, um corte com agua salgada a mistura e mesmo muito muito mau....
Corta e bem,por isso tem cuidado.
Podes muito bem usar um chicote conico,que é muito basicamente começar num nr: muito baixo ex:0.20mm e vai subido até um diametro muito grosso ex:0.50mm,que é para poder fazer bons laçamentos sem nos preocupar em cortar o dedo ou partir o fio.
mas tambem podes muito bem fazer um chicote com um nylon de espessura normal,eu fazia um no minino de 0.40 ou 0.45mm.
Agora vé o que tens,e testa e diz aqui ao pessoal como correu.
Abraço.
dord

Mensagem por dord »

Pois se calhar é isso vou meter o multi na outra bobine característica 0.30 leva 200m será que aguenta com os 275m de multi 0.28 + os 8 metros de mono? (sempre posso reduzir o multi)

Quando comprei 0.28mm o vendedor estava a me aconselhar a comprar um mais fino, mas em porto santo tanto posso estar em pesqueiros só de areia, misto ou só pedra.
então optei por 0.28 pensando que estava + seguro se a linha roça-se na rocha sempre tinha + probabilidade de resistir, pelos vistos deitei fora um bom conselho :cry:

Obrigado pelo ALERTA, por acaso já tinha visto cá no fórum alguém a alertar para tal, há quem use uma dedeira tipo luva de snooker (acho eu) ou até uma braçadeira de borracha no indicador.

Podem me dar opiniões sobre os diâmetros e distancias onde tenho os pontos de interrogação?

Outra questão é se faz sentido ter uma bobine a 6000 com multi para areia e misto e a 10000 (os pesqueiros de rocha podem atingir + de 40 metros de profundidade a 70 metros da costa) só com Mono para rocha?
Anexos
esquema da linha desde o carreto sem estralhos
esquema da linha desde o carreto sem estralhos
cable-man
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Mensagem por cable-man »

E pa... entao e com que no e que se prende dois fios?
e que esse no vai estar contianuamente apassar nos carretos...

Sinceramente nao sei fazer mais nenhum no alem do de rapala e o de enforcado comum...
Mas tanto um como outro, nao os creio uteis nesta situaçao, o de enforcado e muito grande, o de rapala ficam dois laços.
Responder