Reportagem (Portaria) Telejornal 26/12/2006

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Reportagem (Portaria) Telejornal 26/12/2006"
na nova versão do site.

jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Já estou farto de andar À procura mas nunca encontrei nenhum. 8)
Será que existem :?:
Ou foi uma especie que se extinguiu :?:
Só tenho visto é umas abelhinhas a saltitar de flor em flor à procura de "nectar"... :lol:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Bem para se extinguir teve de existir… certo????? E se existiu, estão a falar de quem :roll: ?

Voltando atrás. Valter e Jopinto, o prós e contras até pode ser uma boa ideia, mas… lá vem o meu mas :arrow: .

Quais são para nós (pescadores, associações de pescadores e de comerciantes, importadores, etc) os verdadeiros prós e contras?????

Volto a bater na mesma tecla… Não deveríamos fazer primeiro o trabalho de casa? :oops:

Faze-lo e bem feito e só depois irmos ao ataque (comunicação social).

1º Somos contra a lei? Somos pró a lei? :?:

2º Ok…. Somos contra a lei, então… :arrow:

3º Somos contra toda a lei, somos contra partes da lei? :?:

4º Ok… Somos contra partes da lei… :arrow:

5º Que partes da lei? Que implicações têm essas parte? Qual a mensagem que o legislador quis passar em determinados pontos? Conseguiu? Errou? Errou porquê? :idea:

6º Ok….com este ponto não concordamos. Que solução/soluções deverá ser apresentada? Apresentamos esta solução ou soluções porquê? Baseada em quê? Existem estudos que a fundamentem? São necessários estudos e bases científicas? :idea:

7º Só assim, sempre que nos perguntarem alguma coisa, teremos uma resposta correcta e objectiva. :arrow:

Sim concordamos. Não, não concordamos, porque… e a solução deverá passar por ou por, porque…

Até lá... :roll: :roll: :roll:
karva

Mensagem por karva »

Mas isso era a postura correcta que devia ter sido tomada á anos atrás, não é depois da legislação sair, virem com Doc feito em cima do joelho baseados numa errada interpretação da legislação, em que os principais pontos são pedidos de esclarecimento. Isso como base de negociação só revela fraqueza perante a outra parte.
Mesmo aquilo que supostamente se pretende alterar não está fundamentado está só argumentado, sabendo-se que fundamentar seria, ao apresentar alternativa, justificá-la com dados, estudos, relatórios, etc. demonstrar á outra parte que a alternativa é bem melhor. Há muita gente de cabeça feita que vai apanhar uma grande desilusão, ai vai, vai.
Fiquemos por aqui, por agora.

Karva
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Pois é karva.

Só espero que não tenhas razão, mas também tenho essa impressão.

O jo pinto numa coisa não pode ser atacado, ele desde 2000 que anda a falar no assunto, ninguém lhe ligou, eu próprio me incluo nesse grupo. Depois da saída da lei, parece que todos os utilizadores (pescadores) da Internet despertaram para esse assunto.

Depois da lei sair, pouco havia a fazer em termos da mudança da lei. Começou-se logo com muito burburinho, isto e aquilo. Muitas das questões levantadas têm vindo a ser esclarecidas por parte das autoridades. Isto mostra que o lançamento de documentos com tomadas de posição perante a lei, só deveria ter sido realizada após a aplicação pratica da lei. Esta foi sempre a nossa posição aqui no Sítio do Pescador.

Concordo que deveriam ter sido colocadas questões e pedidos de esclarecimento às autoridades acerca dos pontos de interpretação ambígua. Com documentos desse tipo concordaríamos. Seriam úteis para o esclarecimento de todos.

Tentámos (tentei) passar esta mensagem, de que deveríamos ter calma, esperar e fazer as coisas de uma forma mais correcta possível.

http://www.pescador.online.pt/livre/viewtopic.php?t=713

Infelizmente não consegui.

As coisas actualmente estão no ponto em que estão, todos merecem o benefício da dúvida.

Entraram novas “caras” no movimento actual (COMISSÃO DE PREPARAÇÃO – PETIÇÃO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA), deposito grandes esperanças nessas novas “caras”, espero que consigam passar alguma calma, ponderação e razão a todo o processo.

Actualmente está em fase de estudo o texto da petição que será apresentada ao Governo, este texto será de extrema importância. Aqui, serão (segundo informações que tenho) colocadas / apresentadas as soluções e os factos científicos (sempre que necessário).

Se o texto for bem elaborado e argumentado, existe a possibilidade de todo o processo dar certo. Espero que sim.

No entanto, se continuarem com argumentos, como os que têm utilizado e infelizmente continuam a utilizar, suspeito que não.

Avançando para o outro assunto… Mais uma notícia na imprensa:

http://jn.sapo.pt/2006/12/22/primeiro_p ... ara_q.html
A representação portuguesa da Federação Europeia de Pescadores à Linha de Mar, num seu manifesto sobre estas novas regras, manifesta-se convicta de que muitas das restrições impostas visam "limitar a prática da pesca lúdica à pesca embarcada e à pesca costeira, encaminhando os pescadores para praias e falésias, neste último caso, com enormes riscos físicos".
Isto é argumento? O governo quer matar os pescadores? Francamente... já sabemos os sítios concretos onde se pode pescar ou não? Não... só se vai saber com a aplicação prática da lei, até lá, para mim, isto não são argumentos válidos.

Entretanto, já estão a aparecer os valores… (15€ / 3 Anos = 5€ Ano), vão continuar a dizer que é caro? Até parece que a RTP (Norte) e o JN uniram esforços… hummm não deve ser isso.

Num lado aparecem os pescadores a dizer que as licenças são caras, no outro aparecem a mostrar ao público em geral que até nem são assim tão caras.

Ainda acham que devemos ir aos prós e contras nesta fase?
As licenças para a prática da pesca lúdica têm custos distintos consoante o tipo de pesca e o período de validade. Elas podem ter a validade de um mês, um ano ou três anos e autorizam o pescador a operar na área de uma só capitania e nas duas que lhe são adjacentes ou ter âmbito nacional. O licenciamento pode ser obtido através de multibanco, seleccionando a opção 'pagamentos ao Estado' e 'sector público' e seguindo 'diversas operações', que incluem a duração da autorização de pesca e números de identificação pessoal. Uma licença para pesca apeada e válida por três anos tem o custo de 15 euros. A receita das taxas reverte para o Fundo de Compensação Salarial dos Profisionais da Pesca.
karva

Mensagem por karva »

Bom boss, não te vou assustar mais, senão ainda acabas por ser o primeiro desiludido.
Estive e ler todos os post do link - Esticar a corda - e apesar de haver muito do mesmo á algumas análises e ideias interesantes.
Era para sugerir um tópico para as denúncias mas li aquela do Verdi que me parece muito boa no entanto acho que devia ser complementada com uma ideia que tive que era criar um pequeno guia de actuação para os casos de denúncia de ilegalidades verificadas, já que há várias entidades envolvidas no processo de fiscalização e os procedimentos juridico/administrativos diferem. Como deves calcular a maioria das pessoas não sabe a forma correcta de preceder.
Não percebi bem é se sempre vai para a frente a história do Verdi ou não?
Depois podemos falar melhor.

Cumpts.
karva
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Desiludido nunca posso ficar, para isso tinha de ter estado iludido… :?

O Verdi está em stand-by. Fui atacado directamente por não ter apoiado as acções existentes. Para já vou (vamos) ficar a ver o que dá. 8)

Não quero que digam que não deu certo por isto ou por aquilo. Estou a dar, e quero dar, o tal benefício da dúvida, principalmente devido à entrada da Associação Água Selvagem nas acções que estão a correr. Esta Associação merece todo o nosso apoio e respeito =D> , tem tentado fazer e tem feito muito mais pela pesca lúdica que muitas outras entidades, algumas delas até com mais recursos disponíveis.

No entanto, se começar(mos) a sentir que temos mais do mesmo. Pressas e argumentos populistas/sensacionalistas, que os novas membros não estão a conseguir fazer prevalecer a razão sobre o coração, teremos que dar a volta por outro lado. Felizmente apoios não nos faltam. Cada vez mais, recebemos apoios de pessoas e entidades que se revêem na nossa forma de pensar e ver a actual lei.

Quem começou primeiro deve chegar a bom porto primeiro, e a melhor ajuda que podemos dar neste momento, é a tentar passar algumas mensagens como esta (espero que sejam interpretadas pela positiva) e de não criarmos outras formas de dispersão como poderia ser considerado o Verdi actualmente.

Aquando da discussão inicial ( http://www.pescador.online.pt/livre/viewtopic.php?t=713 ) , foi apresentado o Verdi, este não foi considerado necessário, assim, para já está parado.

O sistema está a ser criado, estará pronto brevemente :wink: . Caso seja necessário, caso as acções a decorrer não dêem em nada e/ou sigam por caminhos já falados e caso a fiscalização continue como está (profissionais a fazerem o que querem, pseudo pescadores lúdicos a apanhar medalhas, etc, etc) o sistema será lançado. :twisted:

Agora a tal guia, parece-me uma excelente ideia :D , e uma coisa não está dependente da outra. Se reparares no fórum do site pró já estão diversos contactos das entidades fiscalizadores, mas um guia facilitava as coisas. E esse guia num telemóvel ainda facilitava mais. :twisted:

Se enviares os conteúdos terei todo o prazer em criar uma aplicação para telemóveis (JAVA) gratuita, assim, todos os interessados poderão ter essa informação no seu telemóvel (Java). :twisted: E denunciar o que está mal....

Nunca se esqueçam, vão pagar, e devem pagar. Mas se pagam, têm direito de exigir. Devem exigir. :twisted:

As licenças e o seu pagamento é a melhor arma que nos vão colocar nas mãos. :twisted: Pensem nisso… :idea: :idea:
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Acho que continuas a dar importancia desnecessaria a uma simples mensagem para a RTP, que até enviei naquela de "não custa nada e já está".
Quanto ao trabalho que estão a desenvolver na petição desejo sinceramente que tenham sucesso, mas pessoalmente continuo contra esta forma de fazer as coisas. Essa e outras que surjam do mesmo cariz nao vão ter o meu apoio. Sou só um pescador por isso não irá ter qualquer importancia. Continuo a achar a formula errada, e enquanto não me provarem o contrario, não alinho.
Só me admira que tantos craques, ninguem veja as coisas mais elementares, e realmente importantes. Só contam por pormenores e detalhes, bolas.
Por mim chega.
Dentro de alguns meses se a coisa não mudar, vou fazer as coisas à minha maneira, nem que seja sózinho, até porque já estou habituado.
Já estou farto desta porcaria de Pais, é só porcaria.
karva

Mensagem por karva »

Bom se está em stand by e se preferes esperar só tenho que respeitar a tua decisão, embora não concorde, acho que uma coisa não tem nada a haver com outra. Uma coisa é uma tentativa de mudar a lei outra será criar um espaço para denunciar situações de ilegalidade e ir juntando documentação para caso seja necessário, vir a ser utilizada. Quanto ao guia eu não sei se dará para por no tlm, no entanto vou abrir um tópico no outro lado e expor a ideia.
Responder