Fluorcarbono

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fluorcarbono"
na nova versão do site.

jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Re: Fluorcarbono

Mensagem por jopinto »

Podem atear fogo à vontade ate logo a noite, altura em que tenciono apagar o fogo... :pay:
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

Caparica, estamos de acordo, existem condições onde o fio com determinada caracteristica é melhor que em outras condições...

De terra não te posso ajudar, mas se quiseres tirar uns peixinhos em água interiores, também saem com os fininhos :join: :join: , embora por vezes... traxxxx.... tipo uma truta fário com 850 gr, fio 0,06.. ( embora tivesse saído por acidente, uma vez que o anzol ficou no exterior da boca do animal... e á roubasienne... jogou-se a uma boguinha que vinha no anzol! :118: )

Quanto ás quantidades de peixe... não posso opinar por experiencia, uma vez que me iniciei nas lides do mar á pouco mais de um ano... dizem que há menos, mas...

Aconteceu ainda há pouco tempo, os barcos que foram para a galega andaram aos papeis, por acaso um que ficou encostado á terra, numa pedrinha pequenina, encheu-se de sargos de dentes amarelos :moca: :moca:

No dia seguinte.... escusado lançar as pescas para fundo, aquilo estava minado de redes :diabo: :diabo:

Quanto a todos apanharem peixe de barco, certo... mas não apanham todos igual! E de terra parece-me que acontece o mesmo, dias dificeis onde não é qualquer um que apanha, e dias faceis... onde até de costas saem :hummm:

Também gosto bastante de robalos, mas falta-me a arte e o engenho para os enganar, então... troco-os por sargos com alguns amigos em aveiro! :119:

Agora, quando me propõem uma troca de pargo por robalo.... :2dedos: nem ao sal!!!

Quando cá quiseres vir acima, podes contar com a estadia cá á conta do je, passas um fds e conheces a zona, podes vir acompanhado :join: !!! Assim sempre justificas os 500km de ir e vir!

continuação!
Gato

Mensagem por Gato »

rui valerio Escreveu:Quanto a todos apanharem peixe de barco, certo... mas não apanham todos igual! E de terra parece-me que acontece o mesmo, dias dificeis onde não é qualquer um que apanha, e dias faceis... onde até de costas saem
Até de costas??? Até a dormir zzzz :hahaha:

Mas concordo com o Caparica...na costa não é qualquer um que apanha...só o não haver sondas e gps com marcas dá logo uma vantagem a quem pesca de barco que, ui ui....Na costa á que palmilhar muita praia ou insistir muito no mesmo sitio até descobrir em que condições o pesqueiro é bom..e ás vezes nunca é e volta a começar tudo de novo noutro local.Nem dá para comparar a comudidade e a "certeza" que o peixe ( seja muito ou seja pouco ) vai estar lá...

Mas voltando aos fios e á sua eficácia, varia Muito de pescador para pescador. Acho que ninguém pode Afirmar que este ou aquele é o melhor fio do mercado :nono: . T
rui valerio

Desculpa Gato, mas não posso estar em mais desacordo contigo, a questão do gps não se pode colocar, uma vez que simplesmente serve de ponto de referencia, no mar não podes dizer que... depois daquela pedra, existe um bom pesqueiro..., o gps é a referência para uma posterior localização dos pesqueiros. As marcas alteram as suas caractersticas da mesma forma que as coroas de areia ou os fundos junto á costa, uma vez que o fundo do mar também sofrem as alterações quando sujeitas ás forças da natureza.

O sondar e ler os comportamentos do peixe no fundo do mar, é muito próximo do que fazes de terra ..."Insistir muito no mesmo sitio até descobrir em que condições o pesqueiro é bom..e ás vezes nunca é e volta a começar tudo de novo noutro local." [O negrito é meu], portanto não vejo grande diferença, até porque existem sondas para pescar da margem.Quanto a comodidade... depende do mar, por vezes custa aguentar aquele mar... dentro do barco.

Sem dúvida, que para mim, é muito mais técnica a pesca em águas interiores que no mar, mas eu penso que toda a pesca tem a sua complexidade, claro que cada uma tem as suas particularidades.

Abraço!
Gato

Mensagem por Gato »

rui valerio Escreveu:Desculpa Gato, mas não posso estar em mais desacordo contigo, a questão do gps não se pode colocar, uma vez que simplesmente serve de ponto de referencia, no mar não podes dizer que... depois daquela pedra, existe um bom pesqueiro..., o gps é a referência para uma posterior localização dos pesqueiros. As marcas alteram as suas caractersticas da mesma forma que as coroas de areia ou os fundos junto á costa, uma vez que o fundo do mar também sofrem as alterações quando sujeitas ás forças da natureza.

O sondar e ler os comportamentos do peixe no fundo do mar, é muito próximo do que fazes de terra ..."Insistir muito no mesmo sitio até descobrir em que condições o pesqueiro é bom..e ás vezes nunca é e volta a começar tudo de novo noutro local." [O negrito é meu], portanto não vejo grande diferença, até porque existem sondas para pescar da margem.Quanto a comodidade... depende do mar, por vezes custa aguentar aquele mar... dentro do barco.

Sem dúvida, que para mim, é muito mais técnica a pesca em águas interiores que no mar, mas eu penso que toda a pesca tem a sua complexidade, claro que cada uma tem as suas particularidades.

Abraço!
Rui, vou ter de contra argumentar porque queres fazer parecer o que não é. As comparações que fazes entre a mudança nos fundos...há marcas que já vêm de muitos anos atrás e que sempre tiveram peixe...as coroas na praia mudam de maré para maré,logo é mais dificil apanhar peixe. O gps diz-te exactamente onde estiveste a pescar num dia bom. No dia seguinte, até pode não estar lá o peixe mas sabes que foi exactamente ali que estivemos...na pesca de costa onde é que podemos ter esse tipo de precisão??

Quanto á sonda, quantos de nós pescamos com sonda da costa??Arrisco-me a dizer nenhum. O sondar para ler comportamentos...sondar para ver se está lá peixe ou não ou se o fundo é bom ou não...onde é que há essa vantagem na costa??? Só se formos mergulhar para ver bem a morfologia do fundo onde vamos pescar. Pode acontecer!
Quando falei em comodidade não me referia a "pescar no sofá" mas há facilidade que tens em meteres-te num barco, o mestre leva-te até ao pesqueiro e só tens de deixar cair a chumbada.

Pesca interior : Foi por onde começei até atingir a satisfação máxima...que foi tirar uma Carpa com 9 kg, á boia com uma linha 0.16 e um micro anzol...anda algures pelo pró aqui do Sitio. Cheguei a apanhar algumas grades na pesca interior mas eram raras e o peixe era sempre devolvido, em abundância. Resolvi mudar para algo novo, que me pudesse criar mais dificuldades e dar um bom uso ao peixe ( come-lo )
rui valerio

. double posting sorry
Última edição por rui valerio em terça mai 19, 2009 8:20 pm, editado 1 vez no total.
rui valerio

Gato Escreveu:
Rui, vou ter de contra argumentar porque queres fazer parecer o que não é. As comparações que fazes entre a mudança nos fundos...há marcas que já vêm de muitos anos atrás e que sempre tiveram peixe...as coroas na praia mudam de maré para maré,logo é mais dificil apanhar peixe. O gps diz-te exactamente onde estiveste a pescar num dia bom. No dia seguinte, até pode não estar lá o peixe mas sabes que foi exactamente ali que estivemos...na pesca de costa onde é que podemos ter esse tipo de precisão??

Quanto á sonda, quantos de nós pescamos com sonda da costa??Arrisco-me a dizer nenhum. O sondar para ler comportamentos...sondar para ver se está lá peixe ou não ou se o fundo é bom ou não...onde é que há essa vantagem na costa??? Só se formos mergulhar para ver bem a morfologia do fundo onde vamos pescar. Pode acontecer!
Quando falei em comodidade não me referia a "pescar no sofá" mas há facilidade que tens em meteres-te num barco, o mestre leva-te até ao pesqueiro e só tens de deixar cair a chumbada.

Pesca interior : Foi por onde começei até atingir a satisfação máxima...que foi tirar uma Carpa com 9 kg, á boia com uma linha 0.16 e um micro anzol...anda algures pelo pró aqui do Sitio. Cheguei a apanhar algumas grades na pesca interior mas eram raras e o peixe era sempre devolvido, em abundância. Resolvi mudar para algo novo, que me pudesse criar mais dificuldades e dar um bom uso ao peixe ( come-lo )
Assim como de costa ( se errar nas minhas análises, desculpem-me, nunca pesquei de costa, só analiso com base em testemunhos vossos, pois é aqui no sitio que eu "bebo" um pouco de pesca), os fundos alteram-se devido ás ações das forças da natureza, logo um bom pesqueiro não será eterno, ao contrário do que afirmaste, penso que isto é consensual. Logo parece-me que não existem diferenças substancial, não esqueçer que o mar a analisar em alto mar e substencialmente de maior área do que de costa.

Quanto ás sondagem dos fundos, se pescaste em águas interiores, sabes bem que sem uma sondagem efectiva não consegues uma boa pesca, o desenho do fundo da barragem ( rio) é analisado com as sondas (sondas normais, nada de eletrónica), apalpaldo os fundos, analisando a constituição dos mesmos, identificando as estruturas existentes no pesqueiro... interpetando o meio que te rodeia ( ao analisares as margens, nomeadamente a oreografia desta, podes intuir o desnivel do pesqueiro. Parece-me que com algumas adaptações poder-se-á tranferir algumas destas técnicas para a pesca de margem.

Estamos de acordo quando afirmas que a maior parte do trabalho pertence aos mestres, a arte de procurar, a arte de sondar, a arte de fundear, normalmente é da responsabilidade deles, mas, pelo menos eu, antes de comer e beber, perco tempo a observar estes procedimentos, entende-los... por exemplo, em muitas situações sei perfeitamente para que lado está a aguagem, mesmo antes de parar o barco :pay: , por estas razões, estou a pensar em tirar a carta de patrão local... pelo menos para entrar na "lógica da coisa".

Quano ás águas interiores, temos a mesma ideia... aconteceu exactamente o mesmo comigo, a unica diferença é que sempre gostei da adrenalina da competição, depois de 12 anos, deixei as águas interiores... mas felizmente regressei a sentir a adrenalina agora na embarcada.

Portanto, não me parece que tenho tido a intenção de fazer parecer o que não é... são análises diferentes
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Bom este assunto nao tem muito a ver com o topico, mas vai de encontro ao que aqui se tem discutido ou seja, fluorcarbono ou fio de nylon com "casaco de fluor". :join:
Nestes ultimos meses assiste-se a uma passagem de fitoplancton, seguido de massas enormes de zooplancton pela nossa costa, o que é sinal de muita comida no mar, e em consequencia disso, os peixes estao de barriga cheia e a ovarem muito rapidamente em consequencias disso.
O relogio biologico dos peixes despertam, em alturas em que existe muita comida disponivel, e condições de temperatura etc, e resolvem procriar fora dos periodos ditos normais, então para quê criar defesos sem saber exctamente se é a altura exacto? :nono:
Em consequencia disto ou seja em que o peixe esta de barriga cheia, e não come, poderá ser igual usar qualquer um dos fios, mas... :201: se colocarmos como isco uma determinada "guloseima" e usando os diferentes fios, aposto que somente um deles apanha peixe... :moca:
p.s. A coisa não esta la muito bem explicada mas o jantar não caiu muito bem... :dificil:
Responder