Fluorcarbono
Re: Fluorcarbono
Podem atear fogo à vontade ate logo a noite, altura em que tenciono apagar o fogo... 
-
rui valerio
- Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm
Caparica, estamos de acordo, existem condições onde o fio com determinada caracteristica é melhor que em outras condições...
De terra não te posso ajudar, mas se quiseres tirar uns peixinhos em água interiores, também saem com os fininhos
, embora por vezes... traxxxx.... tipo uma truta fário com 850 gr, fio 0,06.. ( embora tivesse saído por acidente, uma vez que o anzol ficou no exterior da boca do animal... e á roubasienne... jogou-se a uma boguinha que vinha no anzol!
)
Quanto ás quantidades de peixe... não posso opinar por experiencia, uma vez que me iniciei nas lides do mar á pouco mais de um ano... dizem que há menos, mas...
Aconteceu ainda há pouco tempo, os barcos que foram para a galega andaram aos papeis, por acaso um que ficou encostado á terra, numa pedrinha pequenina, encheu-se de sargos de dentes amarelos
No dia seguinte.... escusado lançar as pescas para fundo, aquilo estava minado de redes
Quanto a todos apanharem peixe de barco, certo... mas não apanham todos igual! E de terra parece-me que acontece o mesmo, dias dificeis onde não é qualquer um que apanha, e dias faceis... onde até de costas saem
Também gosto bastante de robalos, mas falta-me a arte e o engenho para os enganar, então... troco-os por sargos com alguns amigos em aveiro!
Agora, quando me propõem uma troca de pargo por robalo....
nem ao sal!!!
Quando cá quiseres vir acima, podes contar com a estadia cá á conta do je, passas um fds e conheces a zona, podes vir acompanhado
!!! Assim sempre justificas os 500km de ir e vir!
continuação!
De terra não te posso ajudar, mas se quiseres tirar uns peixinhos em água interiores, também saem com os fininhos
Quanto ás quantidades de peixe... não posso opinar por experiencia, uma vez que me iniciei nas lides do mar á pouco mais de um ano... dizem que há menos, mas...
Aconteceu ainda há pouco tempo, os barcos que foram para a galega andaram aos papeis, por acaso um que ficou encostado á terra, numa pedrinha pequenina, encheu-se de sargos de dentes amarelos
No dia seguinte.... escusado lançar as pescas para fundo, aquilo estava minado de redes
Quanto a todos apanharem peixe de barco, certo... mas não apanham todos igual! E de terra parece-me que acontece o mesmo, dias dificeis onde não é qualquer um que apanha, e dias faceis... onde até de costas saem
Também gosto bastante de robalos, mas falta-me a arte e o engenho para os enganar, então... troco-os por sargos com alguns amigos em aveiro!
Agora, quando me propõem uma troca de pargo por robalo....
Quando cá quiseres vir acima, podes contar com a estadia cá á conta do je, passas um fds e conheces a zona, podes vir acompanhado
continuação!
-
Gato
Até de costas??? Até a dormirrui valerio Escreveu:Quanto a todos apanharem peixe de barco, certo... mas não apanham todos igual! E de terra parece-me que acontece o mesmo, dias dificeis onde não é qualquer um que apanha, e dias faceis... onde até de costas saem
Mas concordo com o Caparica...na costa não é qualquer um que apanha...só o não haver sondas e gps com marcas dá logo uma vantagem a quem pesca de barco que, ui ui....Na costa á que palmilhar muita praia ou insistir muito no mesmo sitio até descobrir em que condições o pesqueiro é bom..e ás vezes nunca é e volta a começar tudo de novo noutro local.Nem dá para comparar a comudidade e a "certeza" que o peixe ( seja muito ou seja pouco ) vai estar lá...
Mas voltando aos fios e á sua eficácia, varia Muito de pescador para pescador. Acho que ninguém pode Afirmar que este ou aquele é o melhor fio do mercado
-
rui valerio
Desculpa Gato, mas não posso estar em mais desacordo contigo, a questão do gps não se pode colocar, uma vez que simplesmente serve de ponto de referencia, no mar não podes dizer que... depois daquela pedra, existe um bom pesqueiro..., o gps é a referência para uma posterior localização dos pesqueiros. As marcas alteram as suas caractersticas da mesma forma que as coroas de areia ou os fundos junto á costa, uma vez que o fundo do mar também sofrem as alterações quando sujeitas ás forças da natureza.
O sondar e ler os comportamentos do peixe no fundo do mar, é muito próximo do que fazes de terra ..."Insistir muito no mesmo sitio até descobrir em que condições o pesqueiro é bom..e ás vezes nunca é e volta a começar tudo de novo noutro local." [O negrito é meu], portanto não vejo grande diferença, até porque existem sondas para pescar da margem.Quanto a comodidade... depende do mar, por vezes custa aguentar aquele mar... dentro do barco.
Sem dúvida, que para mim, é muito mais técnica a pesca em águas interiores que no mar, mas eu penso que toda a pesca tem a sua complexidade, claro que cada uma tem as suas particularidades.
Abraço!
O sondar e ler os comportamentos do peixe no fundo do mar, é muito próximo do que fazes de terra ..."Insistir muito no mesmo sitio até descobrir em que condições o pesqueiro é bom..e ás vezes nunca é e volta a começar tudo de novo noutro local." [O negrito é meu], portanto não vejo grande diferença, até porque existem sondas para pescar da margem.Quanto a comodidade... depende do mar, por vezes custa aguentar aquele mar... dentro do barco.
Sem dúvida, que para mim, é muito mais técnica a pesca em águas interiores que no mar, mas eu penso que toda a pesca tem a sua complexidade, claro que cada uma tem as suas particularidades.
Abraço!
-
Gato
Rui, vou ter de contra argumentar porque queres fazer parecer o que não é. As comparações que fazes entre a mudança nos fundos...há marcas que já vêm de muitos anos atrás e que sempre tiveram peixe...as coroas na praia mudam de maré para maré,logo é mais dificil apanhar peixe. O gps diz-te exactamente onde estiveste a pescar num dia bom. No dia seguinte, até pode não estar lá o peixe mas sabes que foi exactamente ali que estivemos...na pesca de costa onde é que podemos ter esse tipo de precisão??rui valerio Escreveu:Desculpa Gato, mas não posso estar em mais desacordo contigo, a questão do gps não se pode colocar, uma vez que simplesmente serve de ponto de referencia, no mar não podes dizer que... depois daquela pedra, existe um bom pesqueiro..., o gps é a referência para uma posterior localização dos pesqueiros. As marcas alteram as suas caractersticas da mesma forma que as coroas de areia ou os fundos junto á costa, uma vez que o fundo do mar também sofrem as alterações quando sujeitas ás forças da natureza.
Abraço!
Quanto á sonda, quantos de nós pescamos com sonda da costa??Arrisco-me a dizer nenhum. O sondar para ler comportamentos...sondar para ver se está lá peixe ou não ou se o fundo é bom ou não...onde é que há essa vantagem na costa??? Só se formos mergulhar para ver bem a morfologia do fundo onde vamos pescar. Pode acontecer!
Quando falei em comodidade não me referia a "pescar no sofá" mas há facilidade que tens em meteres-te num barco, o mestre leva-te até ao pesqueiro e só tens de deixar cair a chumbada.
Pesca interior : Foi por onde começei até atingir a satisfação máxima...que foi tirar uma Carpa com 9 kg, á boia com uma linha 0.16 e um micro anzol...anda algures pelo pró aqui do Sitio. Cheguei a apanhar algumas grades na pesca interior mas eram raras e o peixe era sempre devolvido, em abundância. Resolvi mudar para algo novo, que me pudesse criar mais dificuldades e dar um bom uso ao peixe ( come-lo )
-
rui valerio
. double posting sorry
Última edição por rui valerio em terça mai 19, 2009 8:20 pm, editado 1 vez no total.
-
rui valerio
Assim como de costa ( se errar nas minhas análises, desculpem-me, nunca pesquei de costa, só analiso com base em testemunhos vossos, pois é aqui no sitio que eu "bebo" um pouco de pesca), os fundos alteram-se devido ás ações das forças da natureza, logo um bom pesqueiro não será eterno, ao contrário do que afirmaste, penso que isto é consensual. Logo parece-me que não existem diferenças substancial, não esqueçer que o mar a analisar em alto mar e substencialmente de maior área do que de costa.Gato Escreveu:
Rui, vou ter de contra argumentar porque queres fazer parecer o que não é. As comparações que fazes entre a mudança nos fundos...há marcas que já vêm de muitos anos atrás e que sempre tiveram peixe...as coroas na praia mudam de maré para maré,logo é mais dificil apanhar peixe. O gps diz-te exactamente onde estiveste a pescar num dia bom. No dia seguinte, até pode não estar lá o peixe mas sabes que foi exactamente ali que estivemos...na pesca de costa onde é que podemos ter esse tipo de precisão??
Quanto á sonda, quantos de nós pescamos com sonda da costa??Arrisco-me a dizer nenhum. O sondar para ler comportamentos...sondar para ver se está lá peixe ou não ou se o fundo é bom ou não...onde é que há essa vantagem na costa??? Só se formos mergulhar para ver bem a morfologia do fundo onde vamos pescar. Pode acontecer!
Quando falei em comodidade não me referia a "pescar no sofá" mas há facilidade que tens em meteres-te num barco, o mestre leva-te até ao pesqueiro e só tens de deixar cair a chumbada.
Pesca interior : Foi por onde começei até atingir a satisfação máxima...que foi tirar uma Carpa com 9 kg, á boia com uma linha 0.16 e um micro anzol...anda algures pelo pró aqui do Sitio. Cheguei a apanhar algumas grades na pesca interior mas eram raras e o peixe era sempre devolvido, em abundância. Resolvi mudar para algo novo, que me pudesse criar mais dificuldades e dar um bom uso ao peixe ( come-lo )
Quanto ás sondagem dos fundos, se pescaste em águas interiores, sabes bem que sem uma sondagem efectiva não consegues uma boa pesca, o desenho do fundo da barragem ( rio) é analisado com as sondas (sondas normais, nada de eletrónica), apalpaldo os fundos, analisando a constituição dos mesmos, identificando as estruturas existentes no pesqueiro... interpetando o meio que te rodeia ( ao analisares as margens, nomeadamente a oreografia desta, podes intuir o desnivel do pesqueiro. Parece-me que com algumas adaptações poder-se-á tranferir algumas destas técnicas para a pesca de margem.
Estamos de acordo quando afirmas que a maior parte do trabalho pertence aos mestres, a arte de procurar, a arte de sondar, a arte de fundear, normalmente é da responsabilidade deles, mas, pelo menos eu, antes de comer e beber, perco tempo a observar estes procedimentos, entende-los... por exemplo, em muitas situações sei perfeitamente para que lado está a aguagem, mesmo antes de parar o barco
Quano ás águas interiores, temos a mesma ideia... aconteceu exactamente o mesmo comigo, a unica diferença é que sempre gostei da adrenalina da competição, depois de 12 anos, deixei as águas interiores... mas felizmente regressei a sentir a adrenalina agora na embarcada.
Portanto, não me parece que tenho tido a intenção de fazer parecer o que não é... são análises diferentes
Bom este assunto nao tem muito a ver com o topico, mas vai de encontro ao que aqui se tem discutido ou seja, fluorcarbono ou fio de nylon com "casaco de fluor".
Nestes ultimos meses assiste-se a uma passagem de fitoplancton, seguido de massas enormes de zooplancton pela nossa costa, o que é sinal de muita comida no mar, e em consequencia disso, os peixes estao de barriga cheia e a ovarem muito rapidamente em consequencias disso.
O relogio biologico dos peixes despertam, em alturas em que existe muita comida disponivel, e condições de temperatura etc, e resolvem procriar fora dos periodos ditos normais, então para quê criar defesos sem saber exctamente se é a altura exacto?
Em consequencia disto ou seja em que o peixe esta de barriga cheia, e não come, poderá ser igual usar qualquer um dos fios, mas...
se colocarmos como isco uma determinada "guloseima" e usando os diferentes fios, aposto que somente um deles apanha peixe... 
p.s. A coisa não esta la muito bem explicada mas o jantar não caiu muito bem...
Nestes ultimos meses assiste-se a uma passagem de fitoplancton, seguido de massas enormes de zooplancton pela nossa costa, o que é sinal de muita comida no mar, e em consequencia disso, os peixes estao de barriga cheia e a ovarem muito rapidamente em consequencias disso.
O relogio biologico dos peixes despertam, em alturas em que existe muita comida disponivel, e condições de temperatura etc, e resolvem procriar fora dos periodos ditos normais, então para quê criar defesos sem saber exctamente se é a altura exacto?
Em consequencia disto ou seja em que o peixe esta de barriga cheia, e não come, poderá ser igual usar qualquer um dos fios, mas...
p.s. A coisa não esta la muito bem explicada mas o jantar não caiu muito bem...