Pesca do choco

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca do choco"
na nova versão do site.

Limpo1978
Registado: domingo abr 12, 2009 11:16 am

Pesca do choco

Mensagem por Limpo1978 »

Boas

Gostaria de saber quais as montagens mais usadas na pesca do choco... Nunca experimentei esta pesca mas ao ouvir relatos de pescadores amigos k tenho no barreiro gostaria de experimentar e sujar um pouco os dentes com uns choquinhos com tinta :hahaha:

Boas pescarias a todos
joedevil
Registado: quinta abr 23, 2009 3:18 pm

Re: Pesca do choco

Mensagem por joedevil »

Olha o meu sogro costuma muito ir ao choco em Setúbal e utiliza o que ele chama o palhaço. Não sei se é o nome correcto ou não, mas o que é certo é que farto-me de comer choco á conta dele :mrgreen:
Jomi
Registado: terça abr 08, 2008 5:26 pm

Mensagem por Jomi »

Existe muita informaçao no forum xobre pesca ao Choco :122: :122:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Jomi Escreveu:Existe muita informaçao no forum xobre pesca ao Choco :122: :122:
Jomi tu nem te podes queixar:

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... cos#p64315

:hahaha:

Eu por acaso não sei pescar aos chocos, no pró está um artigo sobre essa pesca (deve sair brevemente na e-zine), mas entretanto vou dar um toque ao meu amigo 120, campeão do choco na aberta para ele explicar aqui a pesca dele, mas atenção é um tipo de pesca feito na lagoa da foz do arelho, não sei se é adaptável a todos os pesqueiros. :fixe:
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Só para não afirmarem que sou mauzinho, aqui fica um excerto do que está publicado no pró.
Duas opções principais para a sua pesca: de barco ou dum pontão (dum cais) virados ao mar.

Em ambas faz-se sobretudo em dias de águas serenas do verão, limpas (não poluídas com óleos), podendo ser lusas, e à noite, apoiada por algum tipo de luz intensa direccionada para a água. O tamanho das capturas depende, naturalmente, quer da espécie quer da profundidade das águas. Exemplares de 300 grs são frequentes em águas até uma braça o que torna possível a sua captura em todas as marés.

De uma ou de outra forma é indispensável que a presa seja içada na vertical sem tocar ou bater em rochas, pedras, pedregulhos, paus ou qualquer outra protecção (borda do barco ou do pontão) pelo que se restringem os locais onde se podem efectivamente efectuar capturas seguras. Estes cefalópodes têm tentáculos providos de ventosas e, se encontram no caminho qualquer obstáculo onde se possam fixar, fazem-no e não há voltas a dar-lhe, escapam-se.

A pesca realiza-se com "amostras" providas de ganchos ou raios simples sem farpa, finas "agulhas" dispostas em coroa (simples ou dupla), aptas a espetar e prender um tentáculo. Toda a cautela é pouca porque pode atingir somente a pele delicada o que permite que a ruptura e a fuga da presa se faça com a maior das facilidades nalgum gesto brusco ou desastrado. A habilidade, aliada a gestos calmos e cuidados, sem interrupção, é fundamental e mais útil que um camaroeiro ou xalavar.
Na próxima edição da e-zine sai o artigo completo :fixe:
Limpo1978
Registado: domingo abr 12, 2009 11:16 am

Mensagem por Limpo1978 »

Boas
Obrigado pela informação partilhada, era mais ou menos a maneira como me teem dito...
Vou este fim de semana experimentar,pode ser que tenha alguma sorte

Boas pescarias a todos
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Limpo1978 Escreveu:Boas
Obrigado pela informação partilhada, era mais ou menos a maneira como me teem dito...
Vou este fim de semana experimentar,pode ser que tenha alguma sorte

Boas pescarias a todos
Já falei com o 120, ele de momento está um bocado ocupado. Mas ele disse-me que mal possa, talvez daqui a duas ou três semanas, mete aqui mais umas dicas. :fixe:
motinha
Registado: sexta nov 21, 2008 1:57 pm

Mensagem por motinha »

Com uma cana ligeira( 1.80 , 2.20), fio 0.25,chumbada 10 gou 20 g e um palhaço fazemos um tipo de spinning muito proveitoso nos dias de verão.
Não é preciso haver pedras ao pé mas se as houver, será melhor.
A técnica consiste em fazer o lançamento e recolher devagar e de forma erratica, vezes sem conta.
Deve-se cobrir o maximo possivel, esq. , dir, frente, etc.
Dá um gozo do caraças apanha-los e depois assa-los.
Responder