Port. n.º 458-A/2009: ALTERAÇÃO Port.(s) n.º 143 e 144/2009

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Port. n.º 458-A/2009: ALTERAÇÃO Port.(s) n.º 143 e 144/2009"
na nova versão do site.

hugovhenrique
Registado: quinta out 26, 2006 7:49 pm

Re: Port. n.º 458-A/2009: ALTERAÇÃO Port.(s) n.º 143 e 144/2009

Mensagem por hugovhenrique »

Olá a todos muitos cumprimentos.
Já li as alterações á port 143, 144, e agora esta.
Só me vem á cabeça ou :diabo: ou vontade de :chora:
Estão a tratar-nos como ignorantes!?
Dão-nos com uma mão e tiram-nos com a outra, vão aos bolsos do pessoal de toda a maneira e feitio, roubam-nos os únicos momentos de laser e descanso. É revoltante é humilhante só temos a :pay:
Ah! Já sei, talvez já seja a factura do TGV. Pois, assim vamos conseguir ir mais rapidamente aos pesqueiros, deve ser isso :huuum:
Para leis malucas só deduções malucas. Desculpem lá.
Já não sei o que digo.
É uma tristeza
karva

Mensagem por karva »

007kil Escreveu:Alteração à Portaria n.º 143/2009, de 5 de Fevereiro

Artigo 4.º
[…]
1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
a) Todos os dias da semana, com excepção da quarta-
-feira, e aos dias feriados;

Esta parte só se aplica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, nos restantes locais pode-se pescar todos os dias incluindo feriados, não é assim?

Exactamente. :fixe:
007kil
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Mensagem por 007kil »

karva Escreveu:
007kil Escreveu:Alteração à Portaria n.º 143/2009, de 5 de Fevereiro

Artigo 4.º
[…]
1 — . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
a) Todos os dias da semana, com excepção da quarta-
-feira, e aos dias feriados;

Esta parte só se aplica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, nos restantes locais pode-se pescar todos os dias incluindo feriados, não é assim?

Exactamente. :fixe:
Ok.
Já fico mais descansado
Realgana
Registado: sábado mar 11, 2006 2:47 pm

Mensagem por Realgana »

Aquela parte do defeso dos sargos ainda podemos entender mas todas as outras eu sinceramente não consigo entender.
Especialmente dias que não se pode pescar e tambem não se poder pescar á noite!!!! e aquela treta do 0.5 kg de percebes e os não naturais de lá não poderem mariscar!!! o que é completamente estúpido POIS PASSA A HAVER MENOS TURISMO, e não se poder usar o bicheiro a bordo duma embarcação e a multa ser de 500 euros!!!!!!!!!!! valha-nos tanta estúpidez.

E por que raio não se pode pescar nalgumas pedras!!!!!!!! reservas de quê???? protecção de juvenis?????? eu faço pesca sub á 30 anos e não vejo nada disso com utilidade a não ser na foz dum rio...mas então ninguem pode fazer mal aos juvenis está previsto na lei dos tamanhos mínimos das espécies!!!!??? E OS PEIXES NÃO VÃO DESOVAR NA PEDRA DO GIGANTE (devem ser é malucos) eu se fosse peixe não desovava lá...xiça já viram bem aquilo quando está uma "pitada" de mar?

Se nos disserem que se pretende que sejam locais de reserva para observação em mergulho com garrafas ...enfim para promover o turismo como podem ser as pedras ilhadas do Martinhal isso sim ....MAS NÃO É !!!! não se vê lá ninguem em mergulho autónomo!!!!!!!! pelo menos eu nunca vi... mas tambem já lá não vou há uns anitos...cheguei a fazer lá pesca sub no tempo que não era proibido e sinceramente mesmo assim acho muito bem terem feito reserva daqueles calhaus que são muito bonitos e sofriam sempre muita pressão de pesca por estar sempre o mar calmo e o acesso ser fácil, agora a Perceveira e pedra do Gigante, Galé etc sinceramente não entendo são pedras de pouca dimensão penso que não tem qualquer utilidade ... eu digo isto porque conheço os fundos ... em áreas com alguma dimensão onde o mar é calmo grande parte do ano, onde se promoveria a observação dos fundos em mergulho autónomo ou em apneia isso é que era pensar correcto agora assim não tem qualquer utilidade porque são pedras com áreas muito pequenas onde os peixes não sentirão qualquer protecção pois logo ali ao lado são logo arpoados...se a pontaria for boa... eh eh.

Nas ilhas Berlenga, Estelas, e Farilhões ...isso sim uma medida correcta eu fiz alguma pesca sub nessas ilhas especialmente nos Farilhões lá pró fim havia muita caça sub nocturna (eu lá nunca fiz nocturna) e sei como era antes e depois de ser reserva e é bonito ver sargos de 1.5 kg (na Berlenga) a posar para a foto sem terem medo de ser arpoados.
E sim são bastante aproveitadas para o turismo em mergulho autónomo.
Os homens e mulheres de Peniche são bem organizados em relação ao turismo marítimo...são um bom exemplo.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Para dissipar dúvidas:[quote][/quote]
Anexos
ofício.JPG
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

Como tal o texto está bem redigido.

A nível de efeitos práticos sobre a protecção, a montanha pariu um rato!

:hummm:
hugovhenrique
Registado: quinta out 26, 2006 7:49 pm

Mensagem por hugovhenrique »

Olá Companheiros.
Cumprimentos

Realmente cada vez percebe menos.

Já me vou habituando aos nossos governantes e por vezes até consigo prever o que de lá vem. Mas o que não percebi ainda muito bem é de onde vem a nossa mentalidade. E isto porquê? Vejam só que ao tentar divulgar a Nossa Associação, isto ainda antes de ter dado alguns passos mais notórios, ouvi comentários deste género; «...áh! isso agora já pouco interessa a lei já foi alterada e já se pode engodar e só não se pode pescar á quarta-feira e feriados. O que me dizem disto? Mais, estas pessoas, algumas foram ás manifestações e reclamaram, mas agora já está tudo bem para eles. Chega o engodo.

Já agora aqui para estes lados, Portimão, após ter pedido autorização, ás duas partes, ANPLED e outras entidades que vou mencionar, foram afixados em local bem visível um cartaz da ANPLED bem como os estatutos, no CLUBE DESPORTIVO E RECREATIVO DA PEDRA MOURINHA, CLUBE DESPORTIVO E RECREATIVO DA BOA VISTA e na ASSOCIAÇÂO DE PESCADORES PROFISSIONAIS E AMADORES DE ALVOR.

Mais, da minha parte farei tudo para aumentar o numero de associados par que melhor nos representem, só espero é que sejam dos bons.

Também queria acrescentar, que me desculpem alguma "burrice", no hi5, ainda não me entendo muito bem com estas novas tecnologias. O que eu pretendo é ser participativo e colaborar nos interesses comuns, PESCA.

É tudo por agora.
Cumprimento a todos.
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Boa noite.
Esse tipo de "comentários" é representativo de "interesses não ludicos" que ainda existem em varias zonas.
A ANPLED foi criada para defender os interesses legitimos dos "Pescadores Ludicos e Desportivos", e todos aqueles cujos interesses são de "outro tipo" devem procurar qualquer Associação de Pesca Comercial. :nono:
Esta é uma opinião pessoal.
A hora é de união em torno da ANPLED
A nossa união dar-nos-à mais força e representatividade para se poder cumprir os objectivos.
Obrigado pela sua participação. :fixe:
Jó Pinto
Responder