Agradecia só que me esclarecesse se as fotos colocadas são da sua autoria?
Cumprimentos.
Boas Paulo,
As fotos originais não, já as tenho à muito tempo, foram retiradas da net, mas foram retocadas por mim. (tenho minhas mas ainda não foram retocadas).
Um Abraço
Paulo Moreira
Paulo então se entretanto pudesses substituir pelas tuas era melhor
Abraço
Boas Paulo,
Peço desculpa pela pergunta, à algum problema com a publicação destas imagens?
É que espero não estar a prejudicar o fórum com estas de imagens publicadas.
O ideal é colocarmos na Internet apenas coisas das quais somos autores.
Há sempre neste caso o risco do autor das fotografias não gostar de as ver colocadas noutros locais, e com razão, uma vez que não temos autorização para as publicar.
Por isso é que pedi para quando pudesse trocar estas por umas tiradas por si.
Além destas questões legais, e como este é um tema interessante, ao ser o autor das fotos, eu assim já podia numa próxima edição da e-zine colocá-las num artigo sobre o tema das chuchas.
paulo Escreveu:O ideal é colocarmos na Internet apenas coisas das quais somos autores.
Há sempre neste caso o risco do autor das fotografias não gostar de as ver colocadas noutros locais, e com razão, uma vez que não temos autorização para as publicar.
Por isso é que pedi para quando pudesse trocar estas por umas tiradas por si.
Além destas questões legais, e como este é um tema interessante, ao ser o autor das fotos, eu assim já podia numa próxima edição da e-zine colocá-las num artigo sobre o tema das chuchas.
Só agora vi o desenvolvimento deste tópico e o encaminhamento que o levou às ovas de ouriço, o que me faz deixar uma questão pertinente e que a presente Portaria 144 que rege a pesca lúdica refere. Diz assim no n.º 1 do Art.5º:
Artigo 5.º
Iscos e engodos
1 — Os iscos e engodos podem ser naturais ou artificiais, desde que não sejam constituídos por ovas de peixe
ou por substâncias passíveis de provocar danos ambientais, nomeadamente substâncias venenosas ou tóxicas ou explosivos.
Será que o legislador e os agentes da autoridade consideram as ovas de ouriço dentro da proibição indicada?
Ramiro Escreveu:Só agora vi o desenvolvimento deste tópico e o encaminhamento que o levou às ovas de ouriço, o que me faz deixar uma questão pertinente e que a presente Portaria 144 que rege a pesca lúdica refere. Diz assim no n.º 1 do Art.5º:
Artigo 5.º
Iscos e engodos
1 — Os iscos e engodos podem ser naturais ou artificiais, desde que não sejam constituídos por ovas de peixe
ou por substâncias passíveis de provocar danos ambientais, nomeadamente substâncias venenosas ou tóxicas ou explosivos.
Será que o legislador e os agentes da autoridade consideram as ovas de ouriço dentro da proibição indicada?
Boas Amigo Ramiro,
No meu entender não é proibido pescar com o Ouriço-do-mar porque a lei diz sim
Os iscos e engodos podem ser naturais ou artificiais, desde que não sejam constituídos por ovas de peixe.
Então assim sendo, o nosso amigo Ouriço-do-Mar é um animal marinho mas não da Família dos peixes mas da família dos Cidaridae.
Um Abraço
Paulo Moreira
Última edição por paulo robalo em sexta abr 24, 2009 9:02 am, editado 1 vez no total.
O ouriço desfeito, dentro de uma embalagem de plastico na parte de baixo do congelador, conserva o casulo vivo pelo menos duas semanas. E os sargos adooooooooooooram esse casulo.
Abrir o ouriço ( de preferencia com ovas), migar o interior com um garfo ou similar e adicionar agua do mar. O casulo deve estar o mais fresco e vivo possivel.
paulo robalo Escreveu: No meu entender não é proibido pescar com o Ouriço-do-mar porque a lei diz sim
Os iscos e engodos podem ser naturais ou artificiais, desde que não sejam constituídos por ovas de peixe.
Então assim sendo, o nosso amigo Ouriço-do-Mar é um animal marinho e mas não da Família dos peixes mas da família dos Cidaridae.
O meu entendimento é o mesmo.
Apenas levantei a lebre porque às vezes, por esse país fora, acontecem situações de má aplicação da lei, umas vezes por ser mal entendida e outras por estar defeituosamente redigida. E talvez a alguém tenha sucedido uma dessas situações.