Melhor lado do barco

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Melhor lado do barco"
na nova versão do site.

toalhas

Re: Melhor lado do barco

Mensagem por toalhas »

Basta o ferro agarrar um bocado mais á frente do que o local pretendido, se houver mudança de vento ou de aguagem até podemos passar a estar bem em cima da marca. :fixe:
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Manel isso já eu referi na minha primeira opiniao. O barco ao longo do dia pode com a presença,de vento e de aguagem, ir rodando sobre o pesqueio, daí muitas vezes haver em determinadas alturas do dia, bordas com mais capturas que outras. Além disso o barco pode não estar bem fundeado ou seja, aquando da manobra de fundear, se nao for realizado um bom estudo da deriva do barco em funçao do vento e da corrente e da quantidade de cabo a deixar na agua, o barco pode simplesmente ficar ao lado do pesqueiro assim como á frente ou atras do mesmo.
Por isso volto a afirmar, que para mim a borda ideal, nao é passivel de definiçao. Depende de tantos factores alheios a nós, que a apenas nos resta tentar encontrar a forma ideal para pescar na borda que nos calha na rifa :join:
karva

Mensagem por karva »

toalhas Escreveu:Boas, então é assim quanto á rotação em competição, ela é feita para que todos os atletas possam +- em igualdade de circunstâncias, pescar em todos os lados, mas claro que aqui o factor sorte também é determinante, na 1ª parte pode estar a comer melhor de um lado na 2ª de outro e 3ª noutro ou já não haver peixe.

Por algumas ocasiões as melhores pescarias têm sido realizadas por mim á proa, 1º podemos lançar para uns bons metros á frente da proa, é menos provável que haja ensarilhamentos, um dos factores que contribui por vezes na proa estar a sair mais peixe, é o barco estar fora da marca e a proa ser o local mais próximo dela. (ainda este domingo tive oportunidade de comprovar isso ao vivo e a cores).
No entanto á factores que podem bem determinar mais o sucesso de uns em relação aos outros, isto não falando em consideração aos materiais, iscos, saber pescar.
1º Chegar e ser o 1º a enviar a pesca para baixo antes dos parceiros, também se pode dar o caso de ser os primeiros a limparem o fundo e só depois dar peixe bom, 2º, não almoçar com os restantes companheiros.
Deviam ser todos os Barco como o Behur aqui em baixo, a hora do almoço é sagrada, ninguém pesca.

Eu por mim, cada vez que vou para a popa tenho azar, em Peniche aconteceu isso, não sei se é das companhias. Dum lado o Com.Ramiro, do outro o Pisso Galiar, não á peixe que sobre para mim :join:

Finalmente uma resposta com sentido, essa foi de luxo e de quem sabe. =D>

Obrigado ao "Comandante Trapinhos" e ao "Pisso Alvarinho" também. =D>

Pedro, quando falas em "borda ideal que não é passível de definição", não era essa a minha ideia, mas sim que fossem apontados os factores que podem ter influência a que um dos lados do barco possa ser melhor que outros, sem termos em consideração as capacidades de cada um, mais o material, ou os iscos.
Na nossa saída em Peniche o peixe foi escasso, no entanto na primeira poitada, salvo erro, do teu lado deu uns besugos do meu lado nem um, só umas fanecas, algumas sem medida e devolvidas pelo pessoal, neste exemplo posso dizer que o teu lado nessa poitada era melhor que todos os outros, pela qualidade de peixe que saiu. Foi com esta ideia que ueria ver aqui discutida as possíveis razões de isso acontecer. :fixe:

Vamos aguardar, por quem queira partilhar mais opiniões sobre este assunto.
pedrolourenco79
Utilizador Regular

karva Escreveu:Na nossa saída em Peniche o peixe foi escasso, no entanto na primeira poitada, salvo erro, do teu lado deu uns besugos do meu lado nem um, só umas fanecas, algumas sem medida e devolvidas pelo pessoal, neste exemplo posso dizer que o teu lado nessa poitada era melhor que todos os outros, pela qualidade de peixe que saiu. Foi com esta ideia que queria ver aqui discutida as possíveis razões de isso acontecer.
Com algum avontade acho que poderia dar uma quantas razoes para isso acontecer paulo, e decerteza que o luis tambem assim como outros.
É Uma situaçao normal na pesca e como foi dito atraz depende por exemplo da forma como o barco está poitado,como a luz está a incidir na agua, da profundidade, da aguagem, da forma de ferrar o peixe, dos isco e consequente forma de iscar, etc etc etc.

Vou bater novamente numa tecla já usada por mim:
Apesar de nao ser comandante, capitao, mestre ou simples marinheiro, ja vou tendo algumas saidas em cima das pernas e braços. O gps dirige o barco para a marcaçao selecionada (marca) e após la chegarmos a sonda tem que trabalhar e bem. NA minha opiniao é necessario sempre procurar o peixe: A marca do pesqueiro nao significa que o peixe esteja la. Quantas e quantas vezes por diferentes razoes como por exemplo a aguagem, o peixe está da parte de fora da pedra? a comedia desloca-se neste sentido e por isso o peixe nao está nos buracos da pedra mas sim ao redor do pesqueiro. quantas vezes o peixe está ali a uns 30 metros do sitio onde o nosso barco está poitado e nós nao sabemos?
A frase do luis em que na proa se pode lançar mais uns metros, é verdadeira mas é incompleta, pois na ré pode-se fazer exactamente o mesmo, assim como nas bordas tambem o podem fazer sem problemas... Já vi lançamentos de 60 ou 70 metros no barco e não foi preciso serem efectuados na proa do barco, é necessario é saber faze-lo e mais importante que isso é sabe-lo fazer em segurança.
Ainda á pouco tempo aqui numa pesca do norte só a bombordo saía peixe e a estibordo nem ve-lo... foram uns desesperantes 45 minutos. No final desse tempo levantou-se ferro e fundeou-se no mesmo pesqueiro na mesma marca e o resultado foi toda a gente a apanhar peixe...porque? porque o barco tinha rodado com o vento.

Isto sem começar a falar nos iscos, formas de iscar, materiais e afins para nao criar polemicas claro.

Tudo isto sao factores a ter em conta e tudo isto faz com que esta pesca seja tao aliciante.......
pedrolourenco79
Utilizador Regular

toalhas Escreveu:Boas, então é assim quanto á rotação em competição, ela é feita para que todos os atletas possam +- em igualdade de circunstâncias, pescar em todos os lados, mas claro que aqui o factor sorte também é determinante, na 1ª parte pode estar a comer melhor de um lado na 2ª de outro e 3ª noutro ou já não haver peixe.

Por algumas ocasiões as melhores pescarias têm sido realizadas por mim á proa, 1º podemos lançar para uns bons metros á frente da proa, é menos provável que haja ensarilhamentos, um dos factores que contribui por vezes na proa estar a sair mais peixe, é o barco estar fora da marca e a proa ser o local mais próximo dela. (ainda este domingo tive oportunidade de comprovar isso ao vivo e a cores).

1º Chegar e ser o 1º a enviar a pesca para baixo antes dos parceiros, também se pode dar o caso de ser os primeiros a limparem o fundo e só depois dar peixe bom, 2º, não almoçar com os restantes companheiros.
Deviam ser todos os Barco como o Behur aqui em baixo, a hora do almoço é sagrada, ninguém pesca.
Continuo a achar que há uma certa confusao na leitura e no destino deste topico:
A pergunta era se haveria uma borda mais propricia a apanhar peixe e porque... no entanto nao entendo esta resposta:
O que referes luis nao tem nada a ver com o lugar de pesca do barco, mas sim factores que fazem uns apanhar mais peixe que outros, logo deves ter entendido mal a questao.
Se uns almoçam ou não almoçam, se uns demoram mais uns segundos a começar a acçao de pesca, nao tem a ver com a escolha da borda do barco, mas apenas com a quantidade de pescado coseguido no final. Se empaixas mais ou se empaixas menos, isso vai ter influencia na quantidade de pescado conseguido no final, mas nao vai influenciar se uma borda é melhor que outra.
Da mesma forma que o barco pode estar fora da marca e a proa estar mais perto dela, pode acontecer exactamente o mesmo no inverso. o barco pode estar fora da marca e estar a ré mais perto do pesqueiro :122: :122: :122:

Se me disseres que nao escolhes o lugar de pesca porque até nao te importas de pescar em cima da cabine eu acredito, mas isso nao tem a ver com as bordas do barco :fixe:
toalhas

Mensagem por toalhas »

Também deves estar equivocado porque não falei em bordas nenhumas :join:
Quanto ao resto não te preocupes mais que o Paninhos vai passar a fechar a matraca, a partir de agora falas tu.
Abraço. :fixe:
pedrolourenco79
Utilizador Regular

karva Escreveu:Qual será então o melhor local e porquê?
A Pergunta que lançou o topico foi esta :fixe: :fixe: :fixe:
karva

Mensagem por karva »

pedrolourenco79 Escreveu:
karva Escreveu:Qual será então o melhor local e porquê?
A Pergunta que lançou o topico foi esta :fixe: :fixe: :fixe:
Sim a pergunta foi essa, talvez mal feita e não tenha tansmitido bem aquilo que queria, mas penso que nesta segunda parte já as vossas respostas estão a corresponder aquilo que eu pretendia. No fundo estamos aqui para aprender uns com os outros e por vezes há muito pessoal que por estar pouco à vontade com isto da Net fica um pouco acanhado e não coloca questões, perdendo-se assim umas boas oportunidades de falarmos/discutirmos assuntos que sejam realmente importantes relacionados com a pesca e de todo o interesse para Fórum. :fixe:

=D>
Responder