Altura do pescador versus tamanho da cana
Altura do pescador versus tamanho da cana
Mais uma duvida, pessoal. Assim, vamos trocando impressões, isto anda um pouco morno.
Eu tenho 1,8m de altura, qual será o tamanho ideal para pesca aos diversos? E porquê?
Actualmente pesco com uma cana de acção semi parabólica com 2,40m ou 2,70, não me lembro.
Toda a gente fala das canas com 3,0m, 3,1m como sendo a medida standard. Porquê?
Essa medida será indicada para mim, numa cana com acção de ponteira assim como numa parabólica?
Não encontrei informação sobre o assunto aqui no forum, penso que essa informação estará na parte pro.
Dêem os vossos bitaites.
Eu tenho 1,8m de altura, qual será o tamanho ideal para pesca aos diversos? E porquê?
Actualmente pesco com uma cana de acção semi parabólica com 2,40m ou 2,70, não me lembro.
Toda a gente fala das canas com 3,0m, 3,1m como sendo a medida standard. Porquê?
Essa medida será indicada para mim, numa cana com acção de ponteira assim como numa parabólica?
Não encontrei informação sobre o assunto aqui no forum, penso que essa informação estará na parte pro.
Dêem os vossos bitaites.
Re: Altura do pescador versus tamanho da cana
Amigo na minha opinião depende de muita coisa, primeiro do teu geito de pescar, depois se vais numa traineira onde esta muita gente à pesca, eu prefiro uma cana maior de 3,3 pra cima, se é um barco mais pequeno que o pessoal é menos, eu prefiro entre os 2,7m ate aos 3,20m, mas tens de ver a distancia que estas da agua, é importante para quando sacares o peixe este te venha parar mais ou menos em pare das mãos.motinha Escreveu:Mais uma duvida, pessoal. Assim, vamos trocando impressões, isto anda um pouco morno.
Dêem os vossos bitaites.
Mas, acho que o melhor é expermentares a ver a que te dá mais geito pescar. Olha, que nao é o tamanho da cana que te faz apanhar mais ou menos peixe...
Eu tenho 3 canas, de 3m, 3,15m e 3,30m ...
Eu tenho com 1,8m ; 2,4m e 2,7m.
Estou a perguntar se a altura do pescador, com uma cana de prestações iguais mas tamanho diferente tem influencia.
Por exemplo nas dores de costas, na ferragem, no colocar peixe a bordo,etc.
Pondo de parte o jeito e o feeling que a cana dá.
Estava numa de experimentar uma maior a ver as diferenças.
Mas pode-se dar o caso de as diferenças das propriedades da cana serem diferentes e o tamanho ser a desculpa.
Vamos a ver se eu explico melhor, não estou a perceber o português empregue.
Eu quero saber se a minha altura irá influenciar, se eu pescar com uma cana, se eu pescar com uma cana com 2,5m ou 3,1m, sendo as canas iguais.
Imaginem que eu experimento uma cana com 3m e acho muito boa e experimento outra com 3,1m e não gosto tanto.
O que influenciou mais, o tamanho da cana ou outro factor como acção diferente, peso, etc?
Acho que assim se percebe melhor.
Estou a perguntar se a altura do pescador, com uma cana de prestações iguais mas tamanho diferente tem influencia.
Por exemplo nas dores de costas, na ferragem, no colocar peixe a bordo,etc.
Pondo de parte o jeito e o feeling que a cana dá.
Estava numa de experimentar uma maior a ver as diferenças.
Mas pode-se dar o caso de as diferenças das propriedades da cana serem diferentes e o tamanho ser a desculpa.
Vamos a ver se eu explico melhor, não estou a perceber o português empregue.
Eu quero saber se a minha altura irá influenciar, se eu pescar com uma cana, se eu pescar com uma cana com 2,5m ou 3,1m, sendo as canas iguais.
Imaginem que eu experimento uma cana com 3m e acho muito boa e experimento outra com 3,1m e não gosto tanto.
O que influenciou mais, o tamanho da cana ou outro factor como acção diferente, peso, etc?
- pedrolourenco79
- Utilizador Regular
- Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm
cá vai mais uma entao:
Depende de varios factores:
Tipo de pesca :
Que vamos fazer, mas tendo em conta que as montagens medias que uso (e vou falar apenas por mim) têm cerca de uma braça de comprimento, uma cana de 3.15 ou 3,30 é o ideal , independente de eu ter 1.6m de altura ou 1.90m. A mim com este comprimento de montagem eu sei que trazendo um dois ou até 3 peixes, ao iça-los da agua eles vêm-me parar ao peito, que é o local indicado para o efeito.
Altura do pescador á agua:
Se vamos pescar num barco pequeno com a borda perto do nivel de agua, aplica-se a regra de cima (não acho que uma vara com menos de 3m funcione em pleno para a pesca sensivel que faço) se for para uma traineira onde temos uma grande distancia da borda ao nivel do mar, uma cana com 3,5/4m terá mais facilidade em içar o peixe para dentro do barco.
Pesqueiro:
Uma vara de 3,30 ou mais permite-nos realizar uma sondagem dos pesqueiros á nossa volta com muito mais facilidade e sem perturbar os companheiros de pesca ao nosso lado. Uma vara menor limita-nos imenso o tramanho do pesqueiro e causa-nos muitos embaraços nos companheiros de faina.
Finalmente ma vara maior permite-nos tambem realizar montagens com comprimentos superiores a uma braça, e logo relaizar pescas especificas a algumas especies pois podemos continuando com 3 anzois, aumentar o tamanho dos estralhos usados sem causar embaraços na nossa montagem
Eu uso canas de 3,10 , 3,15 e 3,30 e ja tenho encomendada um de 3,5/4m hehehe
Depende de varios factores:
Tipo de pesca :
Que vamos fazer, mas tendo em conta que as montagens medias que uso (e vou falar apenas por mim) têm cerca de uma braça de comprimento, uma cana de 3.15 ou 3,30 é o ideal , independente de eu ter 1.6m de altura ou 1.90m. A mim com este comprimento de montagem eu sei que trazendo um dois ou até 3 peixes, ao iça-los da agua eles vêm-me parar ao peito, que é o local indicado para o efeito.
Altura do pescador á agua:
Se vamos pescar num barco pequeno com a borda perto do nivel de agua, aplica-se a regra de cima (não acho que uma vara com menos de 3m funcione em pleno para a pesca sensivel que faço) se for para uma traineira onde temos uma grande distancia da borda ao nivel do mar, uma cana com 3,5/4m terá mais facilidade em içar o peixe para dentro do barco.
Pesqueiro:
Uma vara de 3,30 ou mais permite-nos realizar uma sondagem dos pesqueiros á nossa volta com muito mais facilidade e sem perturbar os companheiros de pesca ao nosso lado. Uma vara menor limita-nos imenso o tramanho do pesqueiro e causa-nos muitos embaraços nos companheiros de faina.
Finalmente ma vara maior permite-nos tambem realizar montagens com comprimentos superiores a uma braça, e logo relaizar pescas especificas a algumas especies pois podemos continuando com 3 anzois, aumentar o tamanho dos estralhos usados sem causar embaraços na nossa montagem

Eu uso canas de 3,10 , 3,15 e 3,30 e ja tenho encomendada um de 3,5/4m hehehe

- pedrolourenco79
- Utilizador Regular
- Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm
Sem duvida que o que vai influenciar nessa diferença pequena de tamanho é apenas a vara em si e o se tipo: parabolica, semi e rija. 10 cms nao fazem assim tao grande diferença. Pode a seguir experimentar uma vara de 3,40 e gostar ainda mais que a de 3m.motinha Escreveu:Imaginem que eu experimento uma cana com 3m e acho muito boa e experimento outra com 3,1m e não gosto tanto.
Cada cana é uma cana... e cada pescador é um pescador...
É isso Pedro, cada pescador é um pescador.
Estive a ver uma cana de 3,10m com um estensor de 40 ou 50cm, para ser colocado ser interromper a pesca. Um elemento sem passadores.
Pareceu-me de acção semi-parabolica, como a que eu tenho.
Tenho de dar uma voltinha numa cana de acção de ponteira, para ver a diferença.
Estive a ver uma cana de 3,10m com um estensor de 40 ou 50cm, para ser colocado ser interromper a pesca. Um elemento sem passadores.
Pareceu-me de acção semi-parabolica, como a que eu tenho.
Tenho de dar uma voltinha numa cana de acção de ponteira, para ver a diferença.
-
- Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm
Eu uso canas de 3,10 e ja tenho encomendada um de 3,5/4m
O Pedro disse tudo!

O Pedro disse tudo!
ola a todos.
Tenho uma cana vega observer bait cast 200, 3.70 a 4 m ( de 3 elementos, 3 ponteiras, 2 de fibra e 1 de carbono e um elemento para tornar a cana maior ),
ainda por estrear, nunca pesquei com uma cana deste tamanho.
Quando for batizada faço relato.
Tenho uma cana vega observer bait cast 200, 3.70 a 4 m ( de 3 elementos, 3 ponteiras, 2 de fibra e 1 de carbono e um elemento para tornar a cana maior ),
ainda por estrear, nunca pesquei com uma cana deste tamanho.
Quando for batizada faço relato.