Chicote no Multi

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chicote no Multi"
na nova versão do site.

motinha
Registado: sexta nov 21, 2008 1:57 pm

Chicote no Multi

Mensagem por motinha »

Boas, pessoal.
Venho desenterrar um tema que tenho acompanhado mas que tem defensores com opiniões diferentes.
Pretendo colocar um chicote no meu multi, para embarcada.
Que tamanho terá a dita cuja? Seis, oito, nove braças?
Que tipo de mono usam( marca e diametro) e porquê?
Maior e menos elastico ou menor e mais elastico?

Outra questão, marcas e diametros do fio do estralho. Fluor ou não?

Estes assuntos tem de ser debatidos de vez em quando, até porque o mercado cada vez mais tem produtos mais eficientes e novos.
Dêem os vossos bitaites.
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Re: Chicote no Multi

Mensagem por lostsoul »

hum hum

8 braças de chicote
fio 0.30 para diversos e alguns pesados :mrgreen:
marcas: Seagur Surfcasting, Tubertine Gorila, Asari Falcom Prestige

Fios tipo flour coting, fluor 100% :^o ,ja que queremos que o peixe nao se aperceba de nada :fishcool:

estralhos sempre flour os diamentros isso depende do fio e daquilo a que for pescar, mas dentro do 0.23 a 0.28 nos diversos da e sobra, para pesca mais fortes 0.30 a 0.40 .

mas eu nao percebo nada de pesca nem sei pescar :join: :join: :join:
motinha

Mensagem por motinha »

Boas.
Isso dá perto de 15 metros, se pescares nos 30/40 metros que é o que mais ou menos fazemos por aqui, não estás a usar o multi praticamente nada.
Metade da tua madre é em mono.
Essas medidas "dogmaticas" não terão a ver com a profundidade? Tipo 10,15, 20 por cento da profundidade pretendida em mono e o resto em multi?
Ainda não percebi essa parte das medidas fixas para profundidades diferentes.
sinais
Registado: sexta ago 26, 2005 10:00 am

Mensagem por sinais »

concordo com que o "motinha" disse, não sendo a nossa arte uma ciência exacta não nos podemos guiar por medidas exactas para diferentes profundidades, tal como não pescamos sempre com a mesma grama de chumbada, deveremos procurar ter uma montagem que se possa adaptar às situações de pesca.
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

o intuito do chicote é para "amortecer" os toques que temos para nao dar cabo das denturas dos nossos peixes.

Ou seja é para compensar a pouca ou nenhuma elasticidade do multi.

se pescares a 30 metros ainda tens 15 metros de multi :fixe: logo ja estas a utilizar as capacidades do multi.
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

motinha Escreveu:Boas.
Isso dá perto de 15 metros, se pescares nos 30/40 metros que é o que mais ou menos fazemos por aqui, não estás a usar o multi praticamente nada.
Metade da tua madre é em mono.
Essas medidas "dogmaticas" não terão a ver com a profundidade? Tipo 10,15, 20 por cento da profundidade pretendida em mono e o resto em multi?
Ainda não percebi essa parte das medidas fixas para profundidades diferentes.
Será que precisas mesmo de usar multi??.... nessa profundadade, não sei se justifica!
motinha

Mensagem por motinha »

É isso mesmo. Será que é preciso do multi a estas profundidades?
Estou a usar metade em multi e metade em mono. Não sei a percentagem de elasticidade do mono que estou a usar mas pode ser em excesso.
A que profundidade é que se nota uma verdadeira mais valia no multi? É mais fino o que permite fazer lançamentos mais longos, mas na embarcada isso não tem relevancia. Temos menos peso e temos mais força disponivel. Isso é melhor. Faz barulho para caraças, isso á mau, eu não gostei. Torna-se mais visivel ao peixe, isso é mau( aqui o chicote tem muita logica, talvez uns cinco metros).

Talvez eu esteja é a pescar em fundos baixos, tenho de ir para maiores profundidades á procura dos exemplares maiores de idade.
Tenho para comigo que o multi será melhor em grandes profundidades, tipo 80, 90 metros para baixo.
E por simpatia, ficou acordado que o multi seria "sempre" melhor que o mono.
E depois existem aqueles raros casos em que perdemos um exemplar a baixa profundidade pela sua raridade.
Quando se pesca sempre aos exemplares, quando se pesca fundo, em zonas de passagem de exemplares, o multi faz sentido.
Mas aos diversos, em profundidades baixas, onde raras são as excepções, talvez um bom mono seja a melhor opção.
E quanto á durabilidade do material? Qual dos dois dura mais tempo? Tendo os dois o mesmo cuidado.

Reparem que eu estou a escrever estas linhas sem ter experiencia com multi. Mas comecei agora a usar e gostava de ouvir/ler opiniões diferentes.
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

motinha Escreveu:Reparem que eu estou a escrever estas linhas sem ter experiencia com multi. Mas comecei agora a usar e gostava de ouvir/ler opiniões diferentes.
não notou diferença na percepção dos toques ao mudar para multi???
Responder