Nova Lei da Pesca - 2009

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nova Lei da Pesca - 2009"
na nova versão do site.

Realgana
Registado: sábado mar 11, 2006 2:47 pm

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por Realgana »

Gostei de ler a notícia da marcha... é preciso continuar os protestos já estou mais convencido que temos um primeiro ministro perigoso e psicopata e ministros da agricultura e pescas um pouco á laia de maricas e com reações tipo: josé castelo branco pois ele numa entrevista que deu a uma revista de pesca diz "eu até sei como é ...tenho um cunhado que tem um barco".... !?!?! valha-nos jota cristo um ministro que não sabe o que é uma cana de pesca e conserteza não deve tambem entender de agricultura...que quanto a mim deviam de ser ministérios diferentes.
Temos deputados a mais no parlamento e não sabem bem o que andam a fazer pois mandam leis cá para fora que são uma miséria...feitas em cima do joelho sem qualquer amadurecimento ....passa-se do 8 ao 80.
Eu não tenho bicheiro no meu barco...tenho um arma de caça sub com carreto que é bem melhor...para grandes males grandes remédios...nunca mais fugiu nenhum safio...foi trigo limpo.
Realgana

Mensagem por Realgana »

O grave problema é que a pesca comercial e o Estado desviou as atenções da falta de peixe para o pescador desportivo.
Isso é nitidamente gozar com um sector da sociedade da pior maneira.
Nao resolvendo absolutamente nada pois o pescador desportivo nada tem a ver com a falta de peixe na costa mas sim os grandes desbastes feitos todos os dias por toda a pesca comercial.
O mar é muito grande mas o talude continental não o é.
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

Atenção que a Portaria 296/94 de 17 de Maio já define a proibição de pescar com redes de arresto, de emalhar ou palangres em locais determinados pelas coordenadas que vêm publicadas na mesma Portaria, nos meses de Janeiro, Fevereiro e Dezembro.

Um desses locais é precisamente a Costa Vicentina e o Sudoeste Alentejano, e estas artes de pesca não são as utilizadas pelos pescadores lúdicos nem desportivos, portanto já havia interdições à pesca comercial.
carvalhal
Registado: domingo fev 08, 2009 1:09 pm

Mensagem por carvalhal »

Mais e mais reacções contra legislação sobre pesca lúdica
http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=92016

Como se pode ver isto ultrapassa o campo partidário
karva

Mensagem por karva »

carvalhal Escreveu:Mais e mais reacções contra legislação sobre pesca lúdica
http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=92016

Como se pode ver isto ultrapassa o campo partidário
Pelo que está lá escrito realmente "ultrapassa o campo partidário", nem fala em partidos politicos. :hummm: :119:
Realgana

Mensagem por Realgana »

Eu não sabia que a pesca profissional já estava proíbida nesses meses na costa vicentina e sudoeste alentejano.
Mas parece-me exagerado logo 3 meses sem se poder pescar desportivamente.
Isso é complicado para muita gente que vive disso (profissionais da cana) até mesmo para alimentação própria.
Mesmo aqui na zona centro e norte acho que devia haver um defeso pelo menos de 1 mês para o robalo mas sómente quando se verificásse que os gaijos estavam para desovar e não antes.
Porque há condicionantes do mar etc que farão que a desova se fará mais cedo ou mais tarde e não sómente naquelas datas fixas, isso era fácil de verificar.
Parece-me exagerado 3 meses mesmo para o sargo.
Acho sinceramente (porque tenho falado com alguns pescadores profissionais) que os biólogos marinhos não sabem tudo, eu próprio tenho constatado alguns factos que não são como eles dizem.
É o caso da dimensão mínima do sargo de 15cm que acho mal deveria de ser ao menos 20cm.
Tambem não acredito nos índices de crescimento das diversas espécies, dizem que um goraz com 1,5kg tem 20 e tal anos, eu acho que isso é uma treta mal investigada ou mentira intencional, se não há gorazes é porque sofreram uma pressão de pesca muito grande, há outros peixes de profundidade que simplesmente foram dizimados porque tinham habitats restritos é o caso do Príncipe, outros que desapareceram porque as correntes e temperatura da água se alteraram é o caso da xaputa e mesmo o peixe-espada, mudaram de habitat para outras áreas do oceano.
Há peixes que crescem muito mais depressa do que se diz cientificamente, em determinadas alturas do ano, os profissionais com muitos anos de mar sabem muito mais do que a biologia marinha.
O sargo em toda a costa tem levado uma razia muito acentuada principalmente pela pesca profissional e pela pesca clandestina emcapotada de desportiva.
Mas tambem estou de acordo que não era necessário passar do 8 ao 80 em relação á pesca desportiva, pois será a que faz menos mossa nos bichos.
toalhas

Mensagem por toalhas »

Conclusão:

Por causa da Clandestina pagam os outros, não seria mais fácil acabar só com esses clandestinos? Arranjar maneira de legalizar essas pessoas, essa actividade?
Fiscalizar como deve ser, em vez de estarem todos sentadinhos atráz da mesa á espera que chegue o ordenado. :grrr:
Ponham os militares a fazer qualquer coisa, em vez de andarem a brincar ás guerras tornem-se úteis para a sociedade.Ponham os a fiscalizar a nossa costa.
Não o melhor é acabar com tudo.
Aliás, este governo consegue acabar com tudo. Dá a quem tem e tira de quem não tem.
Os deputados e ministros passam a comer peixinho da lota, com 2 ou 3 dias de gelo que lhes vão cair muito bem. :dificil:
Aliás muitos nem sabem o que é peixe fresco. :122: :119: Só Comem Fasts Foods, por isso deixam abrir tanto C.Comercial. Podem abrir um na C.Vicentina para quando forem para esses lados.Se for preciso muda se a lei na altura e pode se construir á vontadinha.

Hoje estou AZEDO.
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

toalhas Escreveu:Conclusão:

Por causa da Clandestina pagam os outros, não seria mais fácil acabar só com esses clandestinos? Arranjar maneira de legalizar essas pessoas, essa actividade?
Não querem ser legais, porque ser legal implica pagar impostos e isso é Portugal é uma vergonha para muitos.
toalhas Escreveu: Ponham os militares a fazer qualquer coisa, em vez de andarem a brincar ás guerras tornem-se úteis para a sociedade.Ponham os a fiscalizar a nossa costa.
Pois, mas a base legal é fundamental, ainda hoje em conversa se disse que o vazio legal que deixa pescar impunemente perto das praias, é um inimigo das próprias forças da autoridade, sendo a prática desta pesca um perigo público para os banhistas, mas isso ninguem vê.
toalhas Escreveu: Não o melhor é acabar com tudo.
Aliás, este governo consegue acabar com tudo. Dá a quem tem e tira de quem não tem.
Por culpa de uns, pagam todos por ineficiencia de outros!
toalhas Escreveu: Aliás muitos nem sabem o que é peixe fresco. :122: :119: Só Comem Fasts Foods, por isso deixam abrir tanto C.Comercial. Podem abrir um na C.Vicentina para quando forem para esses lados.Se for preciso muda se a lei na altura e pode se construir á vontadinha.
[/b].
Sabem, sabem ... lembraste do cherne?! :join: :join: melhor, os "amigos" profissionais levam-lhe peixe á porta.
toalhas Escreveu: Hoje estou AZEDO.

Vai á pesca!!
Responder