Nova Lei da Pesca - 2009

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nova Lei da Pesca - 2009"
na nova versão do site.

toalhas

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por toalhas »

Realmente Rui a lei favoreçe a Competição, mas não tens nenhum pescador de competição a apanhar mais de 10 kg, nem a apanhar peixe sem medida como se vê( não são todos mas continuo a assistir no bota para a geleira que é bom para fritar) a muitos deve fazer confusão quando devolvemos peixe que na nossa consciencia não tem a medida necessária, não tenho dúvida que grande parte dos pescadores federados cumprem com a lei melhor que outros que não o são.
Ao fim de 2 anos, muitos nem as medidas minimas sabem, isso é falha de quêm?,
Quando tiramos uma licença não deviamos levar um folheto com essas regras todas?
Quantos Barco se preocupam em ter isso bem avistável?
Claro que isto não se aplica a quem tem acesso a estas novas tecnologias (internet), mas diz me quantos pescadores não têm net? Ou têm e não querem saber disto?

o Pouco que Pesco, Pesco para comer e dar, não Pesco como muitos Pescam para Vender,Num País onde se faz estudos e se admite que o fazem. :moca: :moca:
Por isso só temos aquilo que merecemos. :pau: :pau:
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

Luís, longe de mim em sonhar em acusar os pescadores desportivos!! Eu conheço-os... eu fiz competição... estamos a falar da LEI...

Se alguem protege, defende promove a pesca e a sua defesa são sem dúvida os clubes de pesca e a pesca desportiva, o meu desabafo é em relação á lei, e nada mais...

Hoje estou AZEDO ainda não arranjei barco pera este fim de semana :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr:
toalhas

Mensagem por toalhas »

rui valerio Escreveu:Luís, longe de mim em sonhar em acusar os pescadores desportivos!! Eu conheço-os... eu fiz competição... estamos a falar da LEI...

Se alguem protege, defende promove a pesca e a sua defesa são sem dúvida os clubes de pesca e a pesca desportiva, o meu desabafo é em relação á lei, e nada mais...

Hoje estou AZEDO ainda não arranjei barco pera este fim de semana :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr:

Se tens dito isso a semana passada arranjava se qualquer coisa para sábado em Peniche, agora já :nono: .
Azedo também eu estou, está a chegar o dia 15 :122: :122: :pay: :122: :122:
Feiticeira
Registado: sábado jul 29, 2006 2:20 pm

Mensagem por Feiticeira »

Voces falam de quem vende o peixe como se fossem criminosos...
... e em alguns casos até podem ser...

Mas não se esqueçam dos casos daqueles que vivem com reformas miseráveis e cuja única forma de não morrer de necessidade é vender o pouco peixe que conseguem apanhar.

Se um reformado da agricultura pode ter o seu quintalinho onde produz os vegetais que lhe dão mais tostõezinhos para sobreviver e isso jé é permitido por lei..... então e os coitados dos pescadores...

Eu considero que deveria haver uma legislação de excepção para estes casos... ou então que aumentem as pensões dos pescadores de forma a que possam ter um vida condigna...

A verdade é que as reformas são miseráveis e as pessoas têm de sobreviver.
apedro
Registado: domingo ago 13, 2006 2:14 am

Mensagem por apedro »

Feiticeira Escreveu:Boa Tarde

Fui infomada que na Rádio Fóia foi dito que está a ser planeada uma marca lenta de Lagos até Sagres, como forma de protesto contra a nova legislação. Esta marcha deverá acontecer no próximo Domingo.

Alguns dos Senhores tem mais informações sobre a dita marcha?
O que eu sei é mais na base do "diz que disse".
Quem é que está a organizar esta marcha?
Estará esta marcha a ser divulgada convenientemente?

A marcha lenta é a séro!!

E o encontro é na fortaleza de sagres , ás 10:30 .

Temos que ir!!!

:boss:
alexgui
Registado: domingo out 29, 2006 6:23 pm

Mensagem por alexgui »

Porque será que alguém que pesca como desporto vende o peixe?.
Porque independentemente das suas necessidades de equilibrar o orçamento, ou não, porque pode ver que dessa forma ,apesar de não precisar, pode acumular mais uns trocos, alguém o compra . Pois é o estado esquece esse pormenor mas os compradores (alguns restaurantes, por exemplo) até dizem aos seus clientes, que foi apanhado nessa manhã.
Mas sabem que isto se passa em quase todos os ramos de actividade.A maior parte das coisas que mandamos fazer, reparar um carro, fazer uma marquise, mudar um estore, instalar um esquentador, etc........................... é feito através do sistema do biscate, sem IVA que é mais barato, e por aí fora lucrando a duas partes. Podíamos estar aqui a desenvolver este tema até à eternidade, pois os impostos são altos e as pessoas tentam safar-se etc......e isto está mau..., e em terra de cegos quem tem um olho é rei....... :no2:
Desculpem, mas apeteceu-me desabafar
Um abraço
Guilherme Alexandre
Feiticeira
Registado: sábado jul 29, 2006 2:20 pm

Mensagem por Feiticeira »

apedro Escreveu:

A marcha lenta é a séro!!

E o encontro é na fortaleza de sagres , ás 10:30 .

Temos que ir!!!

:boss:
E a que horas é que começa a marcha em Lagos?

E será boa ideia que termine na Fortaleza?????????, não te esqueças que entrada é paga!!!!!!!!!!!!
Depois vamos ter aqueles que pagam, os que não querem pagar, a confusão na bilheteira, a espera para entrar. Vai ser uma confusão generalizada e completamente desnecessária pois vai fazer com que as pessoas se esqueçam do objectivo inicial da manifestação.

Eu acho que era melhor se terminasse na Balieira... pelo menos era gratuito :D
... e depois todos sacavam das canas e começavam a pescar de forma simbólica...
Realgana
Registado: sábado mar 11, 2006 2:47 pm

Mensagem por Realgana »

Essa de se poder pescar 4 dias por semana tambem não tem jeiteira nenhuma.
É verdade que a pesca apeada não faz mossa mas sim a profissional, consequentemente é estúpida essa limitação.
Tendo como principio inclusivamente que o mar é de todos e não propriedade do Estado.
O Estado está a apropriar-se dum espaço que não lhe pertence, não deixa viver as pessoas,
afoga-as duma maneira muito desagradável.
Ninguem repovoa o mar.
E não se pode viver de mentiras tão óbvias, o pescador "lúdico" não é o culpado da falta de sargos e bodiões nos mares do sul.
Se me disserem que as chacinas diurnas e principalmente nocturnas, feitas pelos caçadores submarinos ao longo dos anos contribuiram para isso (eu contra mim falo) então estamos de acordo, eram chacinas porque o intuito era vender, agora que existe a limitação do peso e tambem existe a lei que proíbe a caça sub nocturna.... não vejo que fosse necessário complicar mais a lei, mas sim fazer fiscalização.
Mas aos legisladores e mandantes falta-lhes massa encefálica e são visivelmente ignorantes.
E meus senhores a IGNORÂNCIA é uma coisa muito ruim.
O resultado está aí.
Última edição por Realgana em quarta fev 11, 2009 1:13 pm, editado 1 vez no total.
Responder