Carta de Patrão local
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- Registado: segunda out 27, 2008 11:31 pm
Carta de Patrão local
Não sei se poderei colocar esta minha pergunta aqui ou não, mas lá vai:
Tenho uma Carta de Navegador de Recreio com a categoria de Patrão de Motor, com o número 33183, tirada em 15-11-2001, para a qual tive que efectuar um exame escrito e um prático ,e na qual está escrito o seguinte:
ER SEM LIMITE DE COMPRIMENTO OU POTÊNCIA EM NAVEGAÇÃO ATÉ 12 MILHAS DA COSTA e 20 MILHAS DE UM PORTO DE ABRIGO.
Como tenho um barco de 7 metros e está registado em Navegação Costeira Restrita, com esta carta só posso ir até às 6 milhas da costa, mas como na mesma carta me diz que posso ir até às 12 milhas, e quero ter acesso às mesmas 12, tendo-me já dirigido à Capitania de Faro, ao IMP de Faro e Olhão e enviado E-Mails para Lisboa para as instituições competentes a fim de me informarem do que é preciso ou necessito fazer para ter acesso ao discrito na minha carta sem que até à presente data nem à M---A me tenham mandado, faço a seguinte pergunta. Se estamos a pagar (E o estado Português a receber)para ter uma carta que nos è exigida e não nos deixam ter acessa às competencias escritas na mesma, porque razão
os incompetentes legisladores de secretária as criao?
Outra engraçada é a Carta de Operador de VHF classe A.
Esta é a unica carta que não tem renovação. Ao fim de 5 anos tem que se fazer novo exame.
Agora digam lá, ao Legislarem assim será que os legisladores estão no seu estado normal, ou alguma vez viram ou colocaram os pés dentro do mar. (Mar de agua salgada), pois o meu sobrinho chama mar à banheira quando vai tomar banho e está cheia de agua.
Antonio Cruz
Tenho uma Carta de Navegador de Recreio com a categoria de Patrão de Motor, com o número 33183, tirada em 15-11-2001, para a qual tive que efectuar um exame escrito e um prático ,e na qual está escrito o seguinte:
ER SEM LIMITE DE COMPRIMENTO OU POTÊNCIA EM NAVEGAÇÃO ATÉ 12 MILHAS DA COSTA e 20 MILHAS DE UM PORTO DE ABRIGO.
Como tenho um barco de 7 metros e está registado em Navegação Costeira Restrita, com esta carta só posso ir até às 6 milhas da costa, mas como na mesma carta me diz que posso ir até às 12 milhas, e quero ter acesso às mesmas 12, tendo-me já dirigido à Capitania de Faro, ao IMP de Faro e Olhão e enviado E-Mails para Lisboa para as instituições competentes a fim de me informarem do que é preciso ou necessito fazer para ter acesso ao discrito na minha carta sem que até à presente data nem à M---A me tenham mandado, faço a seguinte pergunta. Se estamos a pagar (E o estado Português a receber)para ter uma carta que nos è exigida e não nos deixam ter acessa às competencias escritas na mesma, porque razão
os incompetentes legisladores de secretária as criao?
Outra engraçada é a Carta de Operador de VHF classe A.
Esta é a unica carta que não tem renovação. Ao fim de 5 anos tem que se fazer novo exame.
Agora digam lá, ao Legislarem assim será que os legisladores estão no seu estado normal, ou alguma vez viram ou colocaram os pés dentro do mar. (Mar de agua salgada), pois o meu sobrinho chama mar à banheira quando vai tomar banho e está cheia de agua.
Antonio Cruz
Re: Carta de Patrão local
Nisso deves ter muita razão, principalmente na questão de porem os pés pelo menos numa praia...
O que me disseram é que as cartas antigas davam para outras potências e para navegar ate mais longe, isto é que podiam fazer o que vinha escrito na carta. Só as cartas novas é que eram pela nova legislação, no entanto não sei dizer se é mesmo assim, pois disseram-me isso. Neste sábado vou estar com pessoal que são da polícia marítima e vou perguntar-lhes isso pode ser que tenha uma ideia, hehehhe...



O que me disseram é que as cartas antigas davam para outras potências e para navegar ate mais longe, isto é que podiam fazer o que vinha escrito na carta. Só as cartas novas é que eram pela nova legislação, no entanto não sei dizer se é mesmo assim, pois disseram-me isso. Neste sábado vou estar com pessoal que são da polícia marítima e vou perguntar-lhes isso pode ser que tenha uma ideia, hehehhe...
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Re: Carta de Patrão local
Caro Amigo:
RGarcia:
Pode fazer a pergunta a qualquer policia maritimo, que a resposta que lhe vão dar, será sempre amesma:
A legislação Portuguesa só abrange o seguinte:
Carta de Marinheiro: Aguas abrigadas e até tres milhas da costa. Embarcação Classe 5
Carta de Patrão local,de motor ou motor e vela: Navegação até seis milhas da Costa mas já tem que ter uma embarcação registada na Classe 4.
Carta de Patrão de costa: Até 25 milhas da costa, mas com embarcação registada na Classe 3.
Por aqui já se vê que para as 12 milhas só com a Carta de Patrão de costa e embarcação classe 3, pois parece que ou os lesgisladores ou alguém se esqueceu de que existiam e existem cartas legais passadas pelas autoridades competentes. mas que por outro lado não servem para quem as tirou e gastou o seu dinheirinho, mas como já todos sabemos, nós Portugueses só temos o que merecemos.
RGarcia:
Pode fazer a pergunta a qualquer policia maritimo, que a resposta que lhe vão dar, será sempre amesma:
A legislação Portuguesa só abrange o seguinte:
Carta de Marinheiro: Aguas abrigadas e até tres milhas da costa. Embarcação Classe 5
Carta de Patrão local,de motor ou motor e vela: Navegação até seis milhas da Costa mas já tem que ter uma embarcação registada na Classe 4.
Carta de Patrão de costa: Até 25 milhas da costa, mas com embarcação registada na Classe 3.
Por aqui já se vê que para as 12 milhas só com a Carta de Patrão de costa e embarcação classe 3, pois parece que ou os lesgisladores ou alguém se esqueceu de que existiam e existem cartas legais passadas pelas autoridades competentes. mas que por outro lado não servem para quem as tirou e gastou o seu dinheirinho, mas como já todos sabemos, nós Portugueses só temos o que merecemos.
Re: Carta de Patrão local
pois estou a ver que tens toda a razao... vivemos num país tao pequeno e tão esquisito!?!?
e quais sao as potencias maximas a cada carta?
e quais sao as potencias maximas a cada carta?
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Re: Carta de Patrão local
Companheiro António Cruz:
No que expõe há duas situações distintas;quanto à carta,valida as competências do detentor,tal como a carta de condução automóvel (um condutor de pesados pode conduzir um ligeiro,mas o inverso não é válido).A distância a que uma embarcação se pode afastar de um porto ou da costa tem a ver com o equipamento de segurança existente a bordo e,eventualmente,com o próprio tipo do casco;penso não ser muito aconselhável navegar para as 12 milhas numa emcarcação de boca aberta.
Quanto ao certificado de operador de rádio,é assim em todo o Mundo e para toda a gente (profissionais do mar e amadores).
Tudo isto tem a ver com algo que muitas vezes esquecemos....S E G U R A N Ç A.... é que no MAR não dá para encostar à berma e chamar o pronto-socorro.
Com um abraço de alguém que tem mais de 50 anos ligados profissionalmente ao mar
ZÉ MANEL
No que expõe há duas situações distintas;quanto à carta,valida as competências do detentor,tal como a carta de condução automóvel (um condutor de pesados pode conduzir um ligeiro,mas o inverso não é válido).A distância a que uma embarcação se pode afastar de um porto ou da costa tem a ver com o equipamento de segurança existente a bordo e,eventualmente,com o próprio tipo do casco;penso não ser muito aconselhável navegar para as 12 milhas numa emcarcação de boca aberta.
Quanto ao certificado de operador de rádio,é assim em todo o Mundo e para toda a gente (profissionais do mar e amadores).
Tudo isto tem a ver com algo que muitas vezes esquecemos....S E G U R A N Ç A.... é que no MAR não dá para encostar à berma e chamar o pronto-socorro.
Com um abraço de alguém que tem mais de 50 anos ligados profissionalmente ao mar
ZÉ MANEL
Re: Carta de Patrão local
Essas coisas até vou entendendo. Só não entendo é como não se pode tirar uma carta de Patrão de Costa directamente.
Eu tinha a antiga de marinheiro e tive que tirar a de patrão local e ... esperar um ano para tirar a de patrao de costa.
Nesse ano não pilotei sequer um barco (daí não ter mais experiência).
Não será por uma questão monetária??
É que lá vão 600,00 mais 800,00 €
Ainda mais que a de patrao local é igual à de patrão de costa, só tem mais umas coisitas de metereologia e instrumentos.
Eu tinha a antiga de marinheiro e tive que tirar a de patrão local e ... esperar um ano para tirar a de patrao de costa.
Nesse ano não pilotei sequer um barco (daí não ter mais experiência).
Não será por uma questão monetária??
É que lá vão 600,00 mais 800,00 €
Ainda mais que a de patrao local é igual à de patrão de costa, só tem mais umas coisitas de metereologia e instrumentos.
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Re: Carta de Patrão local
Caro Wildcat:
Lamento veementemente que seja possível tirar uma carta sem ter adquirido experiência na categoria anterior;tudo isto tem a ver com a SEGURANÇA das pessoas que estão a bordo e não por embirração dos legisladores.
Os profissionais do mar seguem exactamente os mesmos passos para ascenderem à categoria acima,só com a diferença que têm que navegar,apresentar os diários de navegação com os registos e os certificados de matrícula correspondentes ao tempo exigido para subida de categoria.
Um navegador de recreio que tire a carta de marinheiro pode governar,salvo erro,uma embarcação até 4,5 m e 50 hp;quando se termina o curso de Piloto na Escola Náutica não se comanda nada e nem se fazem quartos sozinho,ms sim com um oficial.
Lamento veementemente que seja possível tirar uma carta sem ter adquirido experiência na categoria anterior;tudo isto tem a ver com a SEGURANÇA das pessoas que estão a bordo e não por embirração dos legisladores.
Os profissionais do mar seguem exactamente os mesmos passos para ascenderem à categoria acima,só com a diferença que têm que navegar,apresentar os diários de navegação com os registos e os certificados de matrícula correspondentes ao tempo exigido para subida de categoria.
Um navegador de recreio que tire a carta de marinheiro pode governar,salvo erro,uma embarcação até 4,5 m e 50 hp;quando se termina o curso de Piloto na Escola Náutica não se comanda nada e nem se fazem quartos sozinho,ms sim com um oficial.
Re: Carta de Patrão local
A segurança não se ganha só com experiência. É preciso também ter consciência e bom senso.
No meu barco não sai ninguém sem levar o colete vestido (não é obrigatório).
Eu era gozado quando ia pescar noutros barcos e levava colete.
Ainda ontem um amigo que foi pescar comigo caíu à água, porque se desiquilibrou, e estavamos já na marina com o barco amarrado. E embora seja na marina poderia dar chatice já que não há uma escada para subir.
No mar quem cair à água com as botas e impermeáveis e... pode passar um mau bocado se não tiver o colete. E quem é que já não se desiquilibrou a bordo quando o mar está um bocado mexido?
No meu barco não sai ninguém sem levar o colete vestido (não é obrigatório).
Eu era gozado quando ia pescar noutros barcos e levava colete.
Ainda ontem um amigo que foi pescar comigo caíu à água, porque se desiquilibrou, e estavamos já na marina com o barco amarrado. E embora seja na marina poderia dar chatice já que não há uma escada para subir.
No mar quem cair à água com as botas e impermeáveis e... pode passar um mau bocado se não tiver o colete. E quem é que já não se desiquilibrou a bordo quando o mar está um bocado mexido?