Nova Lei da Pesca - 2009

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nova Lei da Pesca - 2009"
na nova versão do site.

sergio vilelas
Registado: domingo nov 26, 2006 7:08 pm

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por sergio vilelas »

Boa noite a todos.
Tal como voçês tenho o viçio da pesca (embarcada e apeada). Já tive a oportunidade de ler a nova legislação como todos voçês fiquei muito desiludido.
Sou patrão de uma embarcação Maritimo Turistica ao fim de semana faço-o pela paixão que tenho por o mar a pesca e claro as capturas, mas tenho pena de não poder pescar enquanto(MT).Soube de uma historia já á algum tempo,de um arrastão que fez um lance numa pedra por aqui bem conhecida e nesse mesmo capturou duas toneladas de douradas.(não assisti mas foi de fonte segura) Porque será que não me deixam apanhar uns peixitos para o jantar enquanto(MT)!!?
Proibiram o bixeiro a bordo das embarcações.(como vamos nós agora embarcar aquelas raias e safios de maior porte!!?
Proibiram o emgodo na apeada .(como vamos nós agora capturar aqueles sargos de dentes negros)!!?
Quando chegar a casa com um robalo de 4kl e a minha mulher me perguntar,(o que é que aconteceu ao rabo do desgraçado?) eu respondo(devias mas era de ver o tamanho do outro que vinha atráz a dar-lhe dentadas!!).

(Desculpem alguma coisa)
Um abraço a todos

Sergio Vilelas
Feiticeira
Registado: sábado jul 29, 2006 2:20 pm

Mensagem por Feiticeira »

Boa Noite a todos

Gostaria de saber se o camarão pequenino que é apanhado para isco também se encontra de alguma forma obrangido por esta legislação.
fino
Registado: sábado set 27, 2008 4:42 pm

Mensagem por fino »

se o nosso governo quer proteger a nossa costa devia comecar por os arrastaoes espanhois que destroiem tuda a nossa costa os fundos e quem dis os fundos dis as ovas e os juvenis emfim todo o sistema e mais com metodos explo pois é
fino
Registado: sábado set 27, 2008 4:42 pm

Mensagem por fino »

atencao colega jà fui altuado por ter meia duzia de camaroes no balde com agua para os ter vivos para pescar o robalo apareceram-me aqueles 2 coboies e nada a fazer era como se eu fosse um assasino e quando lhes falei de arrastoes espanhois e que deviam comecar por isso nem modos de falar com uma pessoa deviam fazer uma formacao para falar com uma pessoa desculpem mas isto enerva-me e de que maneira isto esta a ficar pior que a inquesicao
Feiticeira
Registado: sábado jul 29, 2006 2:20 pm

Mensagem por Feiticeira »

Olá

Eu não sou colega, mas sim filha de dois colegas seus.

Como os meus pais não entendem nada de computadores (são de outra geração), eu fiz esta pergunta por eles.

O meu pai já tem sido mandado parar pela polícia marítima várias vezes, quase sempre tinha camarão a bordo, e nunca teve problemas por causa disso.
A multa que lhe passaram foi antes ou depois do dia 5 de Fevereiro?
alexgui
Registado: domingo out 29, 2006 6:23 pm

Mensagem por alexgui »

A contestação começa a espalhar-se.
Paulo Marcelino Estudo da Universidade do Algarve revela que cada pescador lúdico gasta 13,2 euros por saída
07 Fevereiro 2009 - 00h30
Costa Vicentina: Condicionalismos à pesca desportiva
Novas restrições geram protesto
"Passou-se do 8 para o 80", afirma Carlos Lopes, presidente da Associação Regional de Pesca Desportiva do Algarve, em reacção aos condicionalismos que o Governo impôs à actividade, em particular na Costa Vicentina. Tal como o CM ontem noticiou, neste Parque Natural a pesca lúdica está agora limitada a quatro dias semanais e foram criados períodos de defeso e zonas interditas.
Além das restrições, este dirigente associativo critica "a discriminação que foi criada entre os naturais ou residentes e os que se deslocam de fora", defendendo que "não é justa". Segundo a portaria ontem publicada, só os primeiros podem efectuar o marisqueiro.
A justificação apresentada pelo Governo para as restrições assenta no perigo de esgotamento de recursos marinhos, mas um estudo do Grupo de Intervenção Costeira da Universidade do Algarve revela que "as capturas (excluindo rejeições) da pesca recreativa de costa do Sul de Portugal apenas representaram 0,5% dos desembarques oficiais da pesca comercial, relativamente às espécies em comum".
Este trabalho, realizado entre 2006 e 2008 e que envolveu 1321 questionários, mostra que cada pescador lúdico gasta, em média, 13,2 euros por saída em transportes, isco e equipamento, estimando-se que, no total, os praticantes desembolsem 2,2 milhões de euros por ano.
José Carlos Eusébio
Correio da manhã on line
Abraço
carvalhal
Registado: domingo fev 08, 2009 1:09 pm

Mensagem por carvalhal »

Relembro que há cerca de um ano foi regulamentada a pesca lúdica, nomeadamente com a obrigatoriadade das licenças, limite maximo de capturas, etc..etc.
Agora apareceram uns iluminados, ratos de gabinete, que passado um ano fazem aprovar uma portaria que não têm ponta por onde se lhe pegue.Ninguem foi ouvido e no passado dia 5 cá estava ela com entrada em vigor no dia seguinte.
Como disse e bem o Presidente da Câmara de Aljezur, não se entende que a região mais rica em peixe e marisco seja a mais penalizada.Alguem conhece os pseudo estudos cientificos em que se baseia esta portaria ? Qual é o problema de engodar por exemplo com sardinha ? Pesca à boia sem engodo? Se apanhar um Sargo jogo à água, morto é claro! Em que é que isto protege a espécie? Com redes, aparelhos, arrastões parece não haver problema, as espécies estão protegidas....Vamos construir marinas e campos de golf que estes não têm impacto ambiental!
O descontentamento e revolta é grande entre os pescadores que fazem da pesca nesta zona o seu hobby e a aceitação desta portaria está muito longe de ser pacifica.Aguardemos por novos desenvolvimentos....
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

dpeneireiro Escreveu:Já agora, gostaria de saber mais ácerca da comissão que estão a organizar e a forma de me fazer sócio já que acredito que apenas da união de todos pode sair uma proposta de lei consistente e unanime.
Não é comissão é uma nova associação.

Hoje vão sair novidades, daqui a pouco, pelas 16h vou colocar no fórum dos Anúncios e Eventos um novo post, vai ser um comunicado e outras informações, depois coloco aqui a ligação para esse tópico.
Responder