Como o Humberto disse, é uma situação perigosa para se pescar, especialmente em pesqueiros na pedra e nas arribas.
Já na areia, o perigo é menor, desde que haja bastante espaço atrás. Deve-se deixar o material fora do alcance da água e estar devidamente vestido para não apanhar uma molha acidental.
Este fenómeno é mais vulgar nos meses frios mas pode acontecer em qualquer altura do ano. E é nas marés vivas (de Lua) que se acentua.
Decerto que já quase todos viveram a situação de, mesmo na praia, de repente surgir uma (ou várias) vaga ou onda maior que as outras e que leva tudo à frente, seja no subir ou descer da maré. E depois, a escoa (recúo da água) é normalmente muito forte. É portanto de ter muito cuidado.
Portanto, em caso de desconfiança, nada como observar o mar durante um bom bocado, já que estas situações às vezes ocorrem a espaços relativamente grandes de tempo. Maior cuidado se a maré estiver a subir e, após o cabeço da maré, mesmo depois de 1 hora a descer pode lá vir alguma desengalgada que lava tudo.
Previsões para isto, não conheço. Mas basta ver se o mar está com alguma força e a rebentação incerta para desconfiar, e então observar se há risco ou não.
Mar de enchidos
-
quicksilva
- Registado: sexta jun 23, 2006 2:49 pm
Mestre Ramiro, voçê tira o sentido ao provérbio "quem sabe faz, quem não sabe ensina". Boçê sabe, ensina e faz...
Obrigado Mestre Ramiro, pois se há coisa que respeito é o mar.
Custa-me ouvir histórias de companheiros que por lá ficam, e custa-me pensar nos que cá deixam.
Ando a praticar o "nunca vires as costas ao mar", mas as vezes a ganãncia é lixada. Um gajo sente um toque, e logo se apressa a iscar mesmo virando as costas ao mar. Mas tenho estudado melhor a disposição do material, primando pela segurança.

Obrigado Mestre Ramiro, pois se há coisa que respeito é o mar.
Custa-me ouvir histórias de companheiros que por lá ficam, e custa-me pensar nos que cá deixam.
Ando a praticar o "nunca vires as costas ao mar", mas as vezes a ganãncia é lixada. Um gajo sente um toque, e logo se apressa a iscar mesmo virando as costas ao mar. Mas tenho estudado melhor a disposição do material, primando pela segurança.
Ninguém nasce ensinado e o mar pode ser muito traiçoeiro. Quando digo traiçoeiro, isto é do nosso ponto de vista, porque o mar é o que é.
Cuidado e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
E fazes bem nunca virares costas ao mar, especialmente em pesqueiros na pedra e com pouco espaço de manobra. Pessoalmente já passei por alguns cagaços, e se alguns deles relembro a rir, outros nem por isso. E não convém tentar a sorte.
Cuidado e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém.
E fazes bem nunca virares costas ao mar, especialmente em pesqueiros na pedra e com pouco espaço de manobra. Pessoalmente já passei por alguns cagaços, e se alguns deles relembro a rir, outros nem por isso. E não convém tentar a sorte.
Olá amigo Ramiro!!!
Como dizes-te e muito bem, primeiro os deveres depois os prazeres....
Ando numa altura um cadito conturbanda em varios aspectos, mas nada de muito grave... mas melhores dias viram
!!
Ja ando com saudatitas de uma pescariazita de barco confesso, mas para tirar o viçio ja foi fazer uma pescaria uma á boia, apesar do resultado nao ser por ai além... deu para uma refeiçao
Abraço
Como dizes-te e muito bem, primeiro os deveres depois os prazeres....
Ando numa altura um cadito conturbanda em varios aspectos, mas nada de muito grave... mas melhores dias viram
Ja ando com saudatitas de uma pescariazita de barco confesso, mas para tirar o viçio ja foi fazer uma pescaria uma á boia, apesar do resultado nao ser por ai além... deu para uma refeiçao
Abraço
Com que então ENCHIDOS hein
Em Sesimbra é costume dizer-se "Mar de ensia"
Já junto à costa diz-se "CHIO" do tipo "Tá Chio na borda d'agua"
É realmente para ter cuidado pois o mar tem muita força e é constante, repetitivo, e rápido. Nota-se os Barcos a mexer muito e o mar a bater consecutivamente contra a rocha.
Dizia o poeta:
Praia Mar, praia mar, praia mar do Mar Morto,
Baixa Mar, Baixa Mar, baixa mar pai a outro...
Em Sesimbra é costume dizer-se "Mar de ensia"
Já junto à costa diz-se "CHIO" do tipo "Tá Chio na borda d'agua"
É realmente para ter cuidado pois o mar tem muita força e é constante, repetitivo, e rápido. Nota-se os Barcos a mexer muito e o mar a bater consecutivamente contra a rocha.
Dizia o poeta:
Praia Mar, praia mar, praia mar do Mar Morto,
Baixa Mar, Baixa Mar, baixa mar pai a outro...
Só mais uma dica quando da observação do mar vão reparar que quando o mar está de enchio se vê espuma por cima da agua já um pouco afastada da costa e aí muito cuidado pois ele vai de vez enquando chegar a onde nós não pensavá-mos que poderia chegar, já me aconteceu várias vezes ter que andar a correr atrás dos tarecos pela praia fora.