Fixação de star-lights nas montagens
Re: Fixação de star-lights nas montagens
Dessa não sabia eu que era proibido o uso de starlight's
É para mim uma novidade.
Por aqui no Porto não conheço ninguém que pesque à bóia e não use.
Em situação nenhuma é permitida a sua utilização?
É para mim uma novidade.
Por aqui no Porto não conheço ninguém que pesque à bóia e não use.
Não são permitidos nos aparelhos, nas baixadas por forma a serem atractivos ou chamarizes. Nas bóias e ponteiras de canas já são, tal como em toneiras.007kil Escreveu:Dessa não sabia eu que era proibido o uso de starlight's
É para mim uma novidade.

PedrasSalgadas Escreveu:Não são permitidos nos aparelhos, nas baixadas por forma a serem atractivos ou chamarizes. Nas bóias e ponteiras de canas já são, tal como em toneiras.007kil Escreveu:Dessa não sabia eu que era proibido o uso de starlight's
É para mim uma novidade.
Obrigado amigo PedrasSalgadas
Assim já estou mais esclarecido
-
- Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm
O interessante nesta discussão, no meu ponto de vista, é a informação por parte de revistas da especialidade que fomentam o incumprimento da lei portuguesa, ao traduzir e não adequar os trabalhos realizados ( e bem realizados ) pelos "nuestros hermanos", parece-me muito irresponsável uma situação destas e cabe-nos a nós, consumidores finais, fazer a selecção das revistas que compramos.SANTOSSILVA Escreveu:Na revista "MUNDO DA PESCA" de Fevereiro pf,no artigo sobre pesca aos gorazes sugeresse a utilização de star-lights nqas montagens.
Peço uma dica quanto ao modo de fixação dos mesmos na montagem,pois não estou a imaginar como fazê-lo.![]()
Isto não é nacionalismo bacoco, é sim o respeito que merecem os consumidores portugueses, ao menos adquem os artigos á nossa realidade!
Quanto ao resto, sinceramente se usam ou não para mim é irrelevante, se cumprirem os limites de pescado não vejo problema nenhum, agora.... quando um barco trás centenas de quilos de gorazes...

Já agora... se não usassem o carreto eléctrico, puxar 10 anzóis á broa... isso é que era linnnnnnnnndo, isso sim é que é de homem, não de gajos que vestem calças!!!

Segundo a lei:
Definições de luminoso ou luminosa:
http://pt.wiktionary.org/wiki/luminoso
que irradia ou reflete luz; brilhante
iluminado
http://www.priberam.pt
que dá luz própria;
brilhante;
Luminosidade - Qualidade do que é luminoso, Quantidade de luz.
Segundo a maioria das interpretações os starlights são fontes luminosas, logo não podem ser utilizados na montagem, eu levo a interpretação mais além, se isso é verdade (e parece-me que sim), se não podemos utilizar starlights nas montagens porque são fontes luminosas então também não podemos usar as pérolas (luminosas) e alguns anzóis (luminosos).
Nada melhor do que verem em inglês Fontes de Luz (as nossas fontes luminosas):
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_li ... t_chemical
Principalmente a parte de luzes químicas, onde há três possibilidades:
Chemoluminescence (Lightsticks) - Os nosso amigos starlights
Fluorescence
Phosphorescence - Aqui entram as pérolas e os anzóis que têm de ser "carregados" para emitirem luz
Espero ter conseguido passar o meu ponto de vista. Se me multarem por usar starlight na montagem (que normalmente utilizo na pesca ao carapau), que teoricamente com a aberração de lei que temos podem fazer, terão de multar todos os pescadores que utilizam pérolas luminosas. É assim que vejo as coisas.
Que saudades do mar manso para fazer uma pesca ao carapau.

Por isso é claro que se pode utilizar starlights como indicadores de bóias.A utilização de fontes luminosas é permitida na pesca lúdica exercida com toneiras, bem como em indicadores de bóias.
Definições de luminoso ou luminosa:
http://pt.wiktionary.org/wiki/luminoso
que irradia ou reflete luz; brilhante
iluminado
http://www.priberam.pt
que dá luz própria;
brilhante;
Luminosidade - Qualidade do que é luminoso, Quantidade de luz.
Segundo a maioria das interpretações os starlights são fontes luminosas, logo não podem ser utilizados na montagem, eu levo a interpretação mais além, se isso é verdade (e parece-me que sim), se não podemos utilizar starlights nas montagens porque são fontes luminosas então também não podemos usar as pérolas (luminosas) e alguns anzóis (luminosos).
Nada melhor do que verem em inglês Fontes de Luz (as nossas fontes luminosas):
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_li ... t_chemical
Principalmente a parte de luzes químicas, onde há três possibilidades:
Chemoluminescence (Lightsticks) - Os nosso amigos starlights
Fluorescence
Phosphorescence - Aqui entram as pérolas e os anzóis que têm de ser "carregados" para emitirem luz
Espero ter conseguido passar o meu ponto de vista. Se me multarem por usar starlight na montagem (que normalmente utilizo na pesca ao carapau), que teoricamente com a aberração de lei que temos podem fazer, terão de multar todos os pescadores que utilizam pérolas luminosas. É assim que vejo as coisas.

A meu ver pior que os artigos nas revistas, é o material nas prateleiras.rui valerio Escreveu:Isto não é nacionalismo bacoco, é sim o respeito que merecem os consumidores portugueses, ao menos adquem os artigos á nossa realidade!
Nas lojas de pesca existem um sem número de objectos que segundo a lei em vigor não podem ser utilizados, como exemplo posso dar as Montagens para carapau.
Isso para mim é muito grave, muitos dos que se estão a iniciar provavelmente não conhecem a lei a 100%, se está à venda numa loja de pesca, certamente não lhes vai passar pela cabeça que a utilização daquele material é ilegal em Portugal.

-
- Registado: sexta jan 11, 2008 7:13 pm
Caros companheiros:
O meu obrigado a todos que me responderam.
A minha conclusão:
Os starlight serão ilegais e as missangas fluorescentes serão legais,pois não as considero fontes luminosas,ao contrário daqueles.
Quanto usar ou não,cada um sabe de si
.
O meu obrigado a todos que me responderam.
A minha conclusão:
Os starlight serão ilegais e as missangas fluorescentes serão legais,pois não as considero fontes luminosas,ao contrário daqueles.
Quanto usar ou não,cada um sabe de si

O teu ponto de vista, a nível de retórica, até pode ser considerado. Mas... há sempre um mas, se aprofundarmos essa retórica podes perfeitamente distinguir uma coisa que é fonte de luz e outra que é fluorescente, fosforescente ou até fotoluminescente, já que estas últimas não possuem fonte própria de luz mas apenas reagem quando submetidas à luz.paulo Escreveu:Chemoluminescence (Lightsticks) - Os nosso amigos starlights
Fluorescence
Espero ter conseguido passar o meu ponto de vista.
Mas pronto, como disse e bem o amigo Santos Silva, cada um sabe de si.