Fixação de star-lights nas montagens

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fixação de star-lights nas montagens"
na nova versão do site.

007kil
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Re: Fixação de star-lights nas montagens

Mensagem por 007kil »

Dessa não sabia eu que era proibido o uso de starlight's
É para mim uma novidade.
Por aqui no Porto não conheço ninguém que pesque à bóia e não use.
Em situação nenhuma é permitida a sua utilização?
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

007kil Escreveu:Dessa não sabia eu que era proibido o uso de starlight's
É para mim uma novidade.
Não são permitidos nos aparelhos, nas baixadas por forma a serem atractivos ou chamarizes. Nas bóias e ponteiras de canas já são, tal como em toneiras. :join:
007kil
Registado: terça dez 12, 2006 5:05 pm

Mensagem por 007kil »

PedrasSalgadas Escreveu:
007kil Escreveu:Dessa não sabia eu que era proibido o uso de starlight's
É para mim uma novidade.
Não são permitidos nos aparelhos, nas baixadas por forma a serem atractivos ou chamarizes. Nas bóias e ponteiras de canas já são, tal como em toneiras. :join:

Obrigado amigo PedrasSalgadas

Assim já estou mais esclarecido
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

SANTOSSILVA Escreveu:Na revista "MUNDO DA PESCA" de Fevereiro pf,no artigo sobre pesca aos gorazes sugeresse a utilização de star-lights nqas montagens.
Peço uma dica quanto ao modo de fixação dos mesmos na montagem,pois não estou a imaginar como fazê-lo. :?: :?:
O interessante nesta discussão, no meu ponto de vista, é a informação por parte de revistas da especialidade que fomentam o incumprimento da lei portuguesa, ao traduzir e não adequar os trabalhos realizados ( e bem realizados ) pelos "nuestros hermanos", parece-me muito irresponsável uma situação destas e cabe-nos a nós, consumidores finais, fazer a selecção das revistas que compramos.

Isto não é nacionalismo bacoco, é sim o respeito que merecem os consumidores portugueses, ao menos adquem os artigos á nossa realidade!

Quanto ao resto, sinceramente se usam ou não para mim é irrelevante, se cumprirem os limites de pescado não vejo problema nenhum, agora.... quando um barco trás centenas de quilos de gorazes... :grrr2: :moca: :moca:

Já agora... se não usassem o carreto eléctrico, puxar 10 anzóis á broa... isso é que era linnnnnnnnndo, isso sim é que é de homem, não de gajos que vestem calças!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Segundo a lei:
A utilização de fontes luminosas é permitida na pesca lúdica exercida com toneiras, bem como em indicadores de bóias.
Por isso é claro que se pode utilizar starlights como indicadores de bóias.

Definições de luminoso ou luminosa:

http://pt.wiktionary.org/wiki/luminoso

que irradia ou reflete luz; brilhante
iluminado

http://www.priberam.pt

que dá luz própria;
brilhante;

Luminosidade - Qualidade do que é luminoso, Quantidade de luz.

Segundo a maioria das interpretações os starlights são fontes luminosas, logo não podem ser utilizados na montagem, eu levo a interpretação mais além, se isso é verdade (e parece-me que sim), se não podemos utilizar starlights nas montagens porque são fontes luminosas então também não podemos usar as pérolas (luminosas) e alguns anzóis (luminosos).

Nada melhor do que verem em inglês Fontes de Luz (as nossas fontes luminosas):

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_li ... t_chemical

Principalmente a parte de luzes químicas, onde há três possibilidades:

Chemoluminescence (Lightsticks) - Os nosso amigos starlights
Fluorescence
Phosphorescence - Aqui entram as pérolas e os anzóis que têm de ser "carregados" para emitirem luz

Espero ter conseguido passar o meu ponto de vista. Se me multarem por usar starlight na montagem (que normalmente utilizo na pesca ao carapau), que teoricamente com a aberração de lei que temos podem fazer, terão de multar todos os pescadores que utilizam pérolas luminosas. É assim que vejo as coisas.

:boss: :boss: :boss: Que saudades do mar manso para fazer uma pesca ao carapau. :boss: :boss: :boss:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

rui valerio Escreveu:Isto não é nacionalismo bacoco, é sim o respeito que merecem os consumidores portugueses, ao menos adquem os artigos á nossa realidade!
A meu ver pior que os artigos nas revistas, é o material nas prateleiras.

Nas lojas de pesca existem um sem número de objectos que segundo a lei em vigor não podem ser utilizados, como exemplo posso dar as Montagens para carapau.

Isso para mim é muito grave, muitos dos que se estão a iniciar provavelmente não conhecem a lei a 100%, se está à venda numa loja de pesca, certamente não lhes vai passar pela cabeça que a utilização daquele material é ilegal em Portugal. :moca:
SANTOSSILVA
Registado: sexta jan 11, 2008 7:13 pm

Mensagem por SANTOSSILVA »

Caros companheiros:
O meu obrigado a todos que me responderam.
A minha conclusão:
Os starlight serão ilegais e as missangas fluorescentes serão legais,pois não as considero fontes luminosas,ao contrário daqueles.
Quanto usar ou não,cada um sabe de si :music: :music: .
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

paulo Escreveu:Chemoluminescence (Lightsticks) - Os nosso amigos starlights
Fluorescence
Phosphorescence - Aqui entram as pérolas e os anzóis que têm de ser "carregados" para emitirem luz

Espero ter conseguido passar o meu ponto de vista.
O teu ponto de vista, a nível de retórica, até pode ser considerado. Mas... há sempre um mas, se aprofundarmos essa retórica podes perfeitamente distinguir uma coisa que é fonte de luz e outra que é fluorescente, fosforescente ou até fotoluminescente, já que estas últimas não possuem fonte própria de luz mas apenas reagem quando submetidas à luz.
Mas pronto, como disse e bem o amigo Santos Silva, cada um sabe de si. :beer:
Responder