Gostava de ver abordado neste tópico o assunto dos anzois.
Sou novo aqui no forum e andei a dar uma vista de olhos e li algumas coisas sobre anzois.
Tambem tenho algumas duvidas e queria diversas opiniões.
Eu uso normalmente anzois entre o nº2 e o nº6. (Tenho o nº1 mas uso apenas na costa, a pescar mesmo em cima da pedra.)
Por norma o que dá mais resultado é o nº4 e o nº6.
Eu pesco com dois anzois apenas e com destorcedor no anzol, e só ás vezes.
Comecei por pescar com três anzois mas era muito trabalho e tinha de ter muito trabalho a mudar tudo.
Usava tambem fio muito fino e com aguagem enrrolava-se bastante e fazia nós.
Usava apenas nós de azelha na madre para os estralhos e tambem para a chumbada.
Agora uso destorcedor na chumbada, e por vezes um destorcedor triplo para o primeiro estralho, e segundo tambem.
O tamanho e o modelo de anzol de anzol é importante pois já experimentei mudar apenas o feitio do anzol, sem mudar o tamanho e resulta.
Outras vezes tenho de mudar o tamanho. Os anzois que mais uso são de aste curta, por vezes dificeis de encontrar.
Já agora, pesco aos diversos, na zona de Setúbal, entre os 18m e os 50m.
Safias, choupas, sargos são o prato do dia, os parguetes e as bicas, uma ou dois por dia. Ainda não apanhei assim nenhum troféu com mais de dois kilos. Mas vou apanhando uns peixitos.
O que queria ouvir/ler da vossa parte era que tipo de anzol usam, em que circunstancias, aguagem, se a água está luza, com que isco, no anzol de cima ou de baixo,etc.
Anzois na embarcada
-
karva
Re: Anzois na embarcada
Viva motinhamotinha Escreveu:Gostava de ver abordado neste tópico o assunto dos anzois.
Sou novo aqui no forum e andei a dar uma vista de olhos e li algumas coisas sobre anzois.
Tambem tenho algumas duvidas e queria diversas opiniões.
Eu uso normalmente anzois entre o nº2 e o nº6. (Tenho o nº1 mas uso apenas na costa, a pescar mesmo em cima da pedra.)
Por norma o que dá mais resultado é o nº4 e o nº6.
Eu pesco com dois anzois apenas e com destorcedor no anzol, e só ás vezes.
Comecei por pescar com três anzois mas era muito trabalho e tinha de ter muito trabalho a mudar tudo.
Usava tambem fio muito fino e com aguagem enrrolava-se bastante e fazia nós.
Usava apenas nós de azelha na madre para os estralhos e tambem para a chumbada.
Agora uso destorcedor na chumbada, e por vezes um destorcedor triplo para o primeiro estralho, e segundo tambem.
O tamanho e o modelo de anzol de anzol é importante pois já experimentei mudar apenas o feitio do anzol, sem mudar o tamanho e resulta.
Outras vezes tenho de mudar o tamanho. Os anzois que mais uso são de aste curta, por vezes dificeis de encontrar.
Já agora, pesco aos diversos, na zona de Setúbal, entre os 18m e os 50m.
Safias, choupas, sargos são o prato do dia, os parguetes e as bicas, uma ou dois por dia. Ainda não apanhei assim nenhum troféu com mais de dois kilos. Mas vou apanhando uns peixitos.
O que queria ouvir/ler da vossa parte era que tipo de anzol usam, em que circunstancias, aguagem, se a água está luza, com que isco, no anzol de cima ou de baixo,etc.
Eu pesco com 3 anzois e utilizo os modelos Chinus e os Maruseigos, quase todas as marcas conhecidas tem estes modelos.
Os números vão desde o n.º 4/0 (para os grandes) ao n.º 4 (para os diversos). Levo comigo sempre várias montagens com diferentes tamanhos de anzois e diferentes espessuras de linhas nas madres e nos estralhos, depois lá no local o mar e o peixe é que mandam. Quanto à aguagem e à água lusa isso tem mais a ver com o diãmetro das linhas que se deve usar do que os anzóis. Quanto mais clara a água mais fina a linha. Outra coisa é se estiver aguagem e como diz os estralho enrolarem é porque se calhar estão muito compridos ou como não usa ou usava destorcedores o estralho não rodava e enrolava.
Os iscos são os que se costuma utilizaer na zona, por exemplo aí na zona de Setúbal pesca muito, entre outros iscos, com Bomboca e Ameijola já que dão bons resultados, já se for para Peniche é a ameijoa branca e o berbigão que resultam melhor. Mas em qualquer zona o camarão e a sardinha são cartas.
Pode dar uma vista de olhos por este tópico AQUI porque tem lá desenhos de algumas montagens que o pessoal utiliza.
Mais alguma dúvia disponha.
Ab
Paulo karva
- pedro galiar
- Registado: sábado abr 05, 2008 2:34 pm
comcordo plenamente contigo amigo karva =D> =D> =D>
excepto so quero dizer k o anzol pequeno, tambem apanha grandes
eu uzo sasame ou mustad mas isso sao gostos

excepto so quero dizer k o anzol pequeno, tambem apanha grandes
eu uzo sasame ou mustad mas isso sao gostos
-
caparica
Normalmente em Setúbal uso um anzol que eu considero assassino para as safias e para as choupas que é o pescoço de cavalo da mustad nº2 e 3
, quando é a para bicharada maior pesco com os hayabusa quase sempre com o mesmo modelo só muda o tamanho, não me lembro é a referência.

-
PedrasSalgadas
Boas Pedropedro galiar Escreveu:eu uzo sasame ou mustad mas isso sao gostos
Da sasame quais são as referências que usas para a embarcada.
Ab
Manel
O que eu uso.
Para embarcada:
Trabucco Samurai refª. 535 B, tamanho 2,4 e 6(Carbono). Os mais usados.
Vega Tungsténio refª. 9483, tamanho ???( talvez 2) mas de aste curta.
Vega Tungsténio refª. 9624, tamanho ???( talvez 1/0) , retorcido.
Trabucco Samurai refª. 9000 N, tamanho 3/0 , retorcidos, aste media.
Mustad refª. 1183 Hi Carbon tamanho 4 e 6, aste curta. Os mais usados.
Para a pedra:
Mustad ref.ª 533 E, tamanho 1 e 2, ás vezes enrocha, entorta mas não parte. O alicate concerta.
Tambem uso uns da plaway mas já parti alguns e não me inspira confiança.
Quando o peixe mama mas não engole, mudo para uns dos outros.
Para linguado e afins uso tamanho 6 ou 8 de uma marca qualquer, normalmente vega ou trabucco.
Estas três marcas são as que eu mais uso e não mudei ainda porque me adaptei e não me apeteceu.
Mas qualquer dia experimento outras marcas/feitios/tamanho.
Para embarcada:
Trabucco Samurai refª. 535 B, tamanho 2,4 e 6(Carbono). Os mais usados.
Vega Tungsténio refª. 9483, tamanho ???( talvez 2) mas de aste curta.
Vega Tungsténio refª. 9624, tamanho ???( talvez 1/0) , retorcido.
Trabucco Samurai refª. 9000 N, tamanho 3/0 , retorcidos, aste media.
Mustad refª. 1183 Hi Carbon tamanho 4 e 6, aste curta. Os mais usados.
Para a pedra:
Mustad ref.ª 533 E, tamanho 1 e 2, ás vezes enrocha, entorta mas não parte. O alicate concerta.
Tambem uso uns da plaway mas já parti alguns e não me inspira confiança.
Quando o peixe mama mas não engole, mudo para uns dos outros.
Para linguado e afins uso tamanho 6 ou 8 de uma marca qualquer, normalmente vega ou trabucco.
Estas três marcas são as que eu mais uso e não mudei ainda porque me adaptei e não me apeteceu.
Mas qualquer dia experimento outras marcas/feitios/tamanho.
-
cesar silva
- Registado: sábado fev 06, 2010 8:59 pm
Gostava de encontrar este tipo de anzol mustad 328082BLN..Podem me ajudar?