Chumbada encostada ao anzol
- somaesegue
- Registado: domingo out 05, 2008 9:09 pm
Re: Chumbada encostada ao anzol
Boas
Na próxima ida aos sargos ao Outão vou experimentar esta técnica, mas como a corrente é forte será que vai funcionar?? pois penso que com a força da água a chumbada vai ficar encostada ao anzol e julgo que o pretendido é a linha ficar solta, ou será que só funciona em pesqueiros com muitas rochas em que a chumbada fica em cima das pedras.
Bem quando experimentar dou noticias.
Abraço
Na próxima ida aos sargos ao Outão vou experimentar esta técnica, mas como a corrente é forte será que vai funcionar?? pois penso que com a força da água a chumbada vai ficar encostada ao anzol e julgo que o pretendido é a linha ficar solta, ou será que só funciona em pesqueiros com muitas rochas em que a chumbada fica em cima das pedras.
Bem quando experimentar dou noticias.
Abraço
A corrente é que ajuda a trabalhar, com pouca corrente é que normalmente a oliva tem mais tendência em encostar.somaesegue Escreveu:Na próxima ida aos sargos ao Outão vou experimentar esta técnica, mas como a corrente é forte será que vai funcionar??
A ideia é utilizar a oliva o mais leve possível, de forma a que o isco consiga afundar. Eu normalmente ando entre as 4gr e as 10gr, 10gr é com mar já bastante mexido.
Boas noites a todos
Já tenho utilizado esta técnica que aqui se descreve mas ultimamente virei-me para o surfcasting tradicional, da areia... é mais descansado e mais relaxante...
Seja como for, estava a pensar numa variação desta técnica: o que me dizem a combinar uma rabeira tradicional do surfcasting com 2-3 metros com uma oliva de 10 g e o anzol iscado na ponta? Se calhar aproveitava-se o melhor das duas técnicas: o alcance do surfcasting com a iscada a roçar no chão como o sargo gosta (acho eu...)
Como às vezes se usam flutuadores para levantar a iscada porque não usar chumbada para a baixar? Digam o que vos parece esta ideia amalucada... talvez a experimente neste fim de semana se a chuva deixar...
Um abraço
André
Já tenho utilizado esta técnica que aqui se descreve mas ultimamente virei-me para o surfcasting tradicional, da areia... é mais descansado e mais relaxante...
Seja como for, estava a pensar numa variação desta técnica: o que me dizem a combinar uma rabeira tradicional do surfcasting com 2-3 metros com uma oliva de 10 g e o anzol iscado na ponta? Se calhar aproveitava-se o melhor das duas técnicas: o alcance do surfcasting com a iscada a roçar no chão como o sargo gosta (acho eu...)
Como às vezes se usam flutuadores para levantar a iscada porque não usar chumbada para a baixar? Digam o que vos parece esta ideia amalucada... talvez a experimente neste fim de semana se a chuva deixar...
Um abraço
André
-
- Registado: quinta jan 01, 2009 4:04 pm
Se formos pela lógica da técninca penso que sim adrefer, mas se precisas utilizar flutuadores é porque anda caranguejo no fundo a comer a isca, se puseres a oliva o caranguejo agradeceandrefer Escreveu:Boas noites a todos
Um abraço
André

Boas pescarias.
Apesar do lapso temporal, vou também pronunciar-me sobre este assunto e criar mais polémica.
Para começar vou dizer que utilizo duas olivas na pesca à bóia fixa, que faço apeado em mar.
Na pesca com o pião, utiliza-se a oliva num estralho comprido, com três metros ou mais.
Eu na pesca com bóia fixa, utilizo uma oliva no estralho, que terá entre 1 a 1,5 metros de comprido.
Depois também utilizo outra oliva na linha do carreto, conforme passo a explicar, na linha do carreto, a qual liga a um destrocedor, que por sua vez liga ao estralho, fio mais fino.
No fio do carreto tenho a bóia fixa, a oliva, um pouco de silicone para servir de batente e um chumbo fixo, este junto ao destrocedor.
Por exemplo num bóia de 20 gramas, utilizo uma oliva de 10 gramas e um chumbo fixo de 4,5 gramas, no fio do carreto e no estralho uma oliva de 3 gramas.
Ora bem, a sensibilidade passa a ser maior, porque na realidade o peixe só puxa 4,5 gramas, mais coisa menos coisa, dado que o restante corre nos fios.
Acrescento, que não me queixo dos resultados e tanto apanho sargos, como robalos, cavalas e até carapaus, além doutros peixes que para aqui não interessam, como bogas e salemas.
Façam a experiência e depois digam algo.
Boa continuação.
Apesar do lapso temporal, vou também pronunciar-me sobre este assunto e criar mais polémica.
Para começar vou dizer que utilizo duas olivas na pesca à bóia fixa, que faço apeado em mar.
Na pesca com o pião, utiliza-se a oliva num estralho comprido, com três metros ou mais.
Eu na pesca com bóia fixa, utilizo uma oliva no estralho, que terá entre 1 a 1,5 metros de comprido.
Depois também utilizo outra oliva na linha do carreto, conforme passo a explicar, na linha do carreto, a qual liga a um destrocedor, que por sua vez liga ao estralho, fio mais fino.
No fio do carreto tenho a bóia fixa, a oliva, um pouco de silicone para servir de batente e um chumbo fixo, este junto ao destrocedor.
Por exemplo num bóia de 20 gramas, utilizo uma oliva de 10 gramas e um chumbo fixo de 4,5 gramas, no fio do carreto e no estralho uma oliva de 3 gramas.
Ora bem, a sensibilidade passa a ser maior, porque na realidade o peixe só puxa 4,5 gramas, mais coisa menos coisa, dado que o restante corre nos fios.
Acrescento, que não me queixo dos resultados e tanto apanho sargos, como robalos, cavalas e até carapaus, além doutros peixes que para aqui não interessam, como bogas e salemas.
Boa continuação.

- leao marinho
- Registado: quinta mai 07, 2009 1:49 pm
Se o Amigo Talivâ lê-se o topico o msmo refere-se como pesca há chumbadinha.TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.
Boa continuação.

LeaoMarinho
Pois é até tem razão, o tópico inicial refere-se a chumbadinha, mas a mensagem do Taliban acerescenta informação ao tópico já que fala de outra utilização que se pode dar às olivas. Ou seja foi acrescentada informação, informação essa provavelmente útil para muitos utilizadores do site.leao marinho Escreveu: Se o Amigo Talivâ lê-se o topico o msmo refere-se como pesca há chumbadinha.![]()
![]()
LeaoMarinho
Acerca da utilidade da sua mensagem, por sinal 2ª mensagem neste fórum, já não posso dizer o mesmo.

Boas pescarias.
O Zumbrax também diz: "Comentem esta situação, pois acho ridiculo o peixe picar no anzol e ter mesmo a chumbada em cima.", talvez eu não tenha feito um comentário, mas dado eu utilizar os dois métodos numa só pesca, os quais foram referidos em parágrafos diferentes pelo Zumbrax, motivo pelo qual me levou a dizer algo sobre o assunto e com se diz na gíria, isto é "um dois em um", este sim pode ser um comentário, uma alusão ou uma explicação, nada mais do que isso.
Também conheço pescadores de bóia fixa, que utilizam uma oliva no fio do carreto, a qual vai até ao destrocedor.
Na minha intervenção anterior disse: “Na pesca com o pião, utiliza-se a oliva num estralho comprido, com três metros ou mais.”, há talvez me tenha esquecido de dizer, que neste estralho corre uma oliva, até ao anzol.
Em relação à minha pessoa é precisamente o referido
Boa continuação.
A minha intervenção neste tópico deveu-se apenas ao facto de eu utilizar ambos os métodos aima indicados e a negrito, na pesca à bóia, conforme expliquei.zumbrax Escreveu: Boas,
Qual é o meu espanto que hoje ao ir comprar isco e dar dois dedos de conversa na loja de pesca, o tipo sai-se com uma que a chumbada tipo oliva é utilizada por um dos clientes dele que faz competição e a coloca a deslizar pela linha mas no empate, pelo que disse o tipo é assim que pescam ao sargo e com rezultados diz garantidos.
Só comentei da seguinte maneira. E apanham peixe? eu utilizo sim mas antes do empate por cima do destorcedor com um amortecimento para não comer o nó.
Comentem esta situação, pois acho ridiculo o peixe picar no anzol e ter mesmo a chumbada em cima.
Cumps.
J.M.
O Zumbrax também diz: "Comentem esta situação, pois acho ridiculo o peixe picar no anzol e ter mesmo a chumbada em cima.", talvez eu não tenha feito um comentário, mas dado eu utilizar os dois métodos numa só pesca, os quais foram referidos em parágrafos diferentes pelo Zumbrax, motivo pelo qual me levou a dizer algo sobre o assunto e com se diz na gíria, isto é "um dois em um", este sim pode ser um comentário, uma alusão ou uma explicação, nada mais do que isso.
Também conheço pescadores de bóia fixa, que utilizam uma oliva no fio do carreto, a qual vai até ao destrocedor.
Na minha intervenção anterior disse: “Na pesca com o pião, utiliza-se a oliva num estralho comprido, com três metros ou mais.”, há talvez me tenha esquecido de dizer, que neste estralho corre uma oliva, até ao anzol.
Em relação à minha pessoa é precisamente o referido
, pelo The Boss e por aqui me fico.paulo Escreveu:Pois é até tem razão, o tópico inicial refere-se a chumbadinha, mas a mensagem do Taliban acerescenta informação ao tópico já que fala de outra utilização que se pode dar às olivas. Ou seja foi acrescentada informação, informação essa provavelmente útil para muitos utilizadores do site.leao marinho Escreveu: Se o Amigo Talivâ lê-se o topico o msmo refere-se como pesca há chumbadinha.![]()
![]()
LeaoMarinho
Acerca da utilidade da sua mensagem, por sinal 2ª mensagem neste fórum, já não posso dizer o mesmo.![]()
Boa continuação.