Ramiro Escreveu:Empate ao contrário. Ferrando o peixe, o peso praticamente coloca o anzol na posição "correcta" enquanto se puxa/recupera. E também se pode usar 2 anzóis... 1 empatado normalmente e outro (mais acima) invertido. Faz belas (e eficazes) iscadas de anelídeos.Pauloartur Escreveu: estar a usar o anzol de maneira invertida
Pronto, já está explicado
Eu tomei a iniciativa de tentar pescar assim, pois ao ver como os peixes de maior porte que se alimentam no fundo dos meus aquários, reparei que eles se punham de lado ou seja paralelos ao fundo, para abocanhar a comida. Assim pensei que se inverte-se o empate, ao puxar para ferrar o anzol se tornaria mais eficaz, pois o atrito da agua, com o puxar do isco pelo peixe, o anzol funciona tipo alavanca e não como arrasto. A conclusão que tirei para já na pratica foi que ao sentir o peixe ao morder o isco, e ao lanço para o ferrar é mais eficaz em cerca de 80% das situações. Também conclui até agora que existe uma maior probabilidade do anzol ficar preso no fundo
Todo o peixe marisqueiro, ou que se alimenta desenterrado o lodo ou areia toma a posição paralela ao fundo para se alimentar e desenterrar o alimento, digo isto não numa base cientifica, mas sim por mera observação do comportamento dos peixes principalmente em cativeiro.
A titulo de curiosidade, ontem da parte da manhã na Ria, os pescadores que estavam todos a minha volta só reclamavam que o peixe estava a comer de faca e garfo, pois não conseguiam ferrar nenhum, e eu ali no meio era só a cana tremer, ferrar e trazer o peixe.
PS : Agora chamem-me maçarico que não sabe empatar anzóis, só porque os empato de maneira invertida
Abraço
Paulo Silva