Diário Apeado .

... para pescadores, caçadores e outros mentirosos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Diário Apeado ."
na nova versão do site.

Pauloartur
Registado: quarta out 01, 2008 8:06 pm

Re: Diário Apeado .

Mensagem por Pauloartur »

Ramiro Escreveu:
Pauloartur Escreveu: estar a usar o anzol de maneira invertida
Empate ao contrário. Ferrando o peixe, o peso praticamente coloca o anzol na posição "correcta" enquanto se puxa/recupera. E também se pode usar 2 anzóis... 1 empatado normalmente e outro (mais acima) invertido. Faz belas (e eficazes) iscadas de anelídeos. :wink:

Pronto, já está explicado :) Não é preciso fazer nenhum desenho .

Eu tomei a iniciativa de tentar pescar assim, pois ao ver como os peixes de maior porte que se alimentam no fundo dos meus aquários, reparei que eles se punham de lado ou seja paralelos ao fundo, para abocanhar a comida. Assim pensei que se inverte-se o empate, ao puxar para ferrar o anzol se tornaria mais eficaz, pois o atrito da agua, com o puxar do isco pelo peixe, o anzol funciona tipo alavanca e não como arrasto. A conclusão que tirei para já na pratica foi que ao sentir o peixe ao morder o isco, e ao lanço para o ferrar é mais eficaz em cerca de 80% das situações. Também conclui até agora que existe uma maior probabilidade do anzol ficar preso no fundo :( mas compensa a nível de ferragens com sucesso .
Todo o peixe marisqueiro, ou que se alimenta desenterrado o lodo ou areia toma a posição paralela ao fundo para se alimentar e desenterrar o alimento, digo isto não numa base cientifica, mas sim por mera observação do comportamento dos peixes principalmente em cativeiro.

A titulo de curiosidade, ontem da parte da manhã na Ria, os pescadores que estavam todos a minha volta só reclamavam que o peixe estava a comer de faca e garfo, pois não conseguiam ferrar nenhum, e eu ali no meio era só a cana tremer, ferrar e trazer o peixe.

PS : Agora chamem-me maçarico que não sabe empatar anzóis, só porque os empato de maneira invertida :)

Abraço
Paulo Silva
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

=D> ...uma boa técnica , sobretudo para as Bailas :wink:
Pauloartur

Pois afinal há muita gente a usar o anzol com o empate invertido :) e eu que nunca li nada sobre isso, nem aqui no Fórum, pensava que era uma mania minha e até tinha receio de falar para não ser gozado pela malta [-o< ainda me chamavam de murkum, maçarico, etc :) Hehehehe

Abraços
Paulo Silva
ABEL POLICIA
Utilizador Regular
Registado: sábado set 11, 2004 11:00 pm

Mensagem por ABEL POLICIA »

=D> =D> =D> =D> =D> Paulo , já te estou mesmo a ver um dia destes tu e o Manel ( pedras salgadas ) numa sessão de pesca ,a passarem o dia ou a noite a discursar sobre como , que anzois , que fios , que maneira se deve lançar etc etc ................. e depois o peixe ali á espera que vocês se decidam para ver que anzol onde de irem parar hehehehheheeh :lol: :lol: :lol: :-({|= :-({|= :-({|=

de qualquer forma ,uma coisa é certa , já deu para perceber que és um bom observador e bastante estudioso ou melhor dizendo um bom observador , o que concordo que seja a melhor opção para depois tirares bons resultados , afinal a lei da vida está diáriamente a ensinar-nos :wink: :wink: =D> =D> pescador 8) 8)
karva

Mensagem por karva »

Pauloartur Escreveu:Pois afinal há muita gente a usar o anzol com o empate invertido :) e eu que nunca li nada sobre isso, nem aqui no Fórum, pensava que era uma mania minha e até tinha receio de falar para não ser gozado pela malta [-o< ainda me chamavam de murkum, maçarico, etc :) Hehehehe

Abraços
Paulo Silva
Pois mas até era boa ideia fazeres aí um boneco, porque nem todas as pessoas entendem o que descreves e um desenho por vezes vale mais que muitas explicações... :wink:

Bom da minha parte e eu acima estava a brincar, uso esse empate numa montagem em tandem de dois anzois para iscar navalhas/canivetes inteiros para as douradas, em que o segundo anzol do lado da madre da montagem é empatada invertido. Isto permite criar dois pontos de ferragem.

Tenho algumas dúvidas sobre a eficácia desse empate invertido comparada com os empates normais, até porque nem todos os peixes comem, logo ferram da mesma maneira.

Ab
Pauloartur

karva Escreveu:
Pois mas até era boa ideia fazeres aí um boneco, porque nem todas as pessoas entendem o que descreves e um desenho por vezes vale mais que muitas explicações... :wink:

( ... )

Ab
Espero que já dê para entender, o desenho está em anexo .

Abraços
Paulo Silva
Anexos
Empate Invertido
Empate Invertido
Pauloartur

Geralmente uso com esta montagem que segue em anexo, variante simples da MONTAGEM RABEIRA .
Montagem Simples Rabeira
Montagem Simples Rabeira
Abraço
Paulo Silva
karva

Mensagem por karva »

Viva Paulo

Assim é melhor, já o pessoal vê o que é um empate invertido. =D> =D>

Agora só um pequeno aparte. Sabemos que conforme as regiões por vezes as coisas mudam de nomes e podem gerar confusão, aquilo que tu aí dás o nome de rabeira, é uma montagem com chumbada de correr.
A rabeira que até já tem dado titulos mundiais, á nossa selecção nacional de surfcasting e a alguns clubes, é mais ou menos isto:
Montagem surfcasting rabeirafinal.jpg
o estralho ou tenso como por aí também chamam varia de tamanho mais ou menos entre os 4 e os 10 metros e como se pode calcular é preciso muita técnica para o lançamento de uma montagem destas. :wink:

Ab
Responder