é é é é bicas ai para cima ja nao tenho de apanhar aqui uma xl que isto agora tem sido so pargos a ver se mudo a ementa depois deixo ir ai uma ou duas pro ramiro por um cheirinho
Aqui pros lados de Aveiro (e em particular próximo do fim das marés - enchente ou vazante) costumo ferrar tantas douradas como ferreiras, em particular com casulo. Trata-se de uma espécie tão saborosa quanto a dourada e, segundo me parece, um pouco menos desconfiada que a primeira; digo isto pois costuma ferrar de uma forma mais segura que a dourada. Tenho apanhado douradas só presas pelas "beiças" conquanto as ferreiras (por norma) engolem melhor. Os locais onde as tenho tirado são os seguintes: da meia laranja até ao local da chamada ponte de madeira; zona do forte (até ao barco Stº André e na Gafanga em frente às plataformas dos barcos de pesca (zona das secas).
Amado Escreveu:Aqui pros lados de Aveiro (e em particular próximo do fim das marés - enchente ou vazante) costumo ferrar tantas douradas como ferreiras, em particular com casulo.
Boas Amado
Não serão antes Choupas. Ferreiras ainda não vi, mas choupas já vi sair algumas.
Boas.
A ferreira é 1 peixe que deve estar em ia de extinção, porqu eu lembro-me nao há muitos anos,entre as choupas, alcorrazes, sargos iam saindo algumas também pelo sado, agora ultimamente não se noticia muito capturas desta especie.
È 1 peixe que tal como os alcorrazes, não cresce muito,sendo que irá até 1 kg maximo.
Se Não me engano o FLEX quando esteve de ferias pelo alentejo apanhou umas e das boas e fez referençia a isso.
Queria deixar uma correcão....
As ferreira pertençem á familia dos sargos e tenho quase a ceteza que não se enterram na areia como o ARTIC disse e em nada teem a ver com os Linguados, pois são espices totalemnte diferentes.
A dificuldade de as apanhar deve-se a posição da boca e pela maneira como pegam na isca e comem, pois assemelham-se realmente a maneira de comer das bicas,dos salmonetes etc.