Ferreiras

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ferreiras"
na nova versão do site.

karva

Re: Ferreiras

Mensagem por karva »

Sim cheguei a apanhar a pescar ao fundo, não era frequente, mas por vezes em certas condições de mar manso saiam.

Como não tenho ouvido falar em capturas em nenhuma zona do País lembrei-me de perguntar. No Algarve talvez devam sair algumas, naõ sei.

Aquilo também não tem valor comercial, daí talvez o facto de não aparecerem nos Supermercados ou Praças, é como as Bicas.

Ab
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

karva Escreveu:Sim cheguei a apanhar a pescar ao fundo, não era frequente, mas por vezes em certas condições de mar manso saiam.

Como não tenho ouvido falar em capturas em nenhuma zona do País lembrei-me de perguntar. No Algarve talvez devam sair algumas, naõ sei.

Aquilo também não tem valor comercial, daí talvez o facto de não aparecerem nos Supermercados ou Praças, é como as Bicas.

Ab
Olha que quando eu vi no Pingo Doce, se bem me lembro o preço de venda era idêntico ao dos sargos....

Então se as salemas e bogas aparecem #-o , as ferreiras e bicas não? :roll:

Voltando ao tema principal, qual a razão apontada para não haver capturas desta espécie?
karva

Mensagem por karva »

Tal como tu, eu também gosto de apreciar as bancadas de peixe nas praças, no entanto só vi e ouvi falar nas Bicas aqui no fórum, nunca vi á venda por exemplo.

As razões não sei, mas talvez tenham a ver com as temperaturas das águas, estado dos mares, rapagem dos fundos onde elas se alimentam (fundos de areia), etc. Elas têm uma forma de se alimentarem muito idêntica aos salmonetes, esgravetam os fundos de areia á procura de anelideos e bivalves.

Ab
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

nao será por ser uma especie dificil de capturar em redes,?? nao sei...digo eu, aqui no norte nunca vi disso :roll:
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

karva Escreveu:Aquilo também não tem valor comercial, daí talvez o facto de não aparecerem nos Supermercados ou Praças
Se fores ao mercado de Tavira, costuma ter. Leva é os bolsos bem aviados, que são mais caras que os sargos. :roll:
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

aranha Escreveu:nao será por ser uma especie dificil de capturar em redes,?? nao sei...digo eu, aqui no norte nunca vi disso :roll:

aqui por gaia já encontrei no hiper á venda bicas, mas pareciam besugos tal era o seu tamanho minorca :evil: :evil: :evil:
valtercosta72
Registado: sábado ago 19, 2006 2:23 pm

Mensagem por valtercosta72 »

Na praça cá em Setúbal às vezes aparecem para venda, tais como as bicas. Mas estas são de anzol..................................
artic118
Registado: segunda abr 07, 2008 6:03 pm

Mensagem por artic118 »

karva Escreveu:Sim cheguei a apanhar a pescar ao fundo, não era frequente, mas por vezes em certas condições de mar manso saiam.

Ab
tem razao, amigo Karva,...aqui pelos algarves ainda vao saindo umas quantas,.....falo da zona de albufeira,...é um peixo muito interessante de apanhar,..por vezes elas estao lá,...mas nem todos, se lembram de pescar,...da melhor forma de as apanhar,...a ferreira é um peixe que geralmente esta enterrado na areia, tipo linguado,...portante, se nao se arrastar a montagem pelo fundo nao é facil de apanhalas, podera sair uma ou duas,...mas nao mais,...em tempos aqui nestas praias, proximo de armaçao de pera,..era a encher baldes,..agora apanhei o ano passado um dia umas vinte e poucas,...algumas delas bons exemplares perto de 1kg,.....aqui começam á aparecer agora nesta altura até março,...melhor hora,...ao por do sol ou nascer,...meia maré,...isco,..minhoca da areia,...ou como voçes chamam ai pelo norte ,...linhagem,...tambem se apanha de barco,..junto á costa,...com o barco á deriva. :wink: :wink: :wink: :wink: :wink: :wink:
Responder