(Duvida) Pesca entre o Orbitur e S. Jacinto

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"(Duvida) Pesca entre o Orbitur e S. Jacinto"
na nova versão do site.

Gato

Re: (Duvida) Pesca entre o Orbitur e S. Jacinto

Mensagem por Gato »

Mickey1 Escreveu:
Humbfish Escreveu: Porquê também não sei, mas mal começa o dia a clarear elas começam a sair... :roll:
Ó Humberto então não sabes pq? Eu tenho uma teoria, não será pq a Ria á Noite é um Santuário de Safios???

É q já tivemos a experiência mesmo de dia que qd saiem safios, não será um bom dia de pesca ás Douradas, penso eu de q!
Acho um motivo mais que razoável. =D>
Mickey1

Mensagem por Mickey1 »

Gato Escreveu:
Mickey1 Escreveu:Acho um motivo mais que razoável. =D>
Os brothers em sintonia :mrgreen:

Já agora os Mestres q emitam a sua opinião não ficava mal [-o<
Gato

Mensagem por Gato »

Acho que faz todo o sentido...mesmo noutras situações de pesca sempre que esses meninos aparecem no pesqueiro os outros peixes abalam...
Humbfish
Registado: domingo mai 08, 2005 6:19 pm

Mensagem por Humbfish »

Mickey é provável que seja isso, mas com tanta dourada que deu este ano admira-me nenhuma se chegar ao anzol :roll: :mrgreen: digo eu...

Abraço,
Humberto.
Mickey1

Mensagem por Mickey1 »

Pois é Humberto, considero este facto das Douradas não comerem durante a noite na Ria de Aveiro um dos maiores enigmas daquele local ](*,) ...se calhar são vários os factores q originam esta situação, no entanto em conversa com o dono de uma casa de pesca local, foi-nos dito que em sessões de pesca nocturna á bóia com pilado, volta e meia levavam pancadas valentes q lhes desfaziam os caranguejos e acreditavam q fossem Douradas. Como já deves ter reparado na Curva da Rede, durante a noite aquilo tem lotação esgotada e estão a pescar com Pilado ás Douradas penso eu.
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Boas

A razão de ser não sei, mas verifiquei que em dias de pouca luminosidade, com céu encoberto ou águas muito tapadas, as douradas não comem e as capturas são meramente ocasionais, tal como de noite, pelo menos ao fundo. Talvez esse facto se relacione de algum modo com os hábitos alimentares das douradas naquele ambiente. Noutros locais, por ex. na Ria Formosa, já as apanhei a pescar de noite, mas tb obtive melhor resultados no mesmo local a pescar de dia.
Em meados de Setembro, num sábado caiu meio mundo na Ria de Aveiro, nós na Terceira Idade éramos bastantes, não havia espaço nem para mais uma cana, as águas estavam muito tapadas, e naquela "centena" de canas e durante mais de 3 horas não saiu mais do que dois ou três peixes.
A dourada não é um predador, vive muito encardumada e não tem hábitos de caça. Agora se teme os safios, tenho as minhas dúvidas, tb verifiquei que de dia, sempre que dá safios (samirros) dá faneca, que está na base da alimentação do safio. Os safios vêm atrás da faneca, e pela dimensão não têm dentes para uma dourada.
A alimentação das douradas na ria é constituída muito à base de bivalves, que tem que desenterrar, provavelmente de noite não se alimenta por hábito. Por exemplo, não apanhei nem uma a iscar com mexilhão ou lapa.

Ab
Manel
Mickey1

Mensagem por Mickey1 »

Ai está a opinião de um Mestre :mrgreen:, bem argumentada e com a qual tb não posso deixar de concordar :mrgreen:
karva

Mensagem por karva »

Mickey1 Escreveu:
Gato Escreveu:
Mickey1 Escreveu:Acho um motivo mais que razoável. =D>
Os brothers em sintonia :mrgreen:

Já agora os Mestres q emitam a sua opinião não ficava mal [-o<
A história dos Mestres é que estraga tudo, nem dá vontade de ajudar. [-X Adiante...

Bom, como na pesca não há certezas o melhor é falarmos em termos gerais, então no que respeita ás Douradas temos que como principio básico da espécie que elas adoram a luz solar.
É com o nascer do sol que a Dourada está mais activa, no entanto não se deve esquecer as horas mais quentes do dia ou o anoitecer, de noite a Dourada é pouco activa, desenvolvivendo alguma actiovidade em noites de Lua Cheia.

A desova da dourada realiza-se, mais ou menos, entre Novembro e Fevereiro, em águas com temperaturas não inferiores a 13°- C. O seu crescimento é feito no interior dos estuários ou lagoas, onde as águas estão povoadas de pequenas douradas, onde permanecerão até ao próximo Outono.À chegada do primeiro frio elas partem.
Cardumes, com espécies ainda jovens, procuram refúgio nas águas do mar, onde a maior profundidade as temperaturas são constantes e não sujeitas ao frio do inverno.

Posto isto de forma simples, embora não se possa afirmar que não se pescam douradas de noite a probabilidade de isso acontecer é menos frequente devido á característica da espécie ser muito pouco activa de noite. Claro que puderemos, como sempre, juntar outros factores que podenm fazer a diferença entre a pouca e/ou nenhuma actividade, como o exemplo de entrada de predadores na zona, etc.

Ab
Paulo karva
Responder