Pesca em Bissau
Pesca em Bissau
Olá gente.
Vou passar um mês e meio a Bissau e gostaria de saber se alguém sabe o que é que por lá se pesca e qual o material mais adequado.
Um abraço e boas pescarias.
Marafado
Vou passar um mês e meio a Bissau e gostaria de saber se alguém sabe o que é que por lá se pesca e qual o material mais adequado.
Marafado
Re: Pesca em Bissau
Olá MarafadoMarafado Escreveu:Olá gente.
Marafado
bem vindo ao Sítio, espero que te divirtas por cá e o melhor para isso seria passares no forum das primeiras participações http://www.pescador.com.pt/livre/viewforum.php?f=13 e fazeres a tua apresentação ao pessoal aqui do Sítio.
Ab e manda sempre
Manel
ajudava saber que tipo de pesca vai fazer
rio, mar
costa ou embarcada

Eu julgo que essa também é uma pergunta que ele faz a ele próprio!aranha Escreveu:ajudava saber que tipo de pesca vai fazerrio, mar
costa ou embarcada
![]()
![]()

Olá Marafado,
Para começar cuidado com o surto de cólera que por lá se faz sentir. Toma todos os cuidados.
Em relação á pesca, basicamente estás no Paraíso quer a pescar quer a caçar! Não há lojas de material de pesca pelo que te aconcelho que vás bem dotado de tudo o que precisas. Em relação a clubes há um clube no arquipélago dos Bijagós e lá podes fazer belas pescarias embarcadas, no entanto podes pescar em qualquer lugar, pois existem centenas de km's de praias desertas e cheias de bom peixe.
As águas são mornas, cheias de vida marinha e mto mto calmas!
Eu se estivesse neste momento na tua posição levava o material de pesca para o tipo de pesca que mais gostares pois lá há para todos os gostos, se apanhares um dia de tempestade podes até fazer um surf casting ligeiro, mas apenas se apanhares alguma tempestade (mto difícil de acontecer)!!
Diverte-te por lá! É uma terra de boa gente, de gente simples, alegre e infelizmente mto pobre!
A troco de mto pouco dinheiro podes alugar um barco com um pescador local e vais ver que não te arrependes, no final do dia deixa-o ficar com parte da pescaria pois vai sobrar para todos! E ele coitado vai-te ficar mto agradecido!
Tem apenas cuidado com a malária e com as águas, aconcelho-te a beberes água engarrafada apenas, sobretudo da marca Naturalis (é produzida pelo meu sogro hehehehehehehehehehhehehehe)!
Diverte-te por lá e faz amizades com a comunidade Portuguesa lá, vais ver que te vais sentir como que em casa!
Um grande abraço,
Ricardo Amaro
Para começar cuidado com o surto de cólera que por lá se faz sentir. Toma todos os cuidados.
Em relação á pesca, basicamente estás no Paraíso quer a pescar quer a caçar! Não há lojas de material de pesca pelo que te aconcelho que vás bem dotado de tudo o que precisas. Em relação a clubes há um clube no arquipélago dos Bijagós e lá podes fazer belas pescarias embarcadas, no entanto podes pescar em qualquer lugar, pois existem centenas de km's de praias desertas e cheias de bom peixe.
As águas são mornas, cheias de vida marinha e mto mto calmas!
Eu se estivesse neste momento na tua posição levava o material de pesca para o tipo de pesca que mais gostares pois lá há para todos os gostos, se apanhares um dia de tempestade podes até fazer um surf casting ligeiro, mas apenas se apanhares alguma tempestade (mto difícil de acontecer)!!
Diverte-te por lá! É uma terra de boa gente, de gente simples, alegre e infelizmente mto pobre!
A troco de mto pouco dinheiro podes alugar um barco com um pescador local e vais ver que não te arrependes, no final do dia deixa-o ficar com parte da pescaria pois vai sobrar para todos! E ele coitado vai-te ficar mto agradecido!
Tem apenas cuidado com a malária e com as águas, aconcelho-te a beberes água engarrafada apenas, sobretudo da marca Naturalis (é produzida pelo meu sogro hehehehehehehehehehhehehehe)!
Diverte-te por lá e faz amizades com a comunidade Portuguesa lá, vais ver que te vais sentir como que em casa!
Um grande abraço,
Ricardo Amaro
Por conselho do "Manel", a primeira coisa que fiz quando abri o forum foi fazer a minha apresentação que passo a repetir:Marafado Escreveu:Olá gente.
Marafado
"Jovem nestas lides, não tão jovem quanto a idade, mas doido por pesca seja ela de rio , mar, apeado ou embarcado.
Ultimamente tenho andado a tentar as trutas, ainda sem ser à pluma, mas há muitos, muitos anos, comecei pelo rio,
passei para o mar pescando de terra e quando as economias deram para comprar um barco, ... lá se saltou para a
mais "pesada" de todas as modalidades.
Um abraço para todos com desejos de felizes pescarias.
Marafado
"
Posto isto e o meu obrigado por todas as msgs recebidas, aqui vai mais um esclarecimento.
Tenho imenso equipamento de pesca mas é impraticável levar tudo e quando lá chegar escolher o que utilizar. O avião não é nada barato no que respeita a "excesso de bagagem".
Nesta minha primeira viagem de um mês e meio, estarei de um modo geral em Bissau e era, e é, apenas para Bissau e arredores que a minha pergunta inicial se referia. Por agora não estou a pensar ir aos Bijagós.
Resumindo:
Vou ter muito cuidado com a cólera e seguir todos os conselhos dados . Obrigado Ricardo Amaro.
Não sei que tipo de pesca vou fazer. Sei apenas o que disse acima. Estarei em Bissau e arredores um mês e meio e quero levar apenas o equipamento necessário para me divertir pescando.
Um abraço e o meu obrigado
Marafado
Olá Marafado,
fica difícil ajudar-te a decidir
. Se neste mês e meio te vais apenas resumir à cidade de Bissau então eu aconcelhava-te a levares material para pesca embarcada e lá em Bissau entras em contacto com algum pescador por forma a que este te possa levar para o mar!
Se saires da cidade de Bissau então eu aconcelhava-te algum material para pesca ao fundo. A zona costeira de Bissau é muito pobre em rocha pelo que a pesca com chumbadinha ou a pesca à boia estão a meu ver fora de questão, no entanto eu tb sou novo nestas lides da pesca pelo que o meu conhecimento destas técnicas é praticamente nulo!!
Espero ter ajudado e espero que te divirtas por lá
Abraços,
Ricardo Amaro
fica difícil ajudar-te a decidir

Se saires da cidade de Bissau então eu aconcelhava-te algum material para pesca ao fundo. A zona costeira de Bissau é muito pobre em rocha pelo que a pesca com chumbadinha ou a pesca à boia estão a meu ver fora de questão, no entanto eu tb sou novo nestas lides da pesca pelo que o meu conhecimento destas técnicas é praticamente nulo!!

Abraços,
Ricardo Amaro
Viva Ricardorjamaro Escreveu:Olá Marafado,
fica difícil ajudar-te a decidir. Se neste mês e meio te vais apenas resumir à cidade de Bissau então eu aconcelhava-te a levares material para pesca embarcada e lá em Bissau entras em contacto com algum pescador por forma a que este te possa levar para o mar!
Abraços,
Ricardo Amaro
Normalmente pesco em Sagres especialmente de barco, a corricar, a zagaiar "jigging", à chumbadinha, à cagadinha "parecido com a chumbadinha", à boia de água, à bombette, ao fundo, e por vezes também à boia.
Por vezes também pesco da rocha, só que à medida que os anos passam começo a ter receio de me aproximar muito da falésia !!! Outras vezes tento o surfcasting da praia especialmente no inverno.
Isto para dizer que felizmente não me falta equipamento para tentar qualquer modalidade. A questão é "constituir a mala de pesca" tendo em consideração o peso !
Vi ontem um vídeo
sobre pesca de uma barracuda no Rio Grande de Buba. Vi também que este local ficaria a cerca de 50 kms de Bissau.
Para fazer esta distância num barquinho daquele tipo,... levar-se-ia um tempão dos diabos, pelo que suponho que o pessoal estaria alojado nalgum local mais próximo.
Se houvesse a possibilidade de fazer esse tipo de pesca no rio de Bissau, Geba suponho , já saberia o que levar.
O que é que achas ?
Um abraço e obrigado.
Marafado