Peixe Desova estuario tejo

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Peixe Desova estuario tejo"
na nova versão do site.

NAREIS
Registado: terça nov 13, 2007 8:43 pm

Peixe Desova estuario tejo

Mensagem por NAREIS »

Boas a todos aqui do sitio do pescador!
sou pescador desportivo na zona da margem sul,pesco na lisnave, e gostava de vos fazer umas questoes sobre umas duvidas que tenho relacionado com a desova das especies de peixe no estuario do tejo nestes ultimos meses do ano.

Informaram-me que algumas especies de peixe fazem a desova perto da costa do rio ,nesta altura do ano,gostava de saber que tipos de peixe estao em desova, ou se existe alguma tabela anual com as epocas de desova das especies de peixe no rio tejo! que tipos de peixe começa a dar agora nos meses de outubro,novembro dezembro. Ja agora tenho outra duvida a melhor lua pa pescar é a lua nova?

Tenho apanhado á noite numa zona de fundo lodoso este mês muito ruivo,salmonetes,enguias,safio,linguado e alguns sarguitos.

aguardo a vossa ajuda para algumas destas questoes!
PedrasSalgadas

Re: Peixe Desova estuario tejo

Mensagem por PedrasSalgadas »

NAREIS Escreveu:Tenho apanhado á noite numa zona de fundo lodoso este mês muito ruivo,salmonetes,enguias,safio,linguado e alguns sarguitos.
Boas

E douradas, não tem dado aí pelo Tejo. Está a chegar a época da desova da dourada, agora por finais do outono.
NAREIS
Registado: terça nov 13, 2007 8:43 pm

Mensagem por NAREIS »

PedrasSalgadas Escreveu:
NAREIS Escreveu:Tenho apanhado á noite numa zona de fundo lodoso este mês muito ruivo,salmonetes,enguias,safio,linguado e alguns sarguitos.
Boas

E douradas, não tem dado aí pelo Tejo. Está a chegar a época da desova da dourada, agora por finais do outono.

por aqui no rio tejo ainda nao vi dourada nenhuma com pena minha!
por acaso sabes quando se da a desova de alguns peixes no rio tejo?

obrigado pela dica da dourada ;L)
pesca no prato
Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm

Mensagem por pesca no prato »

As Douradas já apareceram e com bom porte embora só estejam a ser apanhadas de barco, de terra sai uma de vez em quando, agora em relação a outros peixes, no que toca ao estuário do Tejo (Seixal) também estão a sair umas enguias, já tenho uma boa colecção e também já tinha deixado a dica aqui no sitio, uns linguados e uns robalos é o que mais tem saído por aqui. A pesca por estas bandas tem sido relativamente positiva com destaque para as enguias em que se tem apanhado algumas e ainda não choveu.
Amado
Registado: quinta nov 23, 2006 12:34 am

Mensagem por Amado »

Cheio de sorte, caro "Pesca no Prato"; pelos lados de Aveiro (Barra) robalos e enguias ainda estão de férias. Quanto às douradas a história tem sido outra: acamparam cá na zona; desde tábuas a sarguitos (mais estes últimos) não têm parado de sair, especialmente com casulo (isca que tenho usado maioritariamente; quando este acaba uso mexilhão).
Por isso lhe peço: mande uns robalecos cá para cima; fico-lhe grato por me matar as saudades.
Um abraço
pesca no prato
Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm

Mensagem por pesca no prato »

Os robalos de que falo não são assim grandes exemplares, entre as 600 gramas ao Kg, mas também não se pode dizer que sejam pequenos, Que eu tenha conhecimento ainda não saio nenhum exemplar de salientar mas os que vão saindo deixam o tabuleiro do forno bem composto. Um grande abraço para Aveiro.
HSP
Registado: sábado jan 05, 2008 2:13 pm

Mensagem por HSP »

Experimentem ir até á Cova do Vapor nas 3 horas antes da enchente (maré cheia) e até 2 horas quando começa a vazar, usem coreano ou casulo para as douradas é que elas já ai andam :)
karva

Mensagem por karva »

HSP Escreveu:Experimentem ir até á Cova do Vapor nas 3 horas antes da enchente (maré cheia) e até 2 horas quando começa a vazar, usem coreano ou casulo para as douradas é que elas já ai andam :)
Viva HSP, bem vindo e obrigado pelas dicas.
Não quer fazer uma pequena apresentação sua no Fórum Primeiras Participações, para o pessoal ficar a conhecê-lo melhor?

Ab
Responder