Na passada Sexta 15 eu e os meus colegas Jorge e Filipe fomos fazer uma embarcada no Alquimia dos Mares a partir de S. Jacinto. Saímos pelas 04:30 de Leça para ter tempo de um cafezinho e poder chegar cedo afim de escolher o lugar no recém renovado Alquimia. Saímos pelas 06:00 horas e já com as canas montadas navegamos quase hora e meia em direcção a zona da Galega. Nas primeiras duas poitadas as capturas foram poucas pelo que o mestre propôs experimentar navegar mais meia hora até ao pesqueiro “Ratos da Quilha” mas acabamos por voltar para a Galega pois os peixes não apareciam. De novo na Galega e com o Sol já a pique as nossas sandes, asinhas de frango e as “ mines” começaram a rolar. Enquanto os restantes companheiros iam gozando a estadia a bordo com espumante nós não desistimos de prestar atenção às ponteiras na esperança que as capturas aparecessem o que veio a acontecer embora sempre com peixe miúdo pelo que algumas choupas e besugos tiveram que ser devolvidas. No final os restantes 10 companheiros e o mestre reconheceram que nós os três soubemos dar a volta à situação enquanto o restante pessoal se ficou com poucas capturas se bem que tenham apanhado 2 besugos de tamanho L e 3 pargos um deles já com 2 kilitos. Para não esquecer fica uma das histórias mais cómicas do que já assisti na pesca….senti que a minha linha ficou solta e estava a ser puxada pelo meu companheiro do lado pelo que lá fui recolhendo até verificar que além do monofilamento azul do colega tinha também um multi verde pelo que perguntei: “de quem é este entrançado verde?” ao que o meu colega do lado (com o seu Stella 10000 estranhamente montado numa cana Hiro Basic) reponde: "
é do meu cunhado! " e continuou a puxar a linha verde à mão até que puxa uma cana com um carreto e um pargo de kilo mais uma faneca e continua a dizer:
"... é que ele tinha deixado cair a cana..” e eu disse: “
F..-se que técnica é essa? Já se pesca pargos atirando à cana para o fundo do mar em vez de se ficar com ela na mão?..Oh chefe! Se voltar a fazer isso outra vez e tirar outro pargo lanço também já a minha lá para baixo!..” …
Foi um bom dia de pesca com boa companhia mesmo considerando o regresso em marcha de caracol devido ao imenso transito desde S. Jacinto até à ponte da Varela que levou mais de uma hora. Fotos só já em casa pois raramente levo a máquina para a pesca em especial quando vou no Alquimia devido à cabine pequena em que tudo fica um pouco ao monte e são normais alguns salpicos enquanto se navega.
Eu usei a minha cana Hiro Metacarbo, carreto Daiwa Opus Bull, montagens feitas por mim com fio Flurocarbono Seaguar e Berkley e Asari medidas 0,33, 0,28, 0,26 anzois Maruseigo 5 e Chinu 4 e 3. Iscos essencialmente Amêijoa e alguma navalha, camarão, sardinha e lula de bico. capturamos o peixe que se vê na foto (30 sargos, 12 besugos, 12 choupas, 17 carapaus, 7 ruivos, cerca de 30 fanecas e e das muitas cavalas que pescamos regressamos apenas com meia duzia das mais pequenas e devolvemos as restantes com alguns serrões.