montagem para alpendres

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"montagem para alpendres"
na nova versão do site.

Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: montagem para alpendres

Mensagem por Ramiro »

Só para dar um exemplo, duas missangas da mesma medida e marcas diferentes (Hiro e Rolling/NBS): as da Hiro, numa montagem com madre 0,30mm necessita de um trambolho de nós para segurar a missanga. A da Rolling basta um nó em oito duplo e está feito. Melhores são realmente (como já foi dito) as da Stonfo e as Sasame, mas claro está, isso paga-se.
Mudando um pouco o assunto, mas dentro da mesma discussão, já reparei que existe uma certa alergia aos sleevers, porque corta a linha e tal. Embora não os use regularmente (só quando o tempo é pouco para fazer montagens) nunca tive qualquer problema com eles. O sleever não pode nunca ser apertado nas extremidades, isso sim, pode fazer com que a linha se corte. O sleever só deve ser apertado ao meio e com apenas a força necessária para a sua fixação. E o seu tamanho e diâmetro do furo ser adequado à linha usada.
domcunha
Registado: domingo jul 01, 2007 12:37 am

Mensagem por domcunha »

Pois, por acaso, nunca usei sleevers, mas estive uma vez há bem pouco tempo com uma embalagem na mão, mas desisti á ultima da hora de a trazer.
As embalagens trazem 100 e é barato, e é capaz de ser uma boa ideia pois comprei nessa altura uns destorcedores onde a madre passa numa peça de plastico flurescente ou luminoso penso eu. Acabei por guardá-los mesmo pela razão da fixação. Agora que fala nisso vou passar pela loja e trazer uma embalagem de sleevers para exprimentar nas proximas montagens.
Durante a semana terei de fazer 4 ou 5 montagens para 6ª feira ir para o mar mas vou pescar com carretos electricos e a grandes profundidades +_ 300metros já agora não haverá por aí um tipo de montagem apropriada para este tipo de pesca (forte e feio).
ATLANTIS
Registado: quarta out 25, 2006 11:40 am

Mensagem por ATLANTIS »

Desculpem-me a ignorancia :oops: , mas o que são sleevers?
Tem a ver com sleeve (manga). Se assim for será um daqueles destroçedores de tubo roto que aparece aqui http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=2&t=1832 à esquerda na 3ª foto, ou não tem nada a vêr :? :?
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

ATLANTIS Escreveu:Desculpem-me a ignorancia :oops: , mas o que são sleevers?
Tem a ver com sleeve (manga). Se assim for será um daqueles destroçedores de tubo roto que aparece aqui http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=2&t=1832 à esquerda na 3ª foto, ou não tem nada a vêr :? :?
Parece-me que são uns "tubinhos" que se apertam no meio, com muito cuidado e servem de batentes para as croos e os rotores, o senão destes apetrechos é a forma como se apertam, pois muitas vezes fere-se a linha quando mal apertados.... se estou errado sorry, conheço o material, mas não esta nomenclatura.
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

rui valerio Escreveu:Parece-me que são uns "tubinhos" que se apertam no meio, com muito cuidado ....
Exacto, tb há, como eu, quem lhe chame crimps, mas isso é uma designação de uns arames enroscados tipo molas, outro acessório tb ele para fixar perolitas ou cross's, etc nas madres.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

ATLANTIS Escreveu:será um daqueles destroçedores de tubo roto que aparece aqui
Esses sleevers ou crimps já estão acoplados a um destorcedor. Estes requerem ainda mais cuidado quando são apertados, já que o espaço/distância entre o destorcedor e a boca do sleever é muito curto. Há que ter cuidado com todos os tipos de sleevers (ou crimps) se estão limpos de barbelas ou limalhas na boca. Podem ser o suficiente para cortar a linha.
pesca no prato
Registado: quinta mar 09, 2006 11:22 pm

Mensagem por pesca no prato »

Eu por acaso também uso estes (serra cabos) tubinhos que se apertam a alicate, não me dou mal e não dá trabalho nenhum a fazer as montagem embora reconheça que o Ramiro tem razão no que toca ás desvantagens. Eu respeito estes cuidados e nunca me chateei, o diâmetro do fio tem de ser o mesmo que o do serre cabos para o fio não andar a raspar, o aperto ser feito com alicate de pontas redondas e não usar as montagens mais que uma vez.

Fiquem bem.
ATLANTIS
Registado: quarta out 25, 2006 11:40 am

Mensagem por ATLANTIS »

Obrigado pelos esclarecimentos.
Já passaram alguns dias após a minha pergunta, mas o tempo tem sido muito pouco.
Pelo que eu estou a perceber sendo estes sleevers de boa qualidade por ex: ausencia de barbelas, estes parecem ser uma boa alternativa (quando o tempo é pouco) desde que montados com cuidado.
Responder