PArgos em Cascais no Marthe

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"PArgos em Cascais no Marthe"
na nova versão do site.

karva

Re: PArgos em Cascais no Marthe

Mensagem por karva »

Ramiro Escreveu:São pescarias bonitas, sim senhor.

Gostaria de deixar uma pergunta: Quem sabe ao certo a taxa de reprodução e crescimento do Pargo?
Ao certo julgo que ninguém deve saber, (para além de haver grandes diferenças entre as várias espécies da mesma familia) porque a "taxa de reprodução e crescimento" depende sempre de vários factores.
Habitat, Existência de comida (quantidade e qualidade disponível), temperatura das águas, etc.

Há valores médios que servem de base e que são por exemplo: Taxa de crescimeto médio de entre 4 a 6 anos para atingir os 40 cm. Este crescimento não é uniforme, sendo que na sua fase de juvenil é mais acelerado.
Outra referência que há é que pode atingir os 11kg e medir cerca de 1 metro. E ainda a sua maturidade sexual ocorre +/- a partir dos 2 anos com +/- 24 cm.

Não sei se isto responde á tua questão.

Ab
Paulo karva
toalhas

Mensagem por toalhas »

Sábado acabei de apanhar 2 que tinham acabado de atingir essa maturidade, tadinhos :cry: :cry: (mas tinham medida).
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

karva Escreveu:

Gostaria de deixar uma pergunta: Quem sabe ao certo a taxa de reprodução e crescimento do Pargo?
Ao certo julgo que ninguém deve saber, (para além de haver grandes diferenças entre as várias espécies da mesma familia) porque a "taxa de reprodução e crescimento" depende sempre de vários factores.
Habitat, Existência de comida (quantidade e qualidade disponível), temperatura das águas, etc.

Há valores médios que servem de base e que são por exemplo: Taxa de crescimeto médio de entre 4 a 6 anos para atingir os 40 cm. Este crescimento não é uniforme, sendo que na sua fase de juvenil é mais acelerado.
Outra referência que há é que pode atingir os 11kg e medir cerca de 1 metro. E ainda a sua maturidade sexual ocorre +/- a partir dos 2 anos com +/- 24 cm.

Ab

Paulo karva
Granda Paulo... sempre atento... nas minhas pesquisas encontrei sensivelmente a mesma resposta, aliás existe um projecto a funcionar nas regiões autonomas para estudar a espécie em questão, tendo já conseguido a reprodução de Pargos em cativeiro, procedendo-se ao repovoamento da espécie naquelas zonas!
artic118
Registado: segunda abr 07, 2008 6:03 pm

Mensagem por artic118 »

karva Escreveu:

Ab
Paulo karva
podem atingir os 11kg.........este tinha 18.5kg....iste sim é um pargo
Anexos
pargo 18.5kg
pargo 18.5kg
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

bem, isso ao é um pargo, é um senhor pargalhão :shock: :shock: :shock:
karva

Mensagem por karva »

artic118 Escreveu: podem atingir os 11kg.........este tinha 18.5kg....iste sim é um pargo
Já conhecemos essa foto e o video também, mas como não deve ter lido o tópico, estavamos a falar nos tipo/espécie de pargos que as imagens deste tópico mostram ( Pagrus pagrus) e tal como eu referi as características deles dependem das várias espécies dentro da mesma familia, não vale a pena complicar.
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

bem vamos deitar um pouco fogo a isto que isto anda tudo muito calmo :twisted:

entao é assim :

Pargos aqueles que geralmente se apanha e aqueles que se veem nestas imagens, atigem a sua maturidade sexual aos 2 anos de idade +/- os 24 cm :evil: ( logo algo esta mal nem deixamos os danados darem uma ....) depois ja alguem pensou quantos pargos sao soltos numa unica desova e quantos chegam a atingir a maturidade hum hum hum :evil:
façam contas tomando o exemplo do filme:
19x360 dias ( temos de contar com os dias em que nao sai nada e nao se vai ao mar)=6840 :shock: :shock:
agora contem que isso aconteça apenas em 3 :twisted: embarcaçoes 6480x3= 20520, isto so de pesca desportiva (ja nem tendo em conta que cada vez sao mais os adeptos deste tipo de pesca exclusiva tipo pesca da moda :twisted: ) se juntarem a este numero aqueles que morrem e sao muitos mais aqueles que sao pescados profissionalmente falando :evil:
Acho que se devia aumentar a medida para 30 o minimo se fosse 35 seria bom (+/- 1kg) [-o< =D> :mrgreen: e assim ja teriam tempo para se reproduzirem e soltaram os parguinhos todos pelo menos 2 a 3 vezes (considerando um ciclo normal deve rondar ai um 1 milhao se todos chegassem ao tamanho minimo seria muito bom).
Porque depois temos um um problema se parece os pargos pargalhoes grandes xxl ja nao sao reprodutores validos serao antes exemlares unicos [-o<

um assunto a desenvolver este :twisted:

mas desculpem la que eu tambem quero um parguinho :cry: :cry: :cry: parguinho anda ca parguinho :mrgreen: :mrgreen:
Claudia Baptista
Registado: domingo jun 08, 2008 8:32 pm

Mensagem por Claudia Baptista »

Bela pescaria sim sr =D> =D> =D> =D> =D>
Eu també, quero apanhar desses :cry: :cry: :cry: :cry: :cry: :cry:
Quando sera que isso vai acontecer :?: :( :( :(
Responder