Manutenção de Carretos

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Manutenção de Carretos"
na nova versão do site.

rlopes
Registado: quarta set 13, 2006 8:42 pm

Manutenção de Carretos

Mensagem por rlopes »

Não custumo ser muito cuidado com os meus carretos, no entanto tenho agora 2 ultregas e a coisa já muda de figura.

O que aconselham para manter os carretos sempre em ordem ? Já faço a limpeza com água doce e um pouco de óleo no exterior, mas a parte interna precisa de alguns cuidados especiais ... Que materiais utilizam ? Já ouvi tantas versões !

Obrigado,

Rui
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Ainda ontem, na jantarada com a Brigada do Meco e restante pessoal que compareceu esse assunto foi abordado, porque anteontem à noite fui presenteado com uma situação em que uma das minhas canas ia sendo "pescada" por um grande bicho, sendo eu obrigado a ir buscá-la mar dentro... mas isso é outra história.
O carreto, que é um Shimano Titanus XT 10000 (igual ao Ultegra mas com menos rolamentos), ficou cheio de areia "até às cuecas". Ontem durante à tarde, tive de fazer uma operação de "barriga aberta" para limpar o dito cujo.
São uns carretos fáceis de abrir e limpar, excepto o mecanismo que controla o anti-reverse, que facilmente identificarás logo que procedas à extracção da parte superior da "carroçaria" do carreto. É uma caixa redonda com 6 parafusos, 4 dos quais o fixam ao carreto e 2 seguram a tampa dessa caixa (ver imagem). Dentro dessa caixa é que moram os problemas para quem desmonta o carreto. Esta caixa apoia um rolamento e dentro da caixa existe um sistema de molas e cilindros pequeninos. Pode ser lubrificado sem abrir e só em último caso deve ser aberto. Caso seja mesmo necessário, abrir com muito cuidado e observar a disposição e principalmente a posição dessas molas, sob pena de quando se remontar o carreto, este ficar livre e não travar, independentemente da posição do gatilho do anti-reverse.
De resto, a zona inferior do carter pode ser aberta para facilmente ser limpa e lubrificada, o mesmo se passando com a zona superior.
No Ultegra (também tenho um), um dos pontos sensíveis que deve ser objecto de cuidado atento, é o rolamento do rodízio, já que invariavelmente se molha com água do mar. Ao recuperarmos, a linha vem molhada e molha o rodízio e o seu interior. O rolamento é blindado mas, não muito resistente se formos descuidados com ele (e custa à volta de 10,00Euros). Apesar de eu próprio às vezes ser um bocado desleixado, este rolamento deve ser limpo e lubrificado assiduamente, senão estará condenado a morte prematura.
No fim, recomendo as grandes faxinas de abrir tudo, talvez uma vez por ano, conforme a utilização. Ou então em casos de extrema necessidade. E a tal caixinha (gosto de lhe chamar a caixa de Pandora), se não precisar de ser aberta, bastará ficar "de molho" dentro de um recepiente com WD40 durante umas horas para limpar, e depois ser lubrificada.
Última recomendação:
Como podem ver pela figura (incompleta), um carreto é composto por muitas peças. Quem for menos dado a estas bricolagens e não tiver um espaço onde possa descansadamente proceder a estas operações, recomenda-se que nem tente e leve o carreto a quem está habilitado.
Anexos
UltegraXT.jpg
UltegraXT.jpg (63.7 KiB) Visto 420 vezes
rlopes
Registado: quarta set 13, 2006 8:42 pm

Mensagem por rlopes »

E que produto é que utilizam para lubrificar no interior ? O ultimo ultrega que comprei vinha cheio de uma "pasta" branca. Massa de vaselina ? O facto é que tem um recolher fantástico comparado com o outro ultrega que tenho que está mais "solto".

Rui
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Pois, essa massa deve ser uma receita lá dos "Japs".
Normalmente a massa consistente normal é um pouco "grossa" para os carretos, e há quem afirme que a longo prazo é prejudicial, talvez devido aos minerais nela contidos.
Em muitas lojas de pesca encontram-se massas e óleos de diversas marcas, especialmente para carretos. Há uma massa e óleo muito bons mas que não se encontra cá à venda, e é o Hot Sauce (molho picante) da Quantum. Procurando na net encontra-se.
Anteriormente no outro post mencionei a utilização do WD40 para limpeza. Em alternativa, também se pode usar petróleo (menos eficaz mas para uma 1ª fase de limpeza é bom) e depois limpar com gasolina de isqueiro (por ex. Zippo) para a limpeza final. No fim, limpar bem as peças limpas com papel absorvente, até praticamente desaparecer o cheiro desta gasolina. Proceder então à lubrificação com "babas de cegonha" novas. :wink:
Responder