http://www.medicosdeportugal.iol.pt/act ... nt_id/285/
Aconselho que leiam este artigo, não fala apenas na picada do peixe aranha, mas também de outros perigos das praias e do mar. Como o pescador é um frequentador assíduo da praia quer no verão, quer no inverno, vale a pena perder 10 minutos para ler.
Para quem não tiver paciência para tal, em relação à picada do "dito cujo" o melhor é arrumar o material e pedir a alguém para ser transportado às urgências ou a uma farmácia mais próximas o mais breve possível, o aumento das dores é directamente proporcional ao tempo que decorre sem administração da terapêutica adequada. É uma situação complexa, pois como refere o artigo, o espigão pode atingir um nervo e o veneno acaba por corroe-lo ficando o membro paralisado temporária ou definitivamente.
Estarei sempre à disposição para esclarecer qualquer dúvida.
Fim-de-semana abençoado [-o< "Home sweet home!"
Picadas de insectos
Olá Liliana,
Obrigado pelo esclarecimento, e já agora diga-me:
Anestesico tem relaçao com anestesia certo?
e para anestesiar o Cloreto de Etilo serve, visto que "congela", ou será que estou a fazer um raciocinio errado
Obrigado pelo esclarecimento (quando for possivel) e um Bom e Grande Fim de semana
Obrigado pelo esclarecimento, e já agora diga-me:
Anestesico tem relaçao com anestesia certo?
e para anestesiar o Cloreto de Etilo serve, visto que "congela", ou será que estou a fazer um raciocinio errado
Obrigado pelo esclarecimento (quando for possivel) e um Bom e Grande Fim de semana
http://www.ff.up.pt/toxicologia/monogra ... /index.htm
Sobre o Cloreto de Etilo, nada melhor que procurar a Faculdade de Farmácia... Aqui está um artigo que responde à sua dúvida, assim espero. Como é referido, as informações são escassas e mesmo contraditórias em pesquisas que fiz sobre como tratar a picada do peixe aranha. O Cloreto de Etilo "gela" o local da picada, produzindo vasoconstrição evitando assim que o veneno se espalhe e criando um efeito anestésico ou analgésico, para mim é o que tem mais lógica. Mas também encontrei muitos artigos que referem que se deve colocar panos quentes no local ou mesmo água a ferver uma vez que "desfaz" o veneno, porém, provoca vasodilatação o que faz com que o veneno se espalhe mais... É muito confuso!
A verdade é que isto são métodos que servem para aliviar a dor durante o espaço de tempo que leva a chegar junto de um profissional de saúde, como tal, penso que qualquer um dos dois serve, visto ser apenas temporário. Sempre à disposição...
Sobre o Cloreto de Etilo, nada melhor que procurar a Faculdade de Farmácia... Aqui está um artigo que responde à sua dúvida, assim espero. Como é referido, as informações são escassas e mesmo contraditórias em pesquisas que fiz sobre como tratar a picada do peixe aranha. O Cloreto de Etilo "gela" o local da picada, produzindo vasoconstrição evitando assim que o veneno se espalhe e criando um efeito anestésico ou analgésico, para mim é o que tem mais lógica. Mas também encontrei muitos artigos que referem que se deve colocar panos quentes no local ou mesmo água a ferver uma vez que "desfaz" o veneno, porém, provoca vasodilatação o que faz com que o veneno se espalhe mais... É muito confuso!