Duvida apanha de isco

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Duvida apanha de isco"
na nova versão do site.

PCrat
Registado: quinta mai 29, 2008 5:26 am

Duvida apanha de isco

Mensagem por PCrat »

Oi pessoal tb tenho aqui uma duvida existencial...
Eu na maioria das vezes costumo apanhar os meus iscos para pescar, (tiagem, Serradela, casulo,mexilhão,camarita,...) e para isso uso desde uma pá um ancinho pequeno, espátula ou um galricho,... no outro dia fui informado por outro pescador que apenas o poderia fazer à unhex :D ou seja sem a ajuda de ferramentas pq para isso necessitava de licença especial de mariscador ou coisa parecida... isso é de todo verdade ou para consumo proprio pode-se fazer? è que eu não gosto nada de pagar por isco ás vezes retrasado que consigo apanhar com a maior das facilidades...
joaosousa
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Re: Duvida apanha de isco

Mensagem por joaosousa »

Pois é! Segundo sei a legislação em vigor não permite que se usem instrumentos para a apanha de isco! Tem de ser mesmo à unhex! :lol:
PCrat
Registado: quinta mai 29, 2008 5:26 am

Mensagem por PCrat »

Pois tá mal, :D :D :D quero já o livro amarelo pa reclamar que essa lei na presta :evil: :evil:
jcavalheiro
Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm

Mensagem por jcavalheiro »

Boas
Qual é o artigo, decreto-lei que fala da apanha de marisco, e entende-se por marisco bivaldes, crustáceos, etc, e não minhocas, ou seja potenciais iscos á base de anelidios.
Fiquem bem
karva

Mensagem por karva »

jcavalheiro Escreveu:Boas
Qual é o artigo, decreto-lei que fala da apanha de marisco, e entende-se por marisco bivaldes, crustáceos, etc, e não minhocas, ou seja potenciais iscos á base de anelidios.
Fiquem bem
Viva
A Apanha ás espécies que se refere (e outras) no regime da Pesca Lúdica, está regulamentada na Portaria, n.º 868 de 29 de Agosto de 2006, através do n.º 2 do art.º 3; nºs 2, 3, e 4 do art.º 8.º; art.º 9.º; e n.º 2 do art.º11.º.

No regime da Pesca Profissional, exisre O Regulamento da Apanha, aprovado pela Portaria n.º 1102-B/2000, de 22 de Novembro e alterado pela Portaria n.º 144/2006 de 20 de Fevereiro.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida disponha.

Ab
Paulo karva
jcavalheiro

Ok!
Já li por alto no regime da Pesca Profissional, o Regulamento da Apanha, nas respectivas portarias e fiquei um pouco confuso ......
Claro que estou sendo irónico, já que lá para as bandas da Manta Rota todos os dias, no verão e possivelmente nas outras estações, andam pescadores profissionais que fazem autenticas matanças de outros animais marinhos, caranguejos, estrelas do mar, etc., quando se dedicam á apanha da ameijoa com ganchorras manuais, mas ai não aparece a policia maritima.
Agora estou a perceber porque razão este verão um destes profissionais estava furioso comigo quando o tentei fotografar.
E que dizer da apanha com ganchorra pelos barcos de pesca da ameijoa
Vou escrever um artigo no meu blog sobre o que vi, com foto e tudo, sempre tirei algumas nestes anos por aquelas paragens.
E anda o Sr comandante da região marítima de Faro preocupado com as massagens e a fruta distribuida nas praias.
hahahahaha
Obrigado pelas dicas.
Ficamos a saber que com um simples ancinho estragamos tanto como estes predadores com a ganchorra manual.
Fiquem bem
jcavalheiro

Só mais um pequeno pormenor.
Será que a legislação para os profissionais se aplica a nós?
E porque ponho esta questão.
Se assim fosse não seria normal a mesma vir indicada na legislação criada para os pescadores da pesca lúdica/desportiva? ou a referncia a estas portarias dos profissioanais.
Vamos a ver se conseguimos chegar a alguma conclusão.
Eu pelo meu lado vou questionar as entidades oficiais.
Pois parece-me que para apanhar tiagem, por exemplo, o posso fazer com um utencilio.
Fiquem bem.
karva

Mensagem por karva »

jcavalheiro Escreveu:Só mais um pequeno pormenor.
Será que a legislação para os profissionais se aplica a nós?
E porque ponho esta questão.
Se assim fosse não seria normal a mesma vir indicada na legislação criada para os pescadores da pesca lúdica/desportiva? ou a referncia a estas portarias dos profissioanais.
Vamos a ver se conseguimos chegar a alguma conclusão.
Eu pelo meu lado vou questionar as entidades oficiais.
Pois parece-me que para apanhar tiagem, por exemplo, o posso fazer com um utencilio.
Fiquem bem.
A única coisa que se aplica á pesca lúdica da legislação para os profissionais é a Tabela dos Tamanhos Minimos de captura das diferentes espécies.

Se fossem a aplicar a legislação para os profissionais na pesca ludica, não teria sido necessário criar a nova Legislação para a pesca lúdica, porque já existia a legislação para os profissionais.

Paulo karva
Responder