Eu na maioria das vezes costumo apanhar os meus iscos para pescar, (tiagem, Serradela, casulo,mexilhão,camarita,...) e para isso uso desde uma pá um ancinho pequeno, espátula ou um galricho,... no outro dia fui informado por outro pescador que apenas o poderia fazer à unhex
Duvida apanha de isco
Duvida apanha de isco
Oi pessoal tb tenho aqui uma duvida existencial...
Eu na maioria das vezes costumo apanhar os meus iscos para pescar, (tiagem, Serradela, casulo,mexilhão,camarita,...) e para isso uso desde uma pá um ancinho pequeno, espátula ou um galricho,... no outro dia fui informado por outro pescador que apenas o poderia fazer à unhex
ou seja sem a ajuda de ferramentas pq para isso necessitava de licença especial de mariscador ou coisa parecida... isso é de todo verdade ou para consumo proprio pode-se fazer? è que eu não gosto nada de pagar por isco ás vezes retrasado que consigo apanhar com a maior das facilidades...
Re: Duvida apanha de isco
Pois é! Segundo sei a legislação em vigor não permite que se usem instrumentos para a apanha de isco! Tem de ser mesmo à unhex! 
Pois tá mal,
quero já o livro amarelo pa reclamar que essa lei na presta

- jcavalheiro
- Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm
Boas
Qual é o artigo, decreto-lei que fala da apanha de marisco, e entende-se por marisco bivaldes, crustáceos, etc, e não minhocas, ou seja potenciais iscos á base de anelidios.
Fiquem bem
Qual é o artigo, decreto-lei que fala da apanha de marisco, e entende-se por marisco bivaldes, crustáceos, etc, e não minhocas, ou seja potenciais iscos á base de anelidios.
Fiquem bem
-
karva
Vivajcavalheiro Escreveu:Boas
Fiquem bem
A Apanha ás espécies que se refere (e outras) no regime da Pesca Lúdica, está regulamentada na Portaria, n.º 868 de 29 de Agosto de 2006, através do n.º 2 do art.º 3; nºs 2, 3, e 4 do art.º 8.º; art.º 9.º; e n.º 2 do art.º11.º.
No regime da Pesca Profissional, exisre O Regulamento da Apanha, aprovado pela Portaria n.º 1102-B/2000, de 22 de Novembro e alterado pela Portaria n.º 144/2006 de 20 de Fevereiro.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida disponha.
Ab
Paulo karva
- jcavalheiro
Ok!
Já li por alto no regime da Pesca Profissional, o Regulamento da Apanha, nas respectivas portarias e fiquei um pouco confuso ......
Claro que estou sendo irónico, já que lá para as bandas da Manta Rota todos os dias, no verão e possivelmente nas outras estações, andam pescadores profissionais que fazem autenticas matanças de outros animais marinhos, caranguejos, estrelas do mar, etc., quando se dedicam á apanha da ameijoa com ganchorras manuais, mas ai não aparece a policia maritima.
Agora estou a perceber porque razão este verão um destes profissionais estava furioso comigo quando o tentei fotografar.
E que dizer da apanha com ganchorra pelos barcos de pesca da ameijoa
Vou escrever um artigo no meu blog sobre o que vi, com foto e tudo, sempre tirei algumas nestes anos por aquelas paragens.
E anda o Sr comandante da região marítima de Faro preocupado com as massagens e a fruta distribuida nas praias.
hahahahaha
Obrigado pelas dicas.
Ficamos a saber que com um simples ancinho estragamos tanto como estes predadores com a ganchorra manual.
Fiquem bem
Já li por alto no regime da Pesca Profissional, o Regulamento da Apanha, nas respectivas portarias e fiquei um pouco confuso ......
Claro que estou sendo irónico, já que lá para as bandas da Manta Rota todos os dias, no verão e possivelmente nas outras estações, andam pescadores profissionais que fazem autenticas matanças de outros animais marinhos, caranguejos, estrelas do mar, etc., quando se dedicam á apanha da ameijoa com ganchorras manuais, mas ai não aparece a policia maritima.
Agora estou a perceber porque razão este verão um destes profissionais estava furioso comigo quando o tentei fotografar.
E que dizer da apanha com ganchorra pelos barcos de pesca da ameijoa
Vou escrever um artigo no meu blog sobre o que vi, com foto e tudo, sempre tirei algumas nestes anos por aquelas paragens.
E anda o Sr comandante da região marítima de Faro preocupado com as massagens e a fruta distribuida nas praias.
hahahahaha
Obrigado pelas dicas.
Ficamos a saber que com um simples ancinho estragamos tanto como estes predadores com a ganchorra manual.
Fiquem bem
- jcavalheiro
Só mais um pequeno pormenor.
Será que a legislação para os profissionais se aplica a nós?
E porque ponho esta questão.
Se assim fosse não seria normal a mesma vir indicada na legislação criada para os pescadores da pesca lúdica/desportiva? ou a referncia a estas portarias dos profissioanais.
Vamos a ver se conseguimos chegar a alguma conclusão.
Eu pelo meu lado vou questionar as entidades oficiais.
Pois parece-me que para apanhar tiagem, por exemplo, o posso fazer com um utencilio.
Fiquem bem.
Se assim fosse não seria normal a mesma vir indicada na legislação criada para os pescadores da pesca lúdica/desportiva? ou a referncia a estas portarias dos profissioanais.
Pois parece-me que para apanhar tiagem, por exemplo, o posso fazer com um utencilio.
Fiquem bem.
-
karva
A única coisa que se aplica á pesca lúdica da legislação para os profissionais é a Tabela dos Tamanhos Minimos de captura das diferentes espécies.jcavalheiro Escreveu:Só mais um pequeno pormenor.
Fiquem bem.
Se fossem a aplicar a legislação para os profissionais na pesca ludica, não teria sido necessário criar a nova Legislação para a pesca lúdica, porque já existia a legislação para os profissionais.
Paulo karva