Técnica para apanha de polvo?..

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Técnica para apanha de polvo?.."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
morcom
Mensagens: 343
Registado: sábado nov 24, 2007 10:53 am

Re: Técnica para apanha de polvo?..

Mensagem por morcom »

Paulo não sei se conheces a tecnica do "bater",que consiste em rodear uma grande zona de mar com redes e depois bater com os remos na agua fazendo barulho e enpurrando todo o peixe para as redes,limpando tudo(isto mesmo junto á costa),achas que não é muito mau.Quanto aos covos e troles,acho que há pescadores que teem autorização para isso(não tenho a certeza)mas a uma certa distancia da costa,o que acontece é que na minha zona é uma zona piscatoria(Praia de Angeiras e Vila Chã)então é só ver bandeiras e mais bandeiras,mesmo junto á costa(quantas destas não são redes???)Quanto aos anzois,tb não sei se conheces a tecnica,que é na vazante deixar um estralho com um grande anzol fixo por uma grande pedra,isto duma vazante para a outra,o problema é quando eles não encontram um ou outro anzol e ficam perdidos para lá,fazendo vitimas na epoca balnear(já aconteceu).Quanto a andarem na "seca" a apanharem polvos é o menos mau,acho que a lei de apanharem polvos á mão é um pouco ridicula,mas o problema é apanharem polvos nascidos á meia duzia de dias,autenticas aranhitas,a que chamam polvos e ainda não apanham só um ou dois,já vi pessoal com mais de dez e por aí fora.Paulo peço desculpa por este desabafo mas acho que há coisas que estão bastante mal.Abraço Nuno.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Técnica para apanha de polvo?..

Mensagem por Paulo »

Eu não disse que isso não era mau... o estado das coisas aqui é que não me parece tão mau como aí em cima. :wink:
lucelo
Mensagens: 3
Registado: domingo abr 06, 2008 10:14 pm

Re: Técnica para apanha de polvo?..

Mensagem por lucelo »

Boas,
Por aqui, no monte Estoril, há bastantes polvos e eu uso atar uma sardinha ao bicheiro e ir colocando o bicheiro (com a sardinha) nos vários buracos, onde me pareça mais provável que esteja um polvo lá dentro!...
Quando tenho a sorte de ver um polvo se agarrar à sardinha é só puxar o bicheiro, cravar o gancho no polvo e agarrá-lo à mão!...
No entanto, certos pescadores, depois de terem o polvo na mão, usam vários métodos para o neutralizar... e suponho serem êsses métodos, (para neutralizar o polvo, depois de o ter na mão), que estejam na base da dúvida da sonnekinha!...
Enfim... Há quem morda no polvo, para lhe arrancar os olhos!... Há quem lhe espete uma faca entre os olhos!... E há ainda, quem lhe vire a carapuça de trás para a frente de modo a tapar-lhe os olhos e, também desta maneira, o neutralizar!...
É preciso ter-se cuidado quando se tem um polvo grandinho nas mãos!... Eu já vi um pescador ser "picado" e sangrar!... (Claro que não é de molde a saírem as tripas pela "picadela" que o polvo fez; mas também não há-de ser nada agradável um pescador querer usufruir de uma actividade que lhe dá prazer e, depois, ser mordido!)...
Ah!... Também concordo que as marés vazias, de Lua, (Lua cheia ou Lua nova!)... São as indicadas para apanhar polvos...
(Digo assim, porque me lembro de estar a escrever para principiantes!)...
Os outros que me desculpem...
E um abraço do Lucelo para todos...
Última edição por lucelo em sexta abr 18, 2008 12:28 am, editado 3 vezes no total.
toalhas

Re: Técnica para apanha de polvo?..

Mensagem por toalhas »

E conhecendo aqueles ditos esconderijos dos polvos, no caso de apanhar um num dia, no dia a seguir é bem provavel já lá estar outro. Por isso convem não esquecer onde eles moram, :mrgreen:
SANTOSSILVA
Mensagens: 61
Registado: sexta jan 11, 2008 7:13 pm

Re: Técnica para apanha de polvo?..

Mensagem por SANTOSSILVA »

Há amostras para esta pesca,dos japos,claro.

são formadas por uma placa de plástico rijo,que leva um caranguejo artificial colorido,uma chumbada por trás e por baixo do caranguejo dois ganchos para ferrar o polvo.
O picar entre os olhos ou virar o "bucho" é para matar;basta ter uma nassa para os meter e um balde.
Este ano aqui na Fig. Foz apanhei c/ o meu companheiro,em janeiro e Fevereiro,no meu barco mais de 100 kg,no rio.
Ab
Zé Manel
levi simao
Mensagens: 589
Registado: terça jun 10, 2008 6:06 pm

Re: Técnica para apanha de polvo?..

Mensagem por levi simao »

boas
se fores de barco o melhor é arranjares uma bobine de nylon(tança) de 0.8mmnuma ponta colocas uma toneira de chumbo um metro mais a cima colocas um baicho de 60cm com um palhaco(toneira flutuante)
depois é so lançar á mao com o barco a deriva de modo a ke a toneira fique a 1 o 2 palmos do fumdo e fazer movimentos verticais de 30cm mas constantes se sentires un peso puxas a linha com as duas maos mas nao folgues (linha senpre esticada) depois com o xalavar é por no bote e toca a lançar que á mais para apanhar :P :lol:
Responder