Penso que o que é dito acerca de novas espécies não é bem nesse sentido Serci da evolução humana. E mesmo, se se quiser pegar nesse exemplo, o que dizer acerca dos milhões de índios que morreram nas Américas vitimas das doenças trazidas pelos europeus (doenças para as quais não tinham defesa, porque pura e simplesmente não existiam antes dos europeus chegarem) ?serici Escreveu:Boas. Neste ponto não concordo. A introdução de espécies nas nossas águas á meu ver uma medida favorável ao enriquecimento do ecossistema em questão e porquê? Porque a introdução de novas espécies se for feita de forma cuidada e estudada vai levar à adaptação e consequente evolução das espécies. A Natureza neste particular é fantástica e nós tugas participámos directamente na evolução da espécie humana... ora vejamos: De uma forma errada, sem dúvida, conseguimos misturar indígenas americanos, com africanos e lusitanos. Adaptaram-se e evoluiram para aquela cor mulata que dá um nó no cérebro de qualquer umrui valerio Escreveu: Quanto a mim, a introdução de espécies nas nossas águas poderá ser mais prejudicial que a pesca com morte, mas é só a minha opinião, que até me considero ecologista .![]()
Assim acho que a introdução externa de novas espécies pode ser favorável desde que estudada. A Natureza e o Tempo fazem o resto
Uma espécie nova nunca deve ser introduzida por humanos, se ela não existe no ecossistema é porque não faz falta ao ecossistema. Um problema muito real é que por vezes as espécies introduzidas não têm predadores naturais, e tornam-se espécies dominantes, levando à extinção das espécies autóctones.
Só em casos raros e muito específicos posso concordar com essa introdução, deverão sempre ser feitos estudos cuidados e bem ponderados os prós e os contras, para depois não haver azares.
Só para dar outro exemplo assisti há cerca de um mês a um programa sobre as Galápagos, era acerca da última tartaruga de um determinada ilha (sim a última tartaruga da sua espécie). Essa espécie deixo de existir, sabem porquê? Porque os humanos levaram meia dúzia de cabras para essa ilha.
Num espaço de anos, a ilha ficou deserta, com todo o ecossistema destruído. Solução, matar todas as cabras, o que parece que foi feito com sucesso. Agora é esperar que a ilha recupere, mas o mal já está feito... pelo menos mais uma espécie deixou de existir por causa da introdução descuidada de espécies por parte dos humanos.