À pesca dos trofeus

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"À pesca dos trofeus"
na nova versão do site.

lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

À pesca dos trofeus

Mensagem por lostsoul »

À Pesca de troféus

Uma pescaria por vezes pode ficar na memória e ser recordada com saudades quer pelo convívio, quer pela pescaria em si, mas sobretudo pela captura dos chamados troféus (douradas, pargos, bicas, sargo veado, etc.) :mrgreen: . Estas capturas podem ser feitas em quantidade ou apenas num exemplar.

É com gosto e saudosismo que recordamos os pequenos detalhes que nos deram sucesso. Quantas vezes se repetem esses detalhes quase num ritual sagrado para que essa sensação se repita. Quantas vezes agarram naquele material (fios, anzóis, destrocedores, etc.) na esperança que nos volte a dar alegrias.
A pesca deve ser acima de tudo um prazer, uma sensação de comunhão com o mar, uma batalha com um adversário que deve ser respeitado pois são eles os peixes que nos causam estes pequenos prazeres. 8)
Quem pratica pesca sabe o gozo que um sargo legítimo, um robalo, uma choupa dá a tirar, e se tiver porte considerável então mais gozo da essa luta e maior serão as sensações que essa batalha transmite.
Mas como qualquer pescador anseia sempre apanhar aquele peixe (quer pela espécie, quer pelo tamanho) que vai servir de troféu, alvo de enumeras fotografias, e conversas. Esses troféus passam por peixes como a Dourada, o Pargo, o Sargo Veado, a Bica, o Robalo, a Corvina, etc.
So tinha 2.2ookg
So tinha 2.2ookg
So tinha 1.750kg
So tinha 1.750kg
Isto numa óptica de pesca ligeira, pois em pesca grossa os alvos serão outros.
Estes peixes são troféus pela luta que dão e pela incerteza que temos de efectuar a sua captura até estar dentro do barco, ou em terra longe da agua, depois temos aqueles pescadores que gostam de aumentar o prazer que tiram de uma situação dessas utilizando fios mais finos, mas robustos. Se acham que apanhar uma dourada com fio 0.40 já é um risco, imaginem então com fios 0.30 e 0.28 e as vezes menos (a sorte bafeja os audazes e bravos).
So tinha 2kg
So tinha 2kg
O famoso Sargo Choupa !!!!!
O famoso Sargo Choupa !!!!!
No meu ver e sempre na óptica da pesca ser um prazer e evoluindo com isso em mente dou valor a estes pescadores que se arrojam nesta luta. Por vezes a sorte, a experiência, a insistência trás algumas alegrias e apanhamos peixes que não nos lembrava-mos de apanhar ou de considerar como troféus mas de certeza que este rascasso foi considerado um troféu mais pela estranheza do peixe do que por outra coisa.
xi olha so o tamanho
xi olha so o tamanho
Mas este sucesso e feito de pequenas decisões que passam pela escolha do material utilizado (fios, anzóis, canas,) dos iscos, e do pesqueiro também. É o acumular de experiências falhadas de erros descobertos que levam estes pescadores a pescar desta forma (com fios mais finos) levando ao máximo o gozo que eles tiram desta forma de pescar.
Experimentem e vão ver que também vão ficar viciados quando tirarem o 1 exemplar a pescar a ZERO fino como eles dizem.
Ainda me falta este !!!!!
Ainda me falta este !!!!!
Agora venham dai os vossos comentarios sobre se partilham esta opiniao se nao, se acham que se deve pescar com zero grosso e porque?, ja apanharam exemplares deste modo ? quais? fotos?, relatos da vossa pesca a esses trofeus, que tipos de peixes consideram tambem trofeus e porque? :mrgreen:
BARROSOPESCA
Registado: quarta jun 13, 2007 2:56 pm

Re: À pesca dos trofeus

Mensagem por BARROSOPESCA »

desde que começei a pescar de barco e tendo em conta os ensinamentos do mestre JO o zero fino sempre foi a minha escolha.aconteceu que na quinta feira passada tinha uma pescaria combinada com uns amigos e como eles são pescadores de trazer por casa, pediram para eu fazer umas montagens e tal e coisa.eu fiz.......fiz então montagens(10 ou 15)de 0.30 flu na madre e 0.30 no estralho de flu tambem.conclusão, eu com 0.28,0.23 deixei lá umas poucas de montagens(sitio bravo)e eles uma montagem cada um.fartaram-se de apanhar peixe(gorazes,sargos,besugos etc)e eu para não ficar mal tive que acelararrrrrrr.agora pergunto eu.será que o zero fino compensa nestes casos(sitio agreste).?e o peixe naquele dia comia como um desalmado. :evil: :evil:
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

pois é..... eu já os ferrei, mas com o 0 fino não os conseui segurar, mas não abdico do 0 fino, tenho que melhorar a qualidade dos materiais, tenho que elaborar as pescas com mais cuidado, nomeadamente nos nós, controlar melhor o carreto, a calma ao iça-los ( embora depois da 3ª cabeçada é ve-los a andar)... pescar fino e com o maximo de segurança possivel, é o caminho do pescador!!

Nas águas interiores tenho bons record´s a pescar sempre com 0 fino, em muitas espécies, agora para o mar, ainda tenho muito que melhorar, mas eu estou a esforçar-me!! #-o #-o #-o #-o #-o

dia 22 a ver se aprendo alguma coisa em peniche :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :wink:
karva

Mensagem por karva »

Eu colocava duas questões de base, para se saber do que é que estamos a falar. O que é que entendem por Zero fino?
No caso que o Barrospesca falou, usam sempre em qualquer situação esse Zero fino, ou usam diferentes diãmetros de fio nas montagens em função da situação que encontram?

Paulo karva
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

karva Escreveu:Eu colocava duas questões de base, para se saber do que é que estamos a falar. O que é que entendem por Zero fino?
No caso que o Barrospesca falou, usam sempre em qualquer situação esse Zero fino, ou usam diferentes diãmetros de fio nas montagens em função da situação que encontram?

Paulo karva

na minha opinião, não faz sentido usar um zero fino quando o peixe está franco, ou seja procure o isco com avidez, assim deve-se aumentar os diametros das montagens, pois mais grosso, mais segurança, mais rapidez mais peixe!!

eu começo sempre com os estralhos .23 e madre .26, depois se der é sempre a aumentar ( no ultimo estralho uso sempre um estralho de diametro superior aos dois anteriores)
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Vamos la entao...

rufino...

Como pescador de competiçao devias saber já que temos que ter a nossa caixa de montagens, cheia de opçoes... diferentes espessuras de fios, diferentes tipos de anzol, diferentes comprimentos de estralhos, etc...
No entanto, qual era a diferença da tua montagem para a dos teus colegas? um pouco mais fina? ou seja elas nao enrochavam e tu sim? perdias os peixes por usar o fio fino de mais?
Se estas a tento ás "aulas", numa pesca de prazer ( ou seja fora da competiçao), normalmente nao se começa o dia com pescas em 0,235. A pesca começa-se sempre por fazer com um fio mais "forte", tipo 0,28 com estralhos 0,26 e depois vais evoluindo a pesca conforme seja necessario, ou seja normalmente com o levantar do sol e o aumento de luz, assim como o aproximar do meio dia, o peixe deixa por norma de comer tao bem, e aí é que os fios mais finos podem fazer a diferença. No entanto exsitem outras variantesm que podem influenciar o teu resultado de pesca... Nessa situaçao de estares a enrochar muito só tinhas que fazer uma coisa... subir o ultimo anzol, ou entao tentar por a pesca fora desse local, pois como sabes por vezes calhanos posiçoes no barco dificeis, pois pode o fundo naquele sitio ser mais propicio a enrochar. Ainda da ultima vez que fomos em leça, como o barco rodava muito com o vento, cheguei a perder 4 montagens seguidas e o resto do barco ninguem perdeu...( é so um exemplo)...
Em relaçao ao que diz o rui... Rui perder peixe por pescar com essas espessuras das duas uma... ou realmente as montagens precisam de melhorar um pouco mais, ou entao o carreto está com o travao muito fechado...

Mas temos que fazer uma pesca juntos para estudar a situaçao ihihihi :mrgreen:
toalhas

Mensagem por toalhas »

Pois, tenho um caso recente duma pescaria onde calhei á proa num lado e do outro lado se encontrava o meu amigo Comandante Frias, e o que constatei ao fim de umas boas horas a pescar apanhamos exatamente o mesmo, 2 parguetes cada um mais o resto que nã fugiu muito daquilo que ambos apanhamos, a unica diferença foi, enquanto eu pesquei com zero grosso o Frias pescou com zero fino, onde esteve a tal diferença nesse dia???
toalhas

Mensagem por toalhas »

rui valerio Escreveu:
karva Escreveu:Eu colocava duas questões de base, para se saber do que é que estamos a falar. O que é que entendem por Zero fino?

Paulo karva

na minha opinião, não faz sentido usar um zero fino quando o peixe está franco, ou seja procure o isco com avidez, assim deve-se aumentar os diametros das montagens, pois mais grosso, mais segurança, mais rapidez mais peixe!!

eu começo sempre com os estralhos .23 e madre .26, depois se der é sempre a aumentar ( no ultimo estralho uso sempre um estralho de diametro superior aos dois anteriores)

No próximo domingo vamos demonstrar o que é o zero fino e dizer adeus se aparecer algum pargo de 3 ou 4 kg :mrgreen:
Responder