20 toneladas de sargos....
-
oceanoazul
- Registado: quinta mar 20, 2008 1:29 pm
Re: 20 toneladas de sargos....
Pois são profissionais e têm que aproveitar quando aparecem....mas tambem concordo que devia de haver limites máximos por barco como fazem com a pescada por exemplo....mas é complicado....que limite?? quem sabe ao certo o que há no mar???? ....concordo com um defeso a cada espécie na altura certa e isso seria visto na prática, ver que os sargos por exemplo estão quase a desovar e isso pode ser variavel quanto a mim...e então fazer ali um defeso de 2 ou 3 ou 4 semanas de maneira que não prejudicasse muito os pescadores..... mas desse a grande OPORTUNIDADE AOS PEIXES e então daqui a uns anos poder-se-ia ver os resultados....mas isso teria que ser acordado com com técnicos e pescadores e os politícos não meterem o nariz onde não "pescam" patavina porque estes assuntos são técnicos e as pessoas têm a mania de politizar ....até aquilo que tem um cariz puramente técnico e isso tem sido um erro em muita situação.....
Isto tudo o que disse é possível desde que as pessoas realmente queiram organizar-se mesmo nós os desportivos, tinhamos todos a ganhar muito.
Todos nós vemos a pressão de pesca em todo o lado....os gorazes grandes da Nazaré ....o que é feito deles??? o que realmente se passa? os robalos a norte da Nazaré ....aquela fartura o que é feito dela??? até mesmo os sargos a norte eram muitos mas mesmo muitos...foram simplesmente derretidos pelas redes de tresmalho nas ultimas 3 décadas....meus caros eu ia mergulhar á Polvoeira em janeiro e via cardumes de sargos grandes que era um regalo isto á trinta anos e já os pescadores se queixavam que havia pouco peixe.....agora o que dizerão!!!!!quem colhe e não deixa prá semente pois mais tarde sofre com escassez...não há milagres por isso eu acho que alguns defesos bem feitos e algumas cotas máximas poderiam ter resultados para todos nós.
Isto tudo o que disse é possível desde que as pessoas realmente queiram organizar-se mesmo nós os desportivos, tinhamos todos a ganhar muito.
Todos nós vemos a pressão de pesca em todo o lado....os gorazes grandes da Nazaré ....o que é feito deles??? o que realmente se passa? os robalos a norte da Nazaré ....aquela fartura o que é feito dela??? até mesmo os sargos a norte eram muitos mas mesmo muitos...foram simplesmente derretidos pelas redes de tresmalho nas ultimas 3 décadas....meus caros eu ia mergulhar á Polvoeira em janeiro e via cardumes de sargos grandes que era um regalo isto á trinta anos e já os pescadores se queixavam que havia pouco peixe.....agora o que dizerão!!!!!quem colhe e não deixa prá semente pois mais tarde sofre com escassez...não há milagres por isso eu acho que alguns defesos bem feitos e algumas cotas máximas poderiam ter resultados para todos nós.
-
oceanoazul
- Registado: quinta mar 20, 2008 1:29 pm
Vou só dar mais uma achega neste tema ....quando proibiram pescar por exemplo dentro do porto de abrigo da Nazaré criaram a oportunidade de manter um viveiro de peixes muito interessante pois as sarguetas tiveram a oportunidade de crescer e é vê-las com tamanhos que rondam entre as 200gr e 300gr até dá gosto e isto aos cardumes!!!!!!robalos a mesma coisa......mas o problema estava nas pessoas porque apanhavam baldes e baldes de relógios de pulso isso ou revelava pura ignorância ou desprezo por tudo mas tambem ninguem fiscalizava nem educava essas pessoas ...eu tambem sou culpado ......porque não chamei atenção desses infanticidios todos nós que sabemos temos a obrigação de educar, sensibilizar não devemos esperar por ninguem que trate do assunto.
Agora imaginem os milhões de peixes que não tiveram oportunidade de crescer durante estes anos todos .
Eu não sou contra pescarem dentro do porto de abrigo simplesmente é condição respeitar os tamanhos mínimos mas isso tinhamos que ser fiscais uns dos outros.....mas a fiscalização agora aparece porque cheira a dinheiro......não era necessário tanta preversidade......
Agora imaginem os milhões de peixes que não tiveram oportunidade de crescer durante estes anos todos .
Eu não sou contra pescarem dentro do porto de abrigo simplesmente é condição respeitar os tamanhos mínimos mas isso tinhamos que ser fiscais uns dos outros.....mas a fiscalização agora aparece porque cheira a dinheiro......não era necessário tanta preversidade......
Pois....mas tenham atenção que lá em Espanha, eles (os profissionais) tem sempre a guarda civil em cima.A pressão policial e vigilancia é enorme.Eles estavam dentro das milhas legais, são pescadores que ganham o pão, o problema é mesmo as reservas integrais. O defeso da espécie, é importante , mas não resolve o problema.A desova dá-se entre Jan/Abril, pelo que o peixe não desova ao mesmo tempo. E de facto os sargos são dificeis de apanhar no limpo, este ano é uma situação anormal, porque não houve mar bruto e inverno continuado, para eles abeirarem a salvo. Ficaram lá fora aos montes , encardumados, a sonda marca..e fazem o lanço...
Não duvido que os Espanhois , vão interditar algumas zonas, eles ao menos tem a coragem de zelar e fazer cumprir a lei, do defeso de já tantas especies de bivaldes e marisco,polvo etc. Por isso ainda tem alguma abundancia naquela costa fabulosa.
Abraço
António Simões
Não duvido que os Espanhois , vão interditar algumas zonas, eles ao menos tem a coragem de zelar e fazer cumprir a lei, do defeso de já tantas especies de bivaldes e marisco,polvo etc. Por isso ainda tem alguma abundancia naquela costa fabulosa.
Abraço
António Simões
infelizmente essa notícia para mim não é novidade, pois aqui em viana do castelo, residem e pescam 4 traineiras galegas. Pescam onde querem, rente à praia, à saída da barra e,
da fama de pescarem com bombas não se livram. Tubo isto IMPUNEMENTE
deixem os robalos aproximar-se da costa para desovar e é ver a quantidade de peixe que apanham. É um fartar vilanagem.
há 2 anos pescaram toneladas. Imaginem que chegou a estar na lota a 1€ o kg., isto na altura da desova, mas os inteligentes que fazem as leis, não põem fim a estes crimes
da fama de pescarem com bombas não se livram. Tubo isto IMPUNEMENTE
deixem os robalos aproximar-se da costa para desovar e é ver a quantidade de peixe que apanham. É um fartar vilanagem.
há 2 anos pescaram toneladas. Imaginem que chegou a estar na lota a 1€ o kg., isto na altura da desova, mas os inteligentes que fazem as leis, não põem fim a estes crimes
Não há fartura que não dê em miséria..
E já se está a fazer sentir por todo o país. É uma pena as pessoas não terem sido educadas
nesse sentido, principalmente os profissionais, que só estão a desvalorizar o peixe ao apanharem
as toneladas, e a acabar com os recursos que fazem com que chegue alimento as mesas das suas familias.
É realmente uma vergonha o que se passa no nosso país, e provavelmente noutros tambem, mas do nosso é que eu tenho algum conhecimento.
Mas não nos podemos escandalizar só com isto, temos tambem de levantar vozes de protesto em relação aos arrastões, que andam pelos mares fora, destruindo o habitat de milhares de especies, assassinando milhares de peixes "escolinhas" iniciados, juvenis, proibindo por sua vez a reprodução das espécies, o que vai levar à desertificação dos mares.
Um problema MUITO GRAVE e bastante real... Uma pena
Abraços,
e respeitem as medidas legais e façam-se ouvir, passem a mensagem..
Boas pescarias.
E já se está a fazer sentir por todo o país. É uma pena as pessoas não terem sido educadas
nesse sentido, principalmente os profissionais, que só estão a desvalorizar o peixe ao apanharem
as toneladas, e a acabar com os recursos que fazem com que chegue alimento as mesas das suas familias.
É realmente uma vergonha o que se passa no nosso país, e provavelmente noutros tambem, mas do nosso é que eu tenho algum conhecimento.
Mas não nos podemos escandalizar só com isto, temos tambem de levantar vozes de protesto em relação aos arrastões, que andam pelos mares fora, destruindo o habitat de milhares de especies, assassinando milhares de peixes "escolinhas" iniciados, juvenis, proibindo por sua vez a reprodução das espécies, o que vai levar à desertificação dos mares.
Um problema MUITO GRAVE e bastante real... Uma pena
Abraços,
e respeitem as medidas legais e façam-se ouvir, passem a mensagem..
Boas pescarias.
Tenho que concordar com o que foi dito,mas para mim o grande problema é o numero de redes por barco.A uns anos uma traineira com 8 homens trabalhava com 50 redes,hoje um barco de 6 metros trabalha com 50 ou mais [-o< ,o que é que isto provoca??Eles(PROFISSIONAIS)armadilham a nossa costa,existem pedras onde existia muito peixe que tem dono,durante 365 do ano tem artes,e pior do que isto muita vezes acontece haver redes que nao sao aladas durante 3 ou 4 dias e que se la estiverem 500 kg de pescado emalhado normalmente aproveitam 50kg,isto acontece com regularidade na pesca ao tamboril e á pescada,e nao é so por causa do mau tempo que as abandonam tantos dias, mas por terem centenas de km de rede para alar por dia,um bom comeco seria limitar o numero de artes por barco
,em relaçao a pesca com explosivos nem me apetece comentar,é lamentavel
.
Sabem porque maior parte dos pescadores profissionais tem reformas miseraveis????????????? Porque toda a vida fugiram com o peixe da lota,se pescassem 1000kg vendiam na lota 100kg,pois existia e ainda existem verdadeiros carteis nao so nas gasolineiras mas nos compradores grossistas de peixe que se organizam e deixam cair os preços ate ao minimo,mas vendem lo ao publico(nos)a preços proibitivos,e claro o pescador que se levantou as 3 da manha tem de pescar em muita mais quantidade para valer a pena.
Nao pensem que com isto estou a tentar desculpar esses rapadores profissionais,mas sei que nao sao os unicos culpados dos nossos recursos andarem pela hora da morte...
Abraços
Sabem porque maior parte dos pescadores profissionais tem reformas miseraveis????????????? Porque toda a vida fugiram com o peixe da lota,se pescassem 1000kg vendiam na lota 100kg,pois existia e ainda existem verdadeiros carteis nao so nas gasolineiras mas nos compradores grossistas de peixe que se organizam e deixam cair os preços ate ao minimo,mas vendem lo ao publico(nos)a preços proibitivos,e claro o pescador que se levantou as 3 da manha tem de pescar em muita mais quantidade para valer a pena.
Nao pensem que com isto estou a tentar desculpar esses rapadores profissionais,mas sei que nao sao os unicos culpados dos nossos recursos andarem pela hora da morte...
Abraços
á ainda outro culpado...
NÓS, consumidores, por pagar o exigido por eles
Noticiario de hoje das 20h na TV, nao me recordo o canal, ah e tal... sardinha entra na lota a 16€ o cabaz, cada cabaz tem cerca de 400 sardinhas, ou seja, 0.04€ cada
Eu comprei hoje, 8 sardinhas e paguei 1€ e ainda me disseram que comprei em bom preço, o que quer dizer que paguei a 0,125 cada uma, nao é muito mas é cerca de 300% mais. Todos temos de ganhar a nossa vida mas isto é roubar descaradamente
NÓS, consumidores, por pagar o exigido por eles
Noticiario de hoje das 20h na TV, nao me recordo o canal, ah e tal... sardinha entra na lota a 16€ o cabaz, cada cabaz tem cerca de 400 sardinhas, ou seja, 0.04€ cada
Eu comprei hoje, 8 sardinhas e paguei 1€ e ainda me disseram que comprei em bom preço, o que quer dizer que paguei a 0,125 cada uma, nao é muito mas é cerca de 300% mais. Todos temos de ganhar a nossa vida mas isto é roubar descaradamente
Tens razão Pedro também vejo as coisas um pouco assim.pedrito Escreveu:Tenho que concordar com o que foi dito,mas para mim o grande problema é o numero de redes por barco.A uns anos uma traineira com 8 homens trabalhava com 50 redes,hoje um barco de 6 metros trabalha com 50 ou mais [-o< ,o que é que isto provoca??Eles(PROFISSIONAIS)armadilham a nossa costa,existem pedras onde existia muito peixe que tem dono,durante 365 do ano tem artes,e pior do que isto muita vezes acontece haver redes que nao sao aladas durante 3 ou 4 dias e que se la estiverem 500 kg de pescado emalhado normalmente aproveitam 50kg,isto acontece com regularidade na pesca ao tamboril e á pescada,e nao é so por causa do mau tempo que as abandonam tantos dias, mas por terem centenas de km de rede para alar por dia,um bom comeco seria limitar o numero de artes por barco,em relaçao a pesca com explosivos nem me apetece comentar,é lamentavel
.
Abraços
Tanto que estou farto de dizer, enquanto os pescadores não tomarem eles (entre eles) conta da quantidade que chega à lota para venderem ao preço que (eles querem) vai continuar a ser o que ê.
Peixe na lota a desbarato, nas praças caríssimo, e os únicos que ganham são os intermediários especuladores.