Pesca a bolonhesa

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca a bolonhesa"
na nova versão do site.

rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Pesca a bolonhesa

Mensagem por rui valerio »

Na pesca á burra, eu procedia á sobrecalibragem da boia, ou seja o peso era superior á gramagem da boia, com as 2 voltas e meia que o Carlos fala servia para a boia ficar direita pois qd lançava, como estava sobrecalibrada, a boia dafundava, com as duas voltas na quilha ela subia pela linha e ficava direitinha, um puxão para esticar a linha e voilá!!

exelente pesca para a pesca em fundões, mas pratiquei poucas vezes, pois era proibida emcompetição ( penso que não se podia pescar com mais de 25% de peso no chão, em relação á gramagem da boia, mas não tenho a certeza)

A pesca bolonhesa, nunca foi muito a minha pesca, embora a tenha utilizado algumas vezes, para pescar longe e em situação de correntes, visto que se consegue uma melhor estabilidade da boia ( mais peso e mais eficiente nas meias- paragens, a linha controla-se fora de agua logo não é arrastada como a inglesa), mas o vento é terrivel para esta pesca.

quanto ao embaraçar referido pelo Carlos na pesca inglesa, existem várias tecnicas para o evitar, assim como para o lançamento ser sempre efectuado para o mesmo local.. podemos falar disso mais tarde... agora vou almoçar!! ehehehehe
tinanati
Registado: terça fev 12, 2008 2:54 pm

Mensagem por tinanati »

Caro Rui Valério
Estou à espera do resto da explicação.
Quanto tempo demoras a almoçar?
eh,eh,eh
rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Mensagem por rui valerio »

tinanati Escreveu:Caro Rui Valério
Estou à espera do resto da explicação.
Quanto tempo demoras a almoçar?
eh,eh,eh
Grandes almoços.... eu não vi uma carrada de mensagens, quando abro vou sempre ás mensagens novas, e penso que passado algum tempo elas desaparecem mesmo sem as abrir

ora vamos lá ver se me faço entender....

Na pesca à inglesa pode-se proceder sempre a uma paragem do lançamento pouco antes deste entrar em contacto com a água, este procedimento provoca uma projecção da montagem para a frente, e assim evita os enleios... o problema é que o isco por vezes não cai no local pretendido ( mas com alguma prática e preserverança conseguem-se bons resultados)

Em pesqueiros onde o peixe não é muito grande efectua-se o lançamento para a zona pretendida, depois prende-se a linha na patilha do carreto e efectuam-se os lançamentos. além do isco estar sempre no mesmo local ( excelente para colocar a boia na margem oposta, debaixo dos salgueiros), quando a linha prende a montagem é projectada para a frente. O senão desta tecnica é no caso de entrarem peixes um pouco maiores, torma-se dificil de trabalhar o peixe!

Pode-se usar também um nó de correr ( não convem que seja feito de monofilamento porque trava o lançamento por causa dos nós, no carreto, pode-se usar a linha própria ou linha de custura) de forma a que quando ele passar pela ponteira sofra o atrito da passagem e trave a linha, sendo esta projectada para evitar o enleiamento, claro que o nó terá que ser colocado de forma a entrar em acção perto do momento final do lançamento. Esta técnica obriga a que de vez enquanto se afine a localização do nó ( pode-se usar uma tinta florescente para marcar a linha no local onde queremos o nó)
Responder