A chumbada fez a diferença

Surfcasting / Rockfishing
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"A chumbada fez a diferença"
na nova versão do site.

JMig
Registado: quinta jan 03, 2008 12:00 pm

A chumbada fez a diferença

Mensagem por JMig »

Na passada sexta-feira, depois de ter capturado 4 sargos (palmeiros), comecei a ter “investidas” sem ferragem. Ataques sucessivos e nem uma só captura. Durante cerca de meia hora mudei de anzóis, mudei de estralhos e…nada, investiam e não ficavam.(Não gosto de ficar de cana na mão) Lembrei-me então de numa das vezes que estive com o Amigo Jose Afonso, estarmos a falar sobre o gostar ou não de ver a chumbada a correr por força da corrente e ele dizer: “Eu não gosto de ver a chumbada a correr. Se a quero colocar ali, é ali que ela deve ficar”…foi mais ou menos isto.
Era isso que tinha começado a acontecer; pesqueiro sem corrente no inicio e com corrente naquela fase em que deixei de ferrar peixe. Substitui a chumbada de 120g por mais peso e…vamos lá a testar a dica do Jose Afonso nesta situação. Montagem bem agarrada ao local em que caiu e … ataque e ferragem do maior da noite.
No final da jornada tinha 8 sargos e perdi a melhor fase da maré a mudar de anzóis/estralhos e a iscar para a engorda.
Moral da historia: Ele há dias em que os peixes gostam de comer sossegados, sem pressas!
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Re: A chumbada fez a diferença

Mensagem por aranha »

e á outros dias que é ao contrario...temos que experientar, mudar, ás vezes coisas que nem ao diabo lembram, funciona na perfeição :wink:
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

É isso Júlio, a pesca é muito a arte de andar às voltas do mesmo pormenor vezes sem fim. É muito um trabalho de Sísifo.
joaosousa
Utilizador Regular
Registado: sexta dez 08, 2006 5:10 pm

Mensagem por joaosousa »

Por estas e por outras que a pesca não é uma ciéncia exacta! :mrgreen:
karva

Mensagem por karva »

joaosousa Escreveu:Por estas e por outras que a pesca não é uma ciéncia exacta! :mrgreen:

É a ciência da probabilidade. :wink:

Boa pescaria Júlio. Parabéns. =D> =D>

Abraço
karva
pisões
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

Júlio

Tanto testaste que descobriste a ratice deles. Queriam peso...

Por vezes temos de inovar e experimentar e a pesca é isso mesmo.

Parabéns pela pescaria...
atsimoes
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

O problema do Julio e de tantos outros pescadores, é que por norma o mar de fundo e de força por baixo quando não segura uma chumbeira num areio ou fundo misto é sinal de maus agoiros... Um mar assim está indisposto, e para mim quando não segura no maximo uma chumbeira triangular de 150 grs, arrumo o saco e vou para casa.
Na pesca ao sargo em surfcasting, o pior que pode acontecer é a chumbeira andar á "rola ", não fixando.Eles não gostam.
O ideal é sempre usar um só tenso (estralho ) de 40/60 cms, sempre de fluor 0,38 a 0,41, sem memória para que nunca ganhe "cocha" e enrole ás voltas na chumbeira.
Parabéns pela pescaria e teimosia em não abdicar da conquista em momentos de duvida e incerteza.

Abraço
António Simões
Serial Fisher
Registado: segunda dez 03, 2007 2:38 pm

Mensagem por Serial Fisher »

Os sargos são um peixe muito desconfiado por natureza. Como a chumbada não parava quieta o isco também não logo as investidas deles eram a medo e como que a experimentar, não investindo como costumam fazer num isco +/- quieto em que em regra geral atiram-se a ele como senão houvesse amanhã, facilitando assim a ferragem. Isto digo eu...não sei se será assim tão linear quanto isso, pois também já apanhei muitos sargos á chumbadinha e ai o isco não para....mas pronto isto não é uma ciencia exacta
Responder