planificação de dia de pesca ( análise )

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"planificação de dia de pesca ( análise )"
na nova versão do site.

rui valerio
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

planificação de dia de pesca ( análise )

Mensagem por rui valerio »

Antes de mais gostava de avisar que a brincadeira do 1 de Abril ainda vai custar umas minis a alguém :lol: :lol:

Agora gostava de explicar a táctica de pesca que pretendo utilizar no próximo dia 6, na pesca embarcada ( sim!! parece que vou ao mar de novo, 4ª viagem desde a primeira vez, salvo erro em finais de janeiro ou em fevereiro deste ano), e gostaria que se debatessem os erros que provavelmente existem na concepção desta mesma planificação, pois vários factores dos quais eu não tenho conhecimento ( claro que sou um rookie na embarcada)podem, e concerteza vão, alterar a minha maneira de actuar!

Quando competia nas águas interiores, planificava todas as acções de pesca, mas aí conhecia bem as especies a pescar, os locais de pesca, analisava as informações metereologicas enfim, tentava interpetar as várias condicionantes da acção de pesca e claro que vocês sabem que por vezes não correu como planeado, mas penso que se ficava mais preparado para a adaptação a novas e inesperadas situações!

Então pensei o seguinte:

Em principio iremos pescar na zona da galega, entre os 40 m e os 60 m, segundo o WindGuru prevê-se pouco vento e uma ondulação que não atinge 1m, o mapa da actividade do peixe apresenta esse dia como muito bom, condições boas para a pesca ( a ver vamos se isto se concretiza :( ), nas últimas saídas entraram sempre bons pargos, tendo eu cobrado alguns de bom porte na última saída.

Pensei em começar pescar com 3 anzois, 1,7m de madre com 2 anzois nº3 mais junto do fundo e um número 1 no 1º anzol, o objectivo será iscar esse anzol com uma boa iscadela de sardinha, com o intuito de esta ser atacada pelo peixe e "engodar" o pesqueiro para os pargos, entretanto os outros anzois entrariam em acção de pesca normal para o peixe "ligeiro".

Mais tarde, e se os pargos entrarem, mudarei a montagem para 2 anzois nº1, mais afastedos da linha madre ( a volta dos 35 cm), iscados com sardinha de forma generosa, a ver se consigo enganar um ou 2 pargos dos mais valentes :roll:

Desculpem a presunção deste novato, mas a pesca para mim é um exercício conceptual, investigar, planear, exectutar e no fim tentar entender a pesca é o que procuro, o peixe é uma simples recompensa para o estômago deste vosso camarada pescador!!

As armas de guerra previstas serão a vega profiler 3,10 e o Banax gtw 4000
Anzois vmc e asso, linhas gorilla da tubertini, 0.28, 0.25

Ainda tenho que procurar as linhas para as madres e para o chicote, e hoje vou realizar as minhas primeiras montagens de mar, com o mestre do barco... o grande Luís!!

Obrigado a todos e não se acanhem a apontar erros, apresentar alternativas, identificar novas condicionantes ( local do barco, pois segundo me parece, quanto mais á ré, mais engodado estará o pesqueiro uma vez que ele deve aproar contra a força da corrente e assim todos os pescadores engodam, não sei se o barco se muda muito de lugar ou não durante a acção de pesca, não sei se consigo entender as correntes que se irão apresentar, aliás um mundo de senãos, mas que são estes que fazem da pesca um maravilhoso desafio)

Abraço e o meu obrigado desde já!!!
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: planificação de dia de pesca ( análise )

Mensagem por pedrolourenco79 »

Bom Dia Rui....
Ora Vamos lá...

Primeiro os meus parabens por tentar fazer o "trabalho de casa".. é o primeiro passo para que o dia de pesca corra bem :wink:
Em relação ás questoes que nos trás, existem aí algumas duvidas da minha parte....
quando fala em pargallhoes na galega, estamos a falar de pargos de3/4/5 kg? humm nao me parece... Assim sendo e falando para parguetes de 1 kg ou 1,k5 kg, acho que não valera a pena estar a usar montagens de 2 anzois, ainda para mais que quando se usa estas montagens não se utiliza estralhos de 35 cms mas sim de 50cma 1metro , ( Daí se pescar só com 2 anzois).
Assim uma montagem com 3 anzois apanha de certeza os mesmos parguetes que vai apanhar uma de 2 anzois e ainda ganaha mais um isco lá baixo :wink:
Anzois- Não precisam de ser muito grandes... como sabe na pesca de rio apanha-se peixe mt mt grande com anzois... minusculos... resumindo os anzois têm é que ser bons... Sejam grandes ou pequenos.... eu uso desde do 8 ao nº2 e chega... dificilmente precisarei de usar maiores com a excepçao de pescas mais brutas :mrgreen: :mrgreen: Conselho.. Leve varias montagens com varios anzois diferentes , em tamanho formato e marcas pois o peixe nao está a comer sempre da mesma maneira...
Em relação ao melhor lugar no barco isso aí... ui ui pano para mangas.... o barco não aproa sempre á corrente, pois pode aproar á vaga ou ao vento ou ainda nem sequer aproar quando não ha nem vaga nem vento 8) , logo o melhor lugar de pesca pode ser na proa, na lateral na popa... pode ser onde o peixe andar, e como ele nao para quieto lá baixo.... :roll: :roll: Ainda tem poucas saidas, mas vai começar a constatar que muitas vezes é capaz de estar numa lateral do barco todos os pescadores a tirar peixe e do outro lado nem um toque por exemplo... PAssado 10 minutos a coisa pode mudar hihi ou não... Por isso eu aconselho é que acelere quando eles andam no seu pesqueiro para descansar quando eles não tiverem lá e estiverem a cansar os companheiros dos outros lugares :mrgreen: :mrgreen:

e Já agora boa pesca ... dia 5 somos nós 8) 8)
bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

Pois se posso espetar a fateixa,aqui vai.
1º- pensar positivo...sempre positivo.......e depois positivo ,voltar a positivar a coisa.
2º-Eu só uso um nº de anzol e até ver sempre deu para todos os tamanhos de peixe,grande e pequenos(nº4) aliás porque anzois nº4 é um nº que o peixe nunca desconfia que vai levar com ele pelas beiças e quando está á espera de ver e sentir um anzol maior e começa a penicar,pimba eu puxo e se não espetar na boca.....enfia sempre numa das narinas.
3º- Preocupações só em utilizar boas linhas e bons anzois.....daquelas que não fazem trax.
4º- E aqui sim é o capitulo que eu dou a maxima importançia,o petisco para nós comermos..sempre mas sempre qualquer coisa que nos ponha a nós e a malta bastante tempo a comer e a saborear..ou seja a combibeber....pode ser choquinho frito,umas coxinhas de frango, 1 camarãozinho pequenito daquele 80/60 frito,presuntinho de lamego....jaquinzinhos da véspera, enfim tudo do melhor e uma boa pinga. Cá no SITIO temos o patrocinador oficial "ALVARINHO" mas a falta desse amigo pode sempre chamar o "MATEUS" que ele nunca se nega também.
No fim para acalcar a coisa,uma garrafinha de ANTIQUA ou "MEDRONHO Da SILVEIRINHA", como pisa papeis de maneira a que após de tuda aquela comida não voemos com o vento que normalmente aparece de tarde.
5º- O comer para jogar para o aquario, aí devemos só nos preocuparmos com a frescura,pois em eles lá andando caem com qualquer coisa, a ciençia está na mão que puxa a cana e os espeta pela beiça.....ou narinas claro.
7º Tentar e fazer para que a ansiedade e o nervoso miudinho estejam sempre no redline,porque é sinal que desejamos muito qualquer coisa e nunca somos apanhados a dormir na baliza.

P-S.).Numa proxima jornada á que haver sempre mas sempre a preocupação em caprichar e variar o pitéu,pois isso é sempre a unica coisa que realmente me preocupa.
:wink:
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

bluemerlim Escreveu:Pois se posso espetar a fateixa,aqui vai.
1º- pensar positivo...sempre positivo.......e depois positivo ,voltar a positivar a coisa.
2º-Eu só uso um nº de anzol e até ver sempre deu para todos os tamanhos de peixe,grande e pequenos(nº4) aliás porque anzois nº4 é um nº que o peixe nunca desconfia que vai levar com ele pelas beiças e quando está á espera de ver e sentir um anzol maior e começa a penicar,pimba eu puxo e se não espetar na boca.....enfia sempre numa das narinas.
3º- Preocupações só em utilizar boas linhas e bons anzois.....daquelas que não fazem trax.
4º- E aqui sim é o capitulo que eu dou a maxima importançia,o petisco para nós comermos..sempre mas sempre qualquer coisa que nos ponha a nós e a malta bastante tempo a comer e a saborear..ou seja a combibeber....pode ser choquinho frito,umas coxinhas de frango, 1 camarãozinho pequenito daquele 80/60 frito,presuntinho de lamego....jaquinzinhos da véspera, enfim tudo do melhor e uma boa pinga. Cá no SITIO temos o patrocinador oficial "ALVARINHO" mas a falta desse amigo pode sempre chamar o "MATEUS" que ele nunca se nega também.
No fim para acalcar a coisa,uma garrafinha de ANTIQUA ou "MEDRONHO Da SILVEIRINHA", como pisa papeis de maneira a que após de tuda aquela comida não voemos com o vento que normalmente aparece de tarde.
5º- O comer para jogar para o aquario, aí devemos só nos preocuparmos com a frescura,pois em eles lá andando caem com qualquer coisa, a ciençia está na mão que puxa a cana e os espeta pela beiça.....ou narinas claro.
7º Tentar e fazer para que a ansiedade e o nervoso miudinho estejam sempre no redline,porque é sinal que desejamos muito qualquer coisa e nunca somos apanhados a dormir na baliza.

P-S.).Numa proxima jornada á que haver sempre mas sempre a preocupação em caprichar e variar o pitéu,pois isso é sempre a unica coisa que realmente me preocupa.
:wink:
Faltou o Leitãozinho de Agueda blue.... #-o #-o #- [-o< =P~ =P~
bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

#-o
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

e o moscatel caseiro :mrgreen:
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

qual caseiro qual carapuças Moscatel so podem 2 Jose Maria da Foonseca Vinhos (20 anos de preferencia Normal ou roxo :twisted: ) e o de Favaios o resto bem o resto bebe-se :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Pronto isto estava a ir tão bem... já passaram para a parte da culinária... e afins. :roll:
Responder