Fim da aplicação das licenças
Re: Fim da aplicação das licenças
É Paulo, eles foram os pioneiros, é um caso unico no Mundo onde tiveram tempo suficiente para provarem cientificamente o que fizeram. Nada disto foi pacifico, por cada comunidade piscatória tiveram forças negativas, discussões em plenários,modificar habitos ancestrais e culturais....Força dos lobbies industriais e ludicos, pois na Novazelandia , o sector da pesca ludica aliada ao ecoturismo é tão forte quanto a pesca profissional..
O que surpreendeu os cientistas foi a reacção das espécies, a sua adaptação a um novo meio protegido, e sua concentação ao longo dos anos. Com a desova, e como o mar não tem fronteiras, a deriva das ovas e dos alevins expandiram-se para fora das reservas e toda a gente começou a ter peixe para pescar.Incrivel não é??
O que mais me surpreendeu foi a frase dum velho marinheiro reformado, sentado na orla maritima e viajando ao seu tempo de menino, dizendo:
- Por aqui nesta baía , em qualquer poça apanhava uma lagosta á mão, julgava-mos que era inesgotavel esta abundancia e agora é proibido pescar no sitio onde nasci...Mas prefiro assim, e se puder antes de fechar os olhos de vez, ver novamente lagostas nos seus buracos, poderei partir, porque a vida regressou á baía onde fui feliz...
Espero que o seu desejo se tenha tornado uma realidade.
Abraço
António Simões
O que surpreendeu os cientistas foi a reacção das espécies, a sua adaptação a um novo meio protegido, e sua concentação ao longo dos anos. Com a desova, e como o mar não tem fronteiras, a deriva das ovas e dos alevins expandiram-se para fora das reservas e toda a gente começou a ter peixe para pescar.Incrivel não é??
O que mais me surpreendeu foi a frase dum velho marinheiro reformado, sentado na orla maritima e viajando ao seu tempo de menino, dizendo:
- Por aqui nesta baía , em qualquer poça apanhava uma lagosta á mão, julgava-mos que era inesgotavel esta abundancia e agora é proibido pescar no sitio onde nasci...Mas prefiro assim, e se puder antes de fechar os olhos de vez, ver novamente lagostas nos seus buracos, poderei partir, porque a vida regressou á baía onde fui feliz...
Espero que o seu desejo se tenha tornado uma realidade.
Abraço
António Simões
=D> =D> =D> =D>atsimoes Escreveu: - Por aqui nesta baía , em qualquer poça apanhava uma lagosta á mão, julgava-mos que era inesgotavel esta abundancia e agora é proibido pescar no sitio onde nasci...Mas prefiro assim, e se puder antes de fechar os olhos de vez, ver novamente lagostas nos seus buracos, poderei partir, porque a vida regressou á baía onde fui feliz...
É como eu digo, quebrar hábitos não é fácil, mas não é impossível! =D> =D> =D>Por aqui nesta baía , em qualquer poça apanhava uma lagosta á mão, julgava-mos que era inesgotavel esta abundancia e agora é proibido pescar no sitio onde nasci...Mas prefiro assim, e se puder antes de fechar os olhos de vez, ver novamente lagostas nos seus buracos, poderei partir, porque a vida regressou á baía onde fui feliz...
- Carpa Real
- Utilizador Regular
- Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm
Boa tarde a todos os Companheiros, sei que isto é um site de pesca mas...
lostsoul =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Carpa Real
lostsoul =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Carpa Real
- bluemerlim
- Utilizador Regular
- Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm
Gostava de levantar uma duvida porque não sou do tempo quando essas medidads foram implementadas.....
Quando foi decidida a implementação de licenças de caça e cartas de caçador e tambem as licenças e todas as regulamentações para se pescar em agua doce, também houve como se regista agora uma tão má aceitação por parte de quem fazia esses desportos???
Provavelmente deve ter havido mas gostava de ouvir comentarios e expriençias daquilo que se passou na altura para fazer umas comparações.
Penso que apesar de haver algumas lacunas na actual lei ,penso que o que mais custa a mudar e a implementar é a visão que se deve ter da pesca Ludica como 1 deporto com regras a seguir ,tal como a caça e a pesca de agua doce.
Porque será que as pessoas (a maioria) seguem as regras da caça e da pesca de agua doce e custa-lhes a seguir as regras em relação ao mar?
Os mais novos parece-me que até aceitam as novas regras deste desporto e compreendem o porquê da sua implementação mas os mais velhos.........não conseguem aceitar......mas porquê pá!!!
Talvez as próximas gerações se preocupem em aceitar as novas regras,eu creio e ensino o meu filho nesse sentido(lixo,tamanhos minimos etc) mas os velhos do restelo.......não creio que as sigam,nem com melhor fiscalização.
Quando foi decidida a implementação de licenças de caça e cartas de caçador e tambem as licenças e todas as regulamentações para se pescar em agua doce, também houve como se regista agora uma tão má aceitação por parte de quem fazia esses desportos???
Provavelmente deve ter havido mas gostava de ouvir comentarios e expriençias daquilo que se passou na altura para fazer umas comparações.
Penso que apesar de haver algumas lacunas na actual lei ,penso que o que mais custa a mudar e a implementar é a visão que se deve ter da pesca Ludica como 1 deporto com regras a seguir ,tal como a caça e a pesca de agua doce.
Porque será que as pessoas (a maioria) seguem as regras da caça e da pesca de agua doce e custa-lhes a seguir as regras em relação ao mar?
Os mais novos parece-me que até aceitam as novas regras deste desporto e compreendem o porquê da sua implementação mas os mais velhos.........não conseguem aceitar......mas porquê pá!!!
Talvez as próximas gerações se preocupem em aceitar as novas regras,eu creio e ensino o meu filho nesse sentido(lixo,tamanhos minimos etc) mas os velhos do restelo.......não creio que as sigam,nem com melhor fiscalização.
Bem Blue desculpa discordar contigo, quando o assunto licenças vem à baila em conversas de ocasião, com pescadores que nem conheço, maioria não está contra as licenças.
Quase todos dizem que aceitam as licenças, não percebem é porque razão continua tudo na mesma, porque continuam a haver pescadores profissionais a lançar artes onde não podem, porque continuam pescadores furtivos a vender a restaurantes, porque não há fiscalização bem feita, falam disso, não falam propriamente da licença em si mas do que deveria ter sido feito a partir do momento em que nos é cobrado dinheiro e não foi. Falam do que devia ter mudado e não mudou.
Quase todos dizem que aceitam as licenças, não percebem é porque razão continua tudo na mesma, porque continuam a haver pescadores profissionais a lançar artes onde não podem, porque continuam pescadores furtivos a vender a restaurantes, porque não há fiscalização bem feita, falam disso, não falam propriamente da licença em si mas do que deveria ter sido feito a partir do momento em que nos é cobrado dinheiro e não foi. Falam do que devia ter mudado e não mudou.
- Carpa Real
- Utilizador Regular
- Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm
Boas Blue, penso que não terás uma resposta muito favorável á tua questão que poderia ser interessante porque a Lei de bases de então data de 1959, por ex. nessa altura eu tinha 8 anos e não estou a ver tantos membros aqui no sítio que tenham muita mais idade do que eu para poderem dizer algo sobre tal assunto...
Na altura foi assim:
Lei de Bases do Fomento piscícola nas águas interiores do País.
Lei nº 2097 de 6 de Junho de 1959
Despacho:
Américo Deus Rodrigues Thomaz
António de Oliveira Salazar
Carpa Real
Na altura foi assim:
Lei de Bases do Fomento piscícola nas águas interiores do País.
Lei nº 2097 de 6 de Junho de 1959
Despacho:
Carpa Real
E duvido que com essas assinaturas houvesse muitas hipóteses de contestação.

Despacho: