Fim da aplicação das licenças

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fim da aplicação das licenças"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fim da aplicação das licenças

Mensagem por Paulo »

Pois é Martim, infelizmente é uma realidade, e para esses só há uma solução drástica (já que a via da educação demora mais tempo). Mais e melhor fiscalização, se não mudam as más atitudes a bem, terão que as mudar a mal... agora, e infelizmente, a fiscalização que há neste momento é o que todos sabemos :roll: :roll:

Também estou "em pulgas" para que chegue o dia 25 para nos podermos conhecer pessoalmente.

Ab,

Paulo
domcunha
Registado: domingo jul 01, 2007 12:37 am

Mensagem por domcunha »

Boas

Penso eu que os ingleses como todos os outros povos da velha europa têm coisas boas outras menos boas algumas más e até muito más. O certo é que como os portugueses não há igual, se não vejamos: no que diz respeito a leis as do trabalho as nossas são as melhores fomos copiar o modelo sueco tim-tim por tim-tim sem que nos importasse-mos se era ou não adequado á nossa realidade, só poque o modelo sueco é o melhor do mundo...ok... e a aplicação ?????? Isso é outra coisa, aplicação e fiscalização é coisa desconhecida neste país que continua a ser um jardim á beira mar plantado. As leis da pesca comercial são constantemente fintadas rodeadas e ignoradas por todos. (quase)(porque há sempre quem não queira problemas) Eu em relação ás licenças acho bem que se pague, e eu pago mas quero lixados todos os que não pagam e quero o dinheiro bem aplicado em assuntos que digam respeito á pesca que é a fonte de rendimento. Já fui de barco e não fui fiscalizado, farto-me de estar a pescar na costa e nunca se abeiraram de mim ou dos meus colegas a pedir licenças, a minha tem teias de aranha porque está dentro da carteira começo a pensar para quê tirar uma licença que ninguém quer saber se existe ou não desde que o "arame" não falte nos cofres dos lambões.
zedomorto
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Mensagem por zedomorto »

paulo Escreveu:Boas Martim...

Isso penso que já está mais ou menos claro... a maioria dos pescadores (verdadeiros pescadores lúdicos), não são contra as licenças, nem são contra a fiscalização. Até querem é mais fiscalização e não se importam de pagar, desde que o destino seja o correcto....
.
Não se importam de pagar ( o que é o meu caso ) mas o preço e as opções tem de ser iguais para todos. Não tem logica quem faz pesca submarina ter de pagar uma licença global, eu não faço psubmarina pelo que não me afecta mas não concordo com a licença actual ( o pacote 3 em 1 até pode existir mas deveria haver a opção só submarina assim como deveria ser possivel a licença diária no multibanco). Na embarcada a quantidade de pescado permitido deveria ser igual independentemente se o barco é MT ou não pois a licença é a mesma...o limite de 10 Kg é baixo (dificilmente pesco todos os fds e se numa vez tiver a sorte (e saber :D ) de encher a arca com peixe para um mês podem querer que é para comer em familia e não para vender... se tiver hipotese de comer peixe mais fresco obtido de forma mais economica e com prazer porque razão é que não o posso fazer... paro de pescar aos 10 kg e depois tenho de comprar mais peixe ou carne para comer peixe esse muitas vezes com origem no arrasto que provoca os danos que sabemos)
jcavalheiro
Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm

Mensagem por jcavalheiro »

Boa noit
Vamos lá a ser polémiicos .... ou politicamente incorreto! :lol:
Eu até sou a favor das licenças, só que me parece que ai somos mesmo portugueses, e pergunto porqué uma licença generalista e das mais caras para os submarinos? só se for por muitos deles serem realmente grandes predadores e até negociarem o peixe pescado.
Porque razão não temos uma carta de pescadores, onde podiam vir registados os deveres do pescador? :shock:
Voltamos ai a ser genuinamente portugueses, em sima do joelho dizem os legisladores que o recibo do multibanco serve, e uns mais cuidadosos plastificam ou fotocopiam para o papelinho do multibanco, que normalmente é de baixa qualidade, não se estrague e tenhamos de ir lá tirar uma nova licença. [-X
Por último parece-me que a licença vem moralizar um pouco a pesca desportiva, triando quem gosta de um pouco de lazer e de quem andava a fazer negócio. #-o
Fiquem bem
mb
Registado: quinta jun 12, 2003 11:00 pm

Mensagem por mb »

Olá JCavalheiro

Recebo com regularidade os seus mails os quais agradeço.
Tenho algumas dúvidas em relação que escreveu e gostaria de ouvir a sua opinião (e a dos outros claro).
Será que o facto de haver licenças impede de alguma forma que a pesca furtiva aconteça?
Se a fiscalização é pouca ou inexistente como depreendo pela leitura deste forum será que haver ou não licenças altera o comportamento?.
Não seria mais fácil revistar os restaurantes e mercados que servem peixe e pedir a factura da compra do peixe exibido nas montras? A ASAE já lá anda é só juntar o util ao agradável. Acaba-se a procura, acaba a oferta e utiliza-se um recurso já existente. Sinergias?
Posso estar enganado mas o pescador furtivo até compra a licença e depois continua a fazer o que faz, ou não?

UGA

Martim
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Há uma medida que a meu ver tem de ser implementada urgentemente.

A marcação do pescado, e depois acho bem que BT, GNR, PSP, todos que vejam canas num carro, peçam para ver o pescado, caso exista e não esteja marcado (barbatana cortada) as multas devem ser pesadas.

Se a ASAE vir um peixinho num restaurante marcado, as multas devem ser pesadas. Agora isto só é possível se for obrigatório marcar o peixe.

Ainda hoje não percebo porque raio isso não está já na lei... Só assim e com fiscalização se pode separar o trigo do joio. Ou seja os pescadores lúdicos dos pescadores furtivos. :roll:
jcavalheiro
Registado: sexta set 14, 2001 11:00 pm

Mensagem por jcavalheiro »

Boas
È verdade que não acaba com a pesca furtiva, nem nada acabará com tal acto a não ser o melhoramento da vida económica dos portugueses.
A ASAE só vai onde é inevitável.
Não faz muito tempo que li na Visão uma entrevista a um dono de um restaurante nas Azenhas do Mar-Sintra, que se vangolorizava de servir aos clientes peixe pescado por ele na costa Sintrense, que eu saiba para comercializar peixe só os pescadores profissionais o podem fazer.
Que julgam que acontece ao petisco que alguns restaurantes vizinhos do mar servem, onde pensam que eles adquirem os robalos que depois de enrrolados em massa de padeiro e levados ao forno custam uma boa maquia.
A ASAE sabe disso pois é poblicitada tal iguaria, mas a fiscalização quer é saber quantos convidados levam os noivos, ou se o vestido foi oferecido, ou sei lá que mais, mas inspecionar os inumeros locais onde a ilegalidade impera não!, pois isso implicava mais funcionários e mais custos.
É isso que se passa na pesca desportiva, e aqui há que arranjar um criminoso que devido a não se associar com facilidade não tem os mesm,os argomentos que os profissionais.
Fiquem bem.
113sbs.p
Registado: quinta mar 20, 2008 2:57 pm

Mensagem por 113sbs.p »

Acho dificil que isto venha a servir de exemplo para os nossos governantes, infelizmente a sensação que tenho é de que estamos num pais onde o respeito pelos cidadão foi completamente perdido. Questiono-me como conseguiremos visibilidade para reclamar mudanças perante aquilo que nos foi imposto (mais uma taxa ou imposto) talvez o começo esteja em saber que destino foi dado aos milhares de euros cobrados. Sinto uma impotencia extrema quando penso que podemos fazer. Sera que apenas com manifestações chegamos lá?? Nunca pensei sentir como hoje uma revolta que me fizesse participar de uma manifestação mas como a acreditar que é a unica forma visivel de sermos ouvidos. Tenho lido algo sobre uma associação existente.... vamos pensar em fazer algo de forma civilizado, por nós. Onde está o nosso dinheiro? Daqui a pouco queremos fazer uma caminhada No Geres (por exemplo) e vamos ter de ir tirar uma licença. Tomem isto como um desebafo e um sinal de descredibilidade cada vez maior do pais em que vivemos. Nunca tive tão pouco orgulho de ser Portugues.
Responder