A MAIS FÁCIL PESCARIA DE SEMPRE

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"A MAIS FÁCIL PESCARIA DE SEMPRE"
na nova versão do site.

toalhas

Re: A MAIS FÁCIL PESCARIA DE SEMPRE

Mensagem por toalhas »

LEVEM-ME PRÁ ILHA, EU QUERO IR PRÁ ILHA
[/b] :mrgreen: :mrgreen:
Jonyfixe
Registado: domingo ago 13, 2006 5:09 pm

Mensagem por Jonyfixe »

Chacal Escreveu: Aqui não se fecham hospitais, abrem-se...
=D> =D> =D>

Eu já gostava muito da Madeira, assim ainda fico a gostar mais! Claro não esquecendo também as belas pescarias! :mrgreen:
hugo sousa
Registado: terça jan 22, 2008 6:59 pm

Mensagem por hugo sousa »

Boas,amigo Pedro presumo que tenha o barco em Machico,as capturas em jigging já a algum tempo que atingiram esses números,e ainda continuam,mas não são para todos,é normal que venham a diminuir num futuro próximo.Não sei se o Pedro já teve desses dias de pesca,se sim dou-lhe os meus parabens,se já mais que uma vez que opção tomou,soltou o peixe que não necessitava,parou de pescar,e os outros companheiros do barco.Há dias bons outros nem tanto.
Um abraço.
Chacal
Registado: sexta out 05, 2001 11:00 pm

Mensagem por Chacal »

Olá Hugo!

Claro que há dias melhores e dias piores...
Eu sinceramente não me posso queixar, porque melhor ou pior vem sempre peixinho para a janta...
O grande problema é que o negócio está de novo implementado.
O peixe apanhado é para vender e não para consumo.
Digamos que é deveras tentador, trazer 200 Kg e um gajo dizer-te que te dá 10€ por Kg, sempre são 400 contos...
Com a crise que se tem vivido nestes ultimos tempos, e com a parca situação financeira de muitos pescadores que os atuneiros foram abatidos, imaginem se eles vão devolver o pescado ou se vão levar para casa, claro que não, é uma brisa de ar fresco nas finanças familiares...
Eu felizmente não preciso de vender peixe para comprar leite para os putos, mas acreditem que ha quem precise, e vão voces agora lhes dizer que devolvam o peixe que não vão consumir!
Alem do mais está enraizado nas gentes do mar, na Madeira, que o peixe fino é para vender e a ruama é para consumo.
Mudar isto acreditem que não é fácil!
bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

pá e é bem compreensível....da maneira como isto está 1 reforço dessa quantia de dinheiro nas finanças de uma família carenciada, eu compreendo e sem nenhumas reservas.
Alem disso,deixemo-nos de falsos moralismos pois "" todo o homem tem o seu preço"" e se nesta situação alguns deles se encontram numa situação dessas,meus ricos filhos....... :oops:
Agora,acontece mais pessoas que não teem nessecidades se aproveitarem de situações destas, do que pessoas com fracos recursos financeiros que até para pagarem a sua parte numa saida deste tipo por vezes fazem esforços desnesecarios deixando por vezes situaçoes de rotura em casa onde esse dinheiro faria falta.
ATLANTIS
Registado: quarta out 25, 2006 11:40 am

Mensagem por ATLANTIS »

Chacal Escreveu:Olá Hugo!

Claro que há dias melhores e dias piores...
Eu sinceramente não me posso queixar, porque melhor ou pior vem sempre peixinho para a janta...
O grande problema é que o negócio está de novo implementado.
O peixe apanhado é para vender e não para consumo.
Digamos que é deveras tentador, trazer 200 Kg e um gajo dizer-te que te dá 10€ por Kg, sempre são 400 contos...
Com a crise que se tem vivido nestes ultimos tempos, e com a parca situação financeira de muitos pescadores que os atuneiros foram abatidos, imaginem se eles vão devolver o pescado ou se vão levar para casa, claro que não, é uma brisa de ar fresco nas finanças familiares...
Eu felizmente não preciso de vender peixe para comprar leite para os putos, mas acreditem que ha quem precise, e vão voces agora lhes dizer que devolvam o peixe que não vão consumir!
Alem do mais está enraizado nas gentes do mar, na Madeira, que o peixe fino é para vender e a ruama é para consumo.
Compreendo isto perfeitamente se for por necessidade, mas para quem faz pesca de lazer, 75kg é muito.
Tenho um colega meu que me contou que numa das saidas que fez aos Gorazes o grupo (4 pescadores) pescou uma brutalidade de peixe. Não vou dizer quantos kg foram no total, porque não me lembro, mas sei que só em carapaus foram mais de 100kg.
Apesar de tudo considero ainda mais grave o seguinte. Acerca de 2 semanas conheci um individuo amigo de amigos meus, depois de alguma conversa ficamos a saber que ambos temos o mesmo vicio da pesca. Conversa puxa conversa ele começou a lamentar-se que não tem havido peixe e que apenas tem trazido peixe pequeno para casa tão pequeno que os chama :shock: :shock: :evil: :evil: peixes de aquário (sarguetas,godiões...).
Se há pouco peixe porque é que não deixam crescer os pequenos? Perguntei eu.
Resposta: Eles fritos são muito bons é como os jaquinzinhos de que toda a gente gosta.
E com esta mentalidade nem me atrevi a combinar uma pescaria com ele. [-X
pisões
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 8:42 pm

Mensagem por pisões »

ATLANTIS Escreveu:[
E com esta mentalidade nem me atrevi a combinar uma pescaria com ele. [-X
Quem é que se atreve... :evil:

Mas desses há muitos por esse país abaixo (ou acima). Mudar as mentalidades dessas pessoas é muito dificil mas com tempo vão lá e começam a compreender a essencia da pesca. Terá que partir de nós, pescadores que respeitamos limites e pesos, a dar o exemplo. Palavra puxa palavra e acto puxa acto. Se numa pescaria em que está a sair algum peixe os formos alertando das consequências da levar peixe sem medida ou ultrapassar o limite de peso pescado, aos poucos a mensagem vai sendo interiorizada e aos poucos vão mudando os seus hábitos. Vai levar muito tempo e só quando o homem perceber que uma nota de 100€ não mata a fome, se não houver nada para vender, e que só compreservação dos recursos é que se consegue o equilibrio.

Devias convidá-lo para uma pescaria e lá ensinar-lhe isto tudo. Tem de partir de nós a mudança de mentalidades. :roll:
hugo sousa
Registado: terça jan 22, 2008 6:59 pm

Mensagem por hugo sousa »

Chacal Escreveu:Olá Hugo!

Concordo consigo,mas ao pescar da costa ninguem pensa a vender peixe,pelo menos a malta que conheço,mas não digo que não haja,de barco a coisa muda um pouco.
Amigo Pedro os anzois e as linhas para os assist hooks sempre serviram?? :D
Responder