Manifesto pela Pesca (Texto Final)

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Manifesto pela Pesca (Texto Final)"
na nova versão do site.

JAMar
Registado: terça out 02, 2007 12:42 pm

Mensagem por JAMar »

Viva
Espero não escandalizar ninguém! :oops:

Na minha opinião, há desde logo um problema chave que ainda não foi atacado
Estamos a falar de um universo, que é o dos “pescadores lúdicos”
O que é de facto um pescador lúdico?
Penso que nos foruns cada um define-o ou pressupõe-o à sua imagem, daí uns aceitarem o termo, outros entenderem-se “desportivos” e outros tanto se lhes dá o nome
Pormenorizando um pouco o aglomerado de pescadores que têm licença para a prática da pesca lúdica (os tais 198 mil a caminhar para os 200 mil), acho que temos entre outros:
- O indivíduo que faz da pesca uma actividade primária, como a caça, em complemento da sua actividade normal, que visa até por vezes o seu sustento
- O indivíduo que compra uma canita para de vez em quando a pôr de molho, sobretudo de férias quando vai para a praia
- O indivíduo que pesca com alguma regularidade porque gosta de estar junto ou no mar e a pesca lhe dá prazer (o “lúdico”?), está entretido, está com os amigos e às vezes até saem uns peixes engraçados que dão umas refeições ou “patuscadas” porreiras
- O indivíduo que leva a pesca a sério, o pescador “desportista”, que a pratica investindo em equipamento e técnica, que procura evoluir para melhorar as suas performances em termos de capturas (note-se que disse capturas, não apanha de peixe) e que não é federado
- O semi-profissional ou profissional encapotado, que se mistura com este conjunto de pescadores e tem em vista o exercício duma actividade lucrativa
E entre estes subuniversos de pescadores há outros, que são uma mistura dos atrás descritos – no meu caso e julgo que no caso de muitos que participam no forum, estamos entre o “lúdico” e o “desportista” que atrás referi, umas vezes mais para uma banda, outras para a outra

É possível que este somatório de indivíduos, que têm em comum a cana, o carreto, o fio, os anzóis e eventualmente mais uns quantos acessórios, se calhar nem o peixe (!), se unam para lutar por interesses do todo?
No presente e à luz dos problemas que nos estão a ser colocados pela actual (“nova”?) lei que nos rege, julgo que só com um grande esforço isso sucederá

João Martins

PS: ainda não entendi bem o que é o pescador lúdico... ando a ver se consigo... :oops:
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Boas João.

A mim não me escandaliza nada porque também vejo as coisas assim.

Agora o primeiro tipo e o último tipo não podem ser considerados pescadores lúdicos ou desportistas ou seja o que for.

Quem pesca e vende não é pescador lúdico é, ou deveria ser profissional (e não me venham com a conversa dos coitadinhos dos reformados que apanham uns peixinhos para fazer uns trocos).

Depois, bem vistas as coisas, há os tais dois tipos de que falo. Os Federados, ou seja os que fazem competição e os que não fazem competição (a larga maioria).

Quando escrevo, escrevo acerca destes dois tipos, os outros como disse não fazem parte deste grupo dos lúdicos/desportivos.

Muitas das restrições só apareceram porque existem esses tais Srs que querem ganhar dinheiro com a pesca mas não querem pagar impostos e gostam de passar por nós.

A resolução desse problema (acabar com estes pseudo-lúdicos) devia passar pela marcação do pescado e pela fiscalização nos restaurantes e afins.

Voltando ao assunto dos dois tipos que interessam. Um pescador de competição pouco ou nada tem a ver com um pescador que não faz competição, não vamos pedir ao Sr de 70 anos que vai pescar ao fim-de-semana que se vá federar, deviam ser criadas outras formas desses pescadores serem informados e representados. Deveriam poder fazer parte de uma entidade (clube, associação local, qq coisa), entidade essa que deveria fazer parte de uma super-entidade que nos representasse a todos.

Quanto aos pescadores de competição, facilmente podem ser representados pelas suas associações / federações, essas federações como representantes dos pescadores de competição deveriam fazer parte dessa tal super-entidade.

Agora, isto é possível? Talvez. :wink:
JAMar

Mensagem por JAMar »

Pois...
Eu defini, ou melhor, tentei definir o "aglomerado" de pescadores que têm licença para a prática da pesca lúdica, os tais quase 200 mil
A dimensão dos sub-universos está por definir
E pescadores "lúdicos" e "desportistas" (não o desportivo, federado) são de facto os que nos interessam, mas não ao Governo nem à lei...
Na lei estão lá todos! E o Governo conta com esses todos para lhes sacar os euros...
E mesmo os lúdicos e os desportistas têm objectivos e preocupações na pesca claros e comuns? duvido...
Como fazer a maionese (Associação?) com estes ingredientes sem ficar deslaçada e tenha "bom sabor"?
Essa para mim é a maior dificuldade e não é pequena!

João Martins
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Pois na minha opiniao, essas separações de pescadores (ludicos,desportivos, e mistos) é que começa por originar a divisão e dá origem a criação de n Associações.
É a minha opinião.
Tambem nao aceito que me ponham o rotulo de pescador de competição porque faço quase todo o tipo de pesca e os pescadores de competição tambem pescam fora das provas, por isso nao estou a ver a relação.
A questão de se Federarem tem muitas vantagens e só por "imbirração" (o adjectivo pode ser forte mas não é porque me apetecia escrever outro) é que não é aceite por muitos mas tambem as Federações não estão para terem o trabalho de marcar Assembleias para alterar por exemplo, a introdução duma quota anual "simbolica" para pescadores que nao querem competir; o seguro desportivo; informações crediveis; etc.
Mas isto é que é UTOPIA, pois se nem uns nem outros querem, para quê nos chatearmos :?:
Dividam-se; não reclamem; paguem tudo com bons modos; pode ser que as coisas mudem... :roll:
JAMar

Mensagem por JAMar »

Viva jopinto

Que fique claro que não estou a dividir nem a separar ninguém
Apenas tentei caracterizar o universo de pescadores com licença e tentei entender o seu "estado de espírito" relativamente ao problema da pesca
Que quer se queira, quer não, é diferente de uns para outros
Acho que o sucesso ou insucesso da criação de qualquer estrutura ou entidade que una um conjunto de indivíduos passa obrigatoriamente pela caracterização destes e pela identificação de razões comuns que impliquem e induzam essa união
Não é à força e arrastando todos "porque quem não pensa assim é um energúmeno ou está errado" que se consegue
Parece-me indiscutível que até à data houve movimentos interessantes que fracassaram ou não atingiram o êxito pretendido pelo que importa perceber os motivos por que isso sucedeu para definir uma estratégia melhor
E na minha opinião, sublinho este pormenor, na minha opinião quando se discute este assunto acaba-se demasiadas vezes a discutir com músculos a mais e argumentos convincentes a menos
Há aderentes declarados ao projecto, tudo bem, agora é preciso "convencer" os outros (os hesitantes e os reticentes mas não hereges) ou uma boa parte deles para que a Associação tenha peso específico na definição da lei e sobretudo na nossa postura global enquanto pescadores
Convencê-los não é agredi-los como se vê nalgumas intervenções noutros locais onde este assunto é debatido
Foi só por isto que escrevi, é importante saber o que é o pescador lúdico, e espero bem não ter que concluir que devia ter ficado quieto e calado
Não estou contra coisa nenhuma nem quero rebentar com nada

João Martins
joseafonso
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Mensagem por joseafonso »

Boas Pessoal,

Na lei todos os pescadores são "lúdicos" e todos têm que pagar licença.
A principal diferença é que os Federados em competição e nos treinos podem apanhar peixes segundo as medidas emanadas pela sua Federação. (Não esquecer que existem três Federações em Portugal, FPPD, FPPDAM e FPPAS).
Está-se a criar um estigma contra os pescadores de competição como se fossem estes os culpados do aparecimento da lei.
Eu estou como o Jó Pinto, faço competição e pesco fora da competição, não gosto, como já tenho lido de começar a ser apontado como uma espécie de pescador diferente dos outros.
Sinceramente não acredito que uma associação criada para defender os chamados pescadores lúdicos vá para a frente. O que se tem visto é muita gente a tentar empurrar alguém para que avance com a criação da famigerada associação, mas não se vê ninguém a dar passos concretos nesse sentido.

Ab
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

José aqui ninguém atacou os pescadores de competição, agora que há diferenças há entre pescadores de competição e os que não competem, se o caminho passa por todos se federarem não vejo mal nenhum nisso, agora estou como o ministro, não vou ser eu que vou dizer às federações o que devem fazer para "chamar" mais pescadores.

Em termos de pesca de competição, a única coisa com que não concordo é com a distinção que há em termos de tamanho, não percebo porque razão um pescador de competição não pode pescar e depois libertar (como acontece nas águas interiores).

Quanto às associações elas existem, algumas mais activas do que outras, agora o que eu falo é numa super associação, criada pelas federações e associações já existentes, as novas associações caso fossem criadas deveriam fazer também parte desta super estrutura que representasse todos, de competição ou não. :roll:

Logicamente não vou ser eu ou qualquer um de vós que vai criar essa estrutura, acho que devia partir do que já existe... agora se o que já existe não está interessado nisso, isso já é outra conversa. 8)

Desde o manifesto, e antes mesmo dele, sempre disse o mesmo. 1º passo teria de passar pela união e estudo conjunto das coisas e só depois os contactos. Primeiro devia ser feito o trabalho de casa entre nós, depois então começavam as conversações.

É tudo uma questão de peso ou lobby como queiram :twisted:
hugovhenrique
Registado: quinta out 26, 2006 7:49 pm

Mensagem por hugovhenrique »

Olá para todos.

Mas gostava mais uma vez de dizer que quanto ao que o Paulo escreveu eu subscrevo e apoio, mas tenho muitas dúvidas se assim possa vir a concretizar-se. Eu pessoalmente conheço 2 clubes que todos os anos, faziam concursos de pesca, num dos quais sou sócio. Houve um dia que pensei mais a sério e quiz juntar estes e outros para se fazer uma associação onde fosse-mos mais representativos, isto muito antes de licenças e leis. e sem querer desmobilizar ninguem e muito menos o Paulo, optive respostas do genero, "O que é que nós ganhamos com isso?", ou então, "...Tens ideia de quanto isso custa?!., respostas dadas pelos directores destas sociedades e por pescadores associados. Só por curiosidade. Faziam-se concursos, bem bonitos, cheios de camaradagem, bonitos trofeus, com aprox. 50/80, concorrentes de todos os lados, chegaram a vir de Lisboa, Faro, Alentejo, etc.
Depois sairam as leis, acabaram-se os concursos, passou a haver, como lhe chamam hoje, (convivios de pesca). Isto para quê?
- Para evitar o pagamento necessário para a organização e entidades fiscalizadoras e evitar muitas "chatices" :)

Se um dia essa ideia se concretizar, na m/ opinião seria bom para todos, excluindo os que tiram lucro, e não dividia ninguém. Talvez selecionasse a qualidade :?:
Responder