Zero_Vinte

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Zero_Vinte"
na nova versão do site.

ruibaco
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Zero_Vinte

Mensagem por ruibaco »

No dia 18 julho 2006, levantei-me às 5 horas da matina, tomei o pequeno almoço e fui à pesca.
O Sol começa a despertar, passo por Pataias a carrinha de publicidade aos concertos ao FF, espatifada na rotunda. Já lá estava a GNR a tomar parte da ocorrência. Azar, excesso de velocidade ou copos quem sabe?
Chego ao pesqueiro já lá estava um barco de pesca pequeno, com um pescador. Caramba, pensei eu, vai levar o peixe todo.
Sorte a minha, enquanto preparava o meu equipamento o barco pôs-se a milhas.
Ao segundo lançamento senti peixe. Uma cavala (27 cm) no anzol superior capturada com minhocas patrocinadas por outro site. Que sorte pensei. Uma das minhas melhores pescarias!
Cerca das nove horas estava eu a devolver matéria orgânica ao mar (2 Kg de ração para cães), para agradecer e compensar pelo peixe que lhe tinha retirado, vejo a cana a abanar, parecia vendaval.
Contava as voltas 10,20...60 no carreto. Chega o peixe à zona da rebentação, (mar calmo) vejo o peixe levanto a cana e pronto! O fio partiu pelo empate do anzol.
Fio 0,20mm fluorcarbonado. Eu a pensar que o fio era resistente (4 Kg) e afinal partiu.
Fiquei muito desapontado.
Agora vou experimentar com fio 0.33mm, resistência 8 kg.
Espero que deste modo o fio não parta com tanta facilidade, caso volte a ter a sorte de ferrar um peixe.

Boas Pescarias,
Ruibaco
augusto fonseca
Registado: sábado abr 15, 2006 11:59 pm

Mensagem por augusto fonseca »

Viva Ruibaco
Não te eskeças de ao fio juntares a embraiagem do carreto a trabalhar ke é meio peixe fora de água :wink:

abraço
ruibaco
Registado: quinta ago 29, 2002 11:00 pm

Mensagem por ruibaco »

Obrigado pela dica, Augusto Fonseca,

Nas próximas pescarias vou afinar a embraiagem do carreto,pode ser que deste modo as probabilidades de perder o peixe diminuam.

Boas Pescarias,
Ruibaco
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Olá Ruibaco.
Então tiveste azar. Paciência.
Como já disse o amigo Augusto, tens de equilibrar o teu trabalho de recuperação entre cana, linha e embraiagem. A solução de engrossar linhas nem sempre é a melhor... tudo depende do estado das águas. A pescar durante o dia, se as águas estiverem muito lusas (limpas e claras), quanto mais grosso for o estralho mais facilmente o peixe o vê e desconfia.
No caso que te aconteceu, devias ter cansado o peixe ao máximo, com a embraiagem bem regulada. Nem que demorasse meia hora ou mais, ele acaba por se render. E quando visses o peixe à tona e de lado, normalmente está exausto, e aí sim, com calma trarias o magano, sempre com o carreto um pouco desembraiado, já que eles no fim muitas vezes ainda vão buscar forças para mais uma corrida.
Quanto à ração que ofereceste ao mar, usa antes a de gato que eles gostam mais. :wink:
Um abraço e felizes pescas.
Responder