engodar

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"engodar"
na nova versão do site.

aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

engodar

Mensagem por aranha »

engodar o pesqueiro?!?? sim ou não??? eis a questao... :-k

porquê engodar???(engodar e nao gregoriar)
porquê nao engodar???
como engodar??

vá, cheguem-se á frente :wink:
Última edição por aranha em sexta nov 30, 2007 8:20 am, editado 1 vez no total.
toalhas

Mensagem por toalhas »

Boas , a minha opinião é que por vezez engodar pode não ser bom quando á espeçies que não interessam, cavalas bogas.

Nada como chegar e fazer o pesqueiro. Mas uma boa sonda cono nós fomos capaz de ver é meio caminho andado.
mikie30
Registado: quarta out 11, 2006 2:03 pm

Mensagem por mikie30 »

eu devo dizer que já exprimentei uma pesca engodada, e foi o melhor dia de pesca que já tive, o peixe andava maluco chega mos a darnos ao luxo de esperar pela tripla para puxar a pesca para cima, nao havia peixe que nao se ferrasse sozinho.
bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

Mensagem por bluemerlim »

BOAS.

Na minha modesta opinião,engodar ou não varia conforme o pesqueiro e os diferentes tipos de engodagem.
Digo isto porquê??
Porque depende de varios factores do pesqueiro,o estado da maré e o peixe que se pretende apanhar em conjnto com o que já por si anda já no pesqueiro.

Existem 2 tipos de engodagem(penso eu de que....)
O 1º tipo é a engodagem natural do pesqueiro,utilizando-se durante as 2 primeiras horas e após, iscando-se sardinha e cavala ou outros peixes,que por si vão servindo de iscada e engodando naturalmente o pesqueiro.
Este tipo de engodagem é aquele normalmente utilizada por quem pesca aos peixes de grande porte e penso ser a mais produtiva tendo eu já utilizado os 2 tipos.

O 2º tipo de engodagem é a utilizada com o esmagamento e trituração de varios peixes sendo o mais utilizado tambem a sardinha e a cavala.
Este no entanto tem a desvantagem de atrair alguns peixes mais indesejaveis e menos nobres(quais toda a gente ja sabe...bops bops),sendo no entanto por outro lado e consuante certas variantes tambem algo produtiva como em casos de se verificar uma total ausençia de peixe.
Este 2º tipo de engodagem no entanto deve ser unicamente feito em zonas de mar sem aguagem e correntes porque não se consegue desta forma manter o peixe no pesqueiro visto o engodo ser arrastado pela corrente e levando consigo o peixe.

Existem varios tipos de engodadores á venda no mercado por preços aceitáveis e consegue-se tambem com alguma imaginação criar tambem instrumentos que podem servir com a mesma função.
Deve-se ter tambem o cuidado de se afastar o engodador das linhas,sendo o mais aconselhado e normal utilizar-se 1 cabo com bastante peso á proa do barco que fará o engodador descer e ficar assim distante das linhas dos pescadores.

Abraço.
Nuno Guerreiro
(versão macho)
GTTDI.E
vileda style
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

bom texto blue :wink:
mikie30 Escreveu:...havia peixe que nao se ferrasse sozinho.
que peixes?? :roll:
bodao
Registado: segunda dez 11, 2006 3:07 pm

Mensagem por bodao »

devia de ser besugos :wink:
toalhas

Mensagem por toalhas »

Muito bem Bluemerlin =D>
mikie30
Registado: quarta out 11, 2006 2:03 pm

Mensagem por mikie30 »

besugos, carapaus era o k fosse até algumas safias