B.M.S- Volta a atacar os mares da Ericeira

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"B.M.S- Volta a atacar os mares da Ericeira"
na nova versão do site.

bluemerlim
Utilizador Regular
Registado: terça mar 20, 2007 2:44 pm

B.M.S- Volta a atacar os mares da Ericeira

Mensagem por bluemerlim »

Boas. 8)
Cá estou eu,uma vez mais a partillhar convosco,mais uma saida de barquinho pelos mares da Ericeira.

São 04h30 da manhã.... toca o despertador,apesar de nos dias que antecedem as minhas saidas de barco eu não conseguir praticamente pregar olho,tal o estado de exitação.
Não por ser a minha 1ª vez,mas porque quando desejo muito algo,só consigo relaxar mesmo após ter feito o que ansiosamente me propus.
Levanto-me bem suave para não pertubar o descanso de quem mais dorme e como quem veste orgulhosamente a camisa do seu clube em dias de jogo,eu visto o meu colete todo artilhado e cheio de utensilios para a pescaria.
Tralha ás costas e carrego o carro e vou vistoriando 1000 vezes as coisas para que nada seja deixado para tras e que possa por em causa seriamente a pescaria como em situações anteriores aconteceram por exemplo com o isco :lol: :lol: engatando seriamente todo o planeamento da jornada não só a mim como tambem aos companheiros que me acompanham.
Faço-me á estrada em direcção a casa do Mário e todos os meus sentidos fervilham colocando constantemente a hipotese de Hoje ser " o dia" ,verdadeira motivação e sonho de todos os pescadores antes de iniciarem as suas jornadas de pesca.
Ao chegar a sua casa,verifico que o Mário ja tem o barco engatado no carro e espera ansiosamente que eu chegue e se coloque toda a minha tralha dentro do barco para que nos possamos fazer á estrada sem mais demoras.
Tinhamos decidido anteriormente que pela 1ª vez,iriamos competir e que quem perdesse teria que pagar o almoçinho ao outro até ao valor estipulado por nós.
Ficou decidido que os iscos seriam sardinha nas 1ªs duas horas e que depois ai sim se puderia então usar a bomboca ou camarão.
Para espanto nosso,parece que na 6ªf ninguem decidiu ir pescar para lá pois a afluênçia de barcos era nula,havendo apenas 1 barco á nossa frente,o que para nós é sempre motivo de alegria ,pois as secas que ali se levam até chegar a nossa vez são deveras entediantes.

Barco na agua e parece que em nós se corta o cordão que nos liga a este mundo e nos afecta atraves de pensamentos de todas as responsabilidades que qualquer mortal tem.
Estronfos guardados,cordas recohidas e arrumadas e o Mario solta a frase que mais adora quando temos que nos por a andar.
Agarra-te que esta merda vai voar e só para quando lá chegar.
È unica e incrivél a sensação que se tem quando se está num barco que atinge uma boa velocidade e se sente a maresia a invadir todos os buracos da nossa cara e nos agarramos com unhas e dentes perante os constantes saltos que o mesmo dá a cada onda que corta.
Sinto-me o DAVID HASSELDOF em pleno filme " MARÉS VIVAS".
Chegamos ao pesqueiro,o mar está 1 sonho para aquele lugar....logo logo com a manga, o Mario limpa o ecrã da sonda e tudo pára naquele momento como se mais nada fosse tão importante.
Por momentos o silênçio impera!!
Mario com o seu barco ao relantim esmiúça e concentra-se na sonda e eu na cara dele.....como quem espera a noticia da chegada de 1 filho eu espero ouvir e ver vêr a alegria na qual se transforma a cara dele ao descobrir 1 bom cabeço de pedra ou 1 declive acentuado e cercado de peixe.
Logo o tiro de partida se faz ouvir e a partir dali e por uns minutos ,só consigo ver o meu saco de material e montar as canas de tal maneira ao ponto de por vezes ele me pedir algo que até está " á mão" e lhe responder que agora não tenho tempo para paneleiriçes que depois de ter o material montado logo vejo o que ele quer.
Quase sempre ele coloca a sua cana a pescar 1º que eu e quase sempre consegue tirar o 1º peixe da jornada,mas desta vez a história iria mudar.
Com alguns problemas técnicos anivel de empachanços o pimeiro peixe foi meu e logo 1 bom exemplar de sargo-safia,peixe pelo qual me especializei e que me estou a tornar 1 verdadeiro pró a sacá-los.
Desta vez não houve surpresas a nivél de especies nem de tamnhos,comparando até com outras saidas ali,esta até nem foi nada de especial mas sempre foi dando para encher o balde.
Chegada a hora de Partir,Mario não queria,pois estava a custar-lhe bastante digerir a derrota,fruto do tempo que perdeu com os "" problemas tecnicos"" e logo na hora em que o peixe ajuda,depois passando essa mesma hora nada mais á a fazer e nem mesmo os mestres viram a situação.
Bstante desalentado com a derrota e de vir a levar comigo,modestia á parte,nada mais foi do que ouvir as verdades aceca daconsagração do verdadeio " matador" que eu sou :roll:

De tão danado da vida e de me ouvir que Mario estava que ao voltar-mos ao porto de Abrigo e como se estava a levantar uma aragem que formava lá ao longe " uns carneirinhos" situação que nem vale a pena continuar a pescar e ainda por cima em locais em que não se conheçe o mar e a sua ondulação decidiu que seria melhor percorrer o caminho de volta ligeiramente mais ao largo mas derivado a não conhecermos bem o sitio e no mar a ilusão optica das distançias provocar alguma surpresas,navegamos bastante mais do que seria suposto e quando demos por nós já estavamos quase nas Azenhas do Mar.
O Mario nem queria acreditar no que o GPS lhe indicava,pois a distração, a ilusão optica do Pontão tinha-nos feito percorrer quase mais 6/7 milhas do que seria suposto fazer,deixando-nos agora numa situação que podia ser perigosa pois o mar levantou-se de 1 momento para outro e ao voltarmos passariamos a ter quer percorrer novamente o caminho agora de contra as ondas e vento.
As ondas que eram de meio metro de 1 momento para outro tornaram-se de metro e meio e com o vento contra parecia que não saiamos do mesmo lugar,pois não podiamos dar punho ao motor pois navegavamos contra a onda.
De repente a brincadeira em que vinhamos se tornou num momento bastante serio e no qual por vezes me assustei com as pancadas secas que o barco dava ao sair da onda........
Demoramos 2h a percorrer o caminho que era para ser feito em 25 minutos e mais uma vez aprendemos que certas situações por mais controladas que estejam,nunca se deve facilitar,pois de 1 momento para outro se fica em verdadeiro perigo.
Ultrapassados todos esses problemas e chegados ao Porto de Abrigo ao sacarmos o barco de dentro de agua,noto 1 sorriso maliciosso do Mestre do guincho que ao olhar para nós e conheçendo aquele mar como só os da terra,imaginou logo o que se passou com estes ""tenrrinhos"".
Rumo a casa e com a missão de lavar o barquinho,pois é da praxe,viemos a reviver todas as situações pelas quais passámos durante o dia e são essas mesmas razões que fazem outros tantos como nós por vezes deixar tudo para trás e fugirmos para esse "" mar "" tão nosso e no qual já passamos por algumas das situações mais insólitas que pode haver.

Já estamos em conversações para que possa haver desforra e lá vou Eu outra vez fazer o "" ESFORÇO"" de passar mais 1 dia destes :wink:
Anexos
barco ao Marrrrrrrr
barco ao Marrrrrrrr
à espera da nossa vez
à espera da nossa vez
hora do  café e de defenir regras de competição
hora do café e de defenir regras de competição
bluemerlim
Utilizador Regular

continuação....
Anexos
a 1ª captura
a 1ª captura
silênçio....estou a fazer a caminha
silênçio....estou a fazer a caminha
Toca a andar para o pesqueiro
Toca a andar para o pesqueiro
bluemerlim
Utilizador Regular

continuação....
Anexos
retirar o barco da agua
retirar o barco da agua
o regresso ás origens
o regresso ás origens
Mario em acção de pesca
Mario em acção de pesca
bluemerlim
Utilizador Regular

continuação....
Anexos
de volta ja na estrada
de volta ja na estrada
podiam ser nossos,mas nã erem
podiam ser nossos,mas nã erem
linda Ericeira
linda Ericeira
bluemerlim
Utilizador Regular

continuação....
Anexos
Escolhi este para a janta....o que achem???
Escolhi este para a janta....o que achem???
o meu quinhão....
o meu quinhão....
lavar pra durar
lavar pra durar
toalhas

Mensagem por toalhas »

Pisso Benuron El matador eheh, bolas tu não paras pá????

Sim sr, belo relato dessa pescaria , vai treinando para mostrares aquilo que vales na próxima saída em Peniche ou noutro sitio quem sabe :wink:

Ainda te vou ver a competir no campeonato nacional :wink:
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

Elásse, este Blue tomou-lhe o gosto. Não dá descanso ao pêxe, nem aos caletos.
E com relatos 5*. Dá-lhe mais.

Ab
Manel
tomachado
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Mensagem por tomachado »

Magnífico relato amigo Merlim. O bom mesmo é que acabe tudo bem, com peixe ou não. Parabéns pelas fotos e comentários.
Responder