Corricar na contra seca

Spinning / Corrico na Costa

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Corricar na contra seca"
na nova versão do site.

atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Corricar na contra seca

Mensagem por atsimoes »

Hoje vamo-nos debruçar sobre esta técnica, não não é como pensariam uma seca enorme mas mais um dos pontos chave para que as vossas noites de corrico sejam recompensadas quando a maioria dos corricadores desistem ao longo da noite.

Comportamento do robalo este fim-de-semana:

Como mar como uma pia, comecei a noite na sexta-feira no Mindelo a convite de um Amigo , que lá tem vivenda de fim-de-semana , a transpô-lo do sofa e do quentinho do lar para umas lições de corrico nocturno dada a sua manifesta imcompreensão para esta arte nocturna.
Defronte a uma enorme capa negra atoalhada, cocei os queixos e pensei o que poderia fazer daquela mesa nefasta de agitação maritima.
Procurei rebojo e ..nada... estavamos na preia-mar e noto ao longe uma lage alta que esbarrava mar adentro, pelo que a altura de agua não era suficiente e na sua demanda fugidia agitava-se como se tivessemos entornado um bom copo de vinho tinto do bom e o segurassemos ainda a tempo provocando a sua interior agitação normal do susto provocado, pela pronunciada perca deste famoso nectar....
Ao alcance do boiao rapidamente cobrei um valoroso robalo de 1,5 onde no seu bucho já se alojavam dois enormes cabozes...Este robalo caçava numa capa de areia e esperava que um infeliz caboz saltasse de uma lage para outra na fronteira do limiar do perigo para ferozmente o engolir.

Feitas as despedidas, este meu Amigo logo ficou entusiasmado e me prometeu que agora seria um corricador a sério..Veremos..

Rumei a sul, sozinho na minha viatura, ao som de uma banda que não sei o nome, tornava a minha vida, segunda vida , como se fosse o meu trabalho diario matinal. São perto das três da manha e há muito que trabalhar...

Corricar na contra seca: É o melhor mar de um corricador na seca da baixa mar e porquê?
Silencio , muito silencio, apenas o marulhar do mar no esteio da vaga que se dezfaz numa languida e preguiçosa volta . O peixe ja não anda assustado, pelos barcos que ja se foram,pelas batidelas do seu casco, pelas redes, que já não podem apoitar pois rasam os fundos e prendem. Pelos boiões que chummuuuu!!perfuram a agua como pedras atiradas do alto de uma falésia, de inumeros corricadores que cansados se vão para casa com mais uma grade...
Eles aí vem , rapidamente escolhem os melhores rebojos do areal salpicados por lages onde se podem camuflar...E aí entramos nós a caçar também...Prestem atenção agora...

Não quero barulho , nem luzes acesas, deslizo pela agua com a bota calça e vou mar adentro para cima de uma pedrinha ilhada....
Que vou fazer agora?? Atirar uma pedrada para cima deles??Não..vejam...De costas voltadas ao mar,(não há perigo, lembrem-se o mar esta uma pia...) viro-me para terra e lanço o boião na contra seca por detras das vaguinhas que se desfazem lá a frente em direcção á lua de quartos, á areia de salpicos , pelo pio dos maçaricos que esvoaçam alegremente por tamanha fartura de pulgas e comedoria.
Záasss.. cabeçadas violentas, um robalo bom porte em meio metro de água..Zásss , outro, guelra aberta do stress, pela surpresa, pela morte em combate..!!Zássss , uma boga enorme, outros mais pequenos, devolvidos, até que o maior, rompe a linha o,30 do tenso, uma linha certificada com ISO(Estão a ver...marca conhecida , xpto, muita publicidade em revista..mais uma borrada e engano publicitario...) e me leva o peixe , borracha e tudo.Já é o segundo e a linha não vale nada, é melhor mudar de marca....

A contra seca secou, está na hora de voltar a casa, os robalos que entraram , ja sairam, podia esperara por eles na volta da maré, mas são cinco da manha, já trabalho desde as nove da noite, e as sete tenho de acordar a mulher para trabalhar, levar aos cavalos a miuda.. estão a ver não é... deixem-me descansar um pouco...

Até á proxima leitura.

Abraço
António
Mickey1

Mensagem por Mickey1 »

Viva Mestre!

CONTRAS ](*,) já conheço mts, agora Corricar na Contra-Seca, é a 1ª vez que ouço alguém, proferir estas 2 palavras juntas :D :D

Mais uma excelente Lição de Pesca e ainda por cima Grátis =D>, estasse sempre aprender \:D/

A Boga :twisted: é que devia ter ficado quietinha, para não se picar :D

Abraço.

Miguel
Avatar do Utilizador
Carpa Real
Utilizador Regular
Mensagens: 2980
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

Como sempre, mais um belo texto... =D> =D> =D>

Carpa Real
Avatar do Utilizador
tomachado
Mensagens: 728
Registado: domingo set 09, 2007 8:58 pm

Mensagem por tomachado »

Amigo Simões. Em primeiro lugar, parabéns por mais um excelente exemplo de redacção. Depois felicito-o por mais este belo momento de partilha. O amigo é mesmo um livro aberto, mas onde há sempre que ler. Da minha parte muito obrigado: Machado. :o
Gato

Mensagem por Gato »

Boas mestre Simões,

Essa contra-seca é para se fazer na vazante certo? :?
mafia_69
Mensagens: 7
Registado: segunda out 29, 2007 7:38 pm

Mensagem por mafia_69 »

atsimoes, adoro os seus textos!
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

Gato Escreveu:Boas mestre Simões,

Essa contra-seca é para se fazer na vazante certo? :?

Mestre só houve um e foi carpinteiro, o mais humilde deles todos, nós apenas somos seus meros aprendizes do conhecimento.

Sim , caro Companheiro, na ultima hora de vazante, de maneira a que calhe a uma hora em que está toda a gente cansada e se vá embora, Corricar na contra seca não pressupoi só corricar ao para trás , mas tentar varios angulos obliquos, transversais, laterais onde a vaga quebra. Isto só se consegue com mar manso, onde o rebojo apareça. Se é uma maré de amplitude fraca, como foi, procura-se mais por terra, se é uma maré de grande amplitude, entra-se mais dentro e executa-se o mesmo procedimento. Os robalos não gostam de agua plana na seca. Só na preia -mar, reparem no pormenor do primeiro peixe...Preia-mar onde lambia uma lage onde o peixe sentia corrente....

Vou começara a preparar a cartilha de um corricador, tenho de começar de uma ponta e acabar na outra senão o pessoal fica confuso :roll:

Abraço
António
atsimoes
Mensagens: 348
Registado: domingo out 22, 2006 10:15 am

Mensagem por atsimoes »

mafia_69 Escreveu:atsimoes, adoro os seus textos!
Sim , participe mais vezes, aqui no sitio do pescador terá sempre o apoio de todos.Participem, partilhem, foi para isso que o fundador(fundadores) deste forum o criou.E acreditem que eles o merecem, pois depois de o(os) conhecer não há pessoas mais simples e despretensiosas,.

Abraço
António
Responder